O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

Coisas estranhas quinta-feira, maio 14, 2009

Pois é pessoal aqui tem muita coisa diferente do Brasil.

Exemplos: Aqui quase não tem banheiro, é verdade mesmo, fomos ao banco, minha filha de 2 anos e meio pediu para ir ao banheiro (o que ela sempre faz quando chegamos em um lugar que temos que esperar um pouco). Fui até a recepcionista perguntar aonde ficava o banheiro e ela disse que ficava no 4º andar. Estávamos no térreo. Um pouco antes estávamos fazendo o SIN e ao perguntar para o funcionário onde era o banheiro, ele me disse no lobby, e estávamos no segundo andar. Na frente do Mcdonald's está escrito que o banheiro é só para clientes, não é público. E em outra porta de loja vimos escrito "Não temos banheiro".

Não tem catraca, nem ninguém para verificar seu passe no metrô. É tudo automático, mas se você quiser andar de graça, ninguém vai verificar nada. Eles disseram que as pessoas de vez em quando pedem para ver o passe, mas até agora a gente não viu nada. Se a pessoa for pega sem o passe, ela paga uma multa de uns 150 dolares. O que mais impressiona é que de acordo com as estatísticas da empresa, existe apenas 6% de prejuízo, que ainda é melhor de acordo com eles do que colocar catracas e cobradores.

As pessoas não entram de sapato dentro de casa. Todas as torneiras tem água quente. Você vê pato voando perto das janelas. Vê também gaivota, corvo...

Você escuta sirene de polícia e ambulância a todo instante. Os carros param para você passar. O motorista de ônibus te dá carona, se você está no ponto errado, ele te leva até o ponto mais próximo do seu e nesse tempo de conversa, nenhum passageiro xinga dizendo que está atrasado ou coisa assim.

A escada normal está sempre ao lado de uma escada rolante. As pessoas que estão na escada rolante e estão paradas, devem ficar do lado direito e deixar o lado esquerdo livre para aquelas que querem andar na escada rolante. Se é para andar, porque não anda na escada normal?

Em alguns lugares a mesma calçada é para bicicletas e pedestres. Lado direito pedestres, lado esquerdo bicicletas.

Você vai tirar xerox e diz. Quero 2 cópias, e o atendente fala, ok, pode tirar as cópias. (Como assim? Eles não tiram as cópias? Como funciona essa máquina?)

Embora a população de chineses em Vancouver seja muito grande, você escuta muitas línguas, inclusive senta no ônibus e escuta o papo de 2 brasileiros.

E para terminar, eu fico as vezes com dúvida se estou no Canadá ou na China.

Essas foram as impressoes dos primeiros 5 dias aqui.

Simone

5 comentários:

Unknown disse...

Olá Leo, Simone e Lana

Entramos agora a noite no blog e vimos que já estão se ambientando.
O choque cultural é inevitável, mas se Deus quiser vocês vão superar e vencer.

Um abraço dos amigos

Selmo, Norma, Filipe e Mateus

D. e CM. disse...

Simone
Acompanho seu blog e fiquei muito feliz em saber que está tudo bem ai no Canada.
Creio que nunca postei por aqui, mas digo, Vancouver vale muito a pena.
Estivemos 3x por aí, e agora no processo para mudança se D-us quiser no 2ª semestre, ainda ficamos divididos entre Vancouver ou Calgary, gostamos das 2.
Ficamos no West End perto do Stanley Park, é muito bom passear por la. Se tiverem oportunidade tbm, deem uma passadinha em um excelente restaurante na Demann St. (pegue o 5 na Robson e desça em frente ao DQ, logo que ele faz a curva) e vá em direção as marinas que tem a direita quando vc desce. Lá é um lugar gostoso e em conta chama-se Ciao Bella.
Aproveite ai, Vancouver é espetacular...

Tudo de bom na nova jornada

Danielle

Lá e Dá disse...

Oi gente
Obrigada por compartilhar suas primeiras impressões conosco. É muito bom acompanhar as novas experiências... sempre dá para aprender um pouquinho.
Abraços e Deus esteja com vc.!!

Sandro e Família disse...

Nesse início de vida por aqui muitas novidades chamam mesmo a atenção, e com certeza o aprendizado será grande nos próximos meses.

Muito sucesso na nova vida que se inicia e ficamos felizes em saber que a comunidade de novos imigrantes continua aumentando aqui em Vancouver.

Abraço

Mariana disse...

Aqui em Mississauga é muito parecido. A única diferença é que eu me pergunto se estou no Canadá ou no Paquistão, rs.

Mari