O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

Sem Licença Para Dirigir terça-feira, junho 23, 2009



Olá pessoal.
Como alguns de vocês sabem recebi algumas ofertas de emprego em que ter a carteira de habilitação é um requisito. A nossa carteira brasileira é válida por 3 meses aqui, mas para conseguir os empregos, preciso de uma carteira daqui.
A gente pega os livros para estudar de graça nos escritórios da ICBC. A Simone me mostrou o site deles lá no Brasil, mas eu acabei não me preocupando muito, mas podia ter estudado lá no Brasil, assim poderia ter feito o teste mais rápido. Quem quiser pode conseguir o livro sobre a prova de conhecimento aqui. O livro para o teste de rua aqui. Tem também um simulado da prova de conhecimento. Várias perguntas da prova são idênticas ao simulado. Clique aqui para o simulado. Clique em Online Practice Knowledge Test.
Pois bem, para fazer os testes vocês precisa da tradução da carteira de motorista que me falaram que iria custar uns $60 dolares. No escritório da ICBC descobri que o consulado brasileiro podia fazer isso. Fui correndo no consulado para verificar isso melhor. Eles dão não a tradução da carteira, mas tipo uma declaração sobre a sua carteira, informando as coisas mais importantes como a data de sua 1ª habilitação. Se tiver carteira a mais de 2 anos você se qualifica para a carteira tipo 5 que te dá todos os privilégios de motorista aqui. O consulado me cobrou $27 por essa declaração tendo que ser pago por money order. Fui ao banco e fiz a money order para o consulado e deu tudo certo.
Peguei a declaração hoje e levei no escritório da ICBC. Era necessário dois tipos de documento. Mostrei meu PR card e o cartão de crédito do banco aqui. Existe uma lista de documentos que você pode usar como identidade.
O valor do teste é $15 dolares. O teste são 50 perguntas e você precisa acertar 40 (ou seja 80%). Se não souber a pergunta pode pular a pergunta 2 vezes deixando ela para o final. Todas as que eu não tinha certeza eu deixei para o final. Das 30 perguntas que tinha feito, tinha acertado 30, mas aí começou a sobrar só as que tinha ficado com dúvida. Errei 8 perguntas e fechei a prova acertando as 40 perguntas. Eu digo que a prova não é fácil, pelo menos para mim achei complicada. Não tem tempo, então não tem pressão, mas tem muita coisa que a gente fica com dúvida.
Depois de aprovado, você espera ser chamado, faz um teste de visão bem simples e receber o um papel para agendar a prova de rua. Eu entrei na internet e agendei para daqui um mês que era a data mais próximas. Em outras regiões a prova tinha que ser agendada com 3 meses. Imagina?
Ainda posso dirigir com a minha carteira do Brasil. O teste de conhecimento tem validade de 1 ano. Se eu não passar na prova de rua na primeira vez, minha carteira do Brasil é recolhida e eles só me devolvem quando eu for aprovado. Agora vou fazer umas aulas de direção para poder passar de primeira.

6 comentários:

Chocólatra disse...

Léo,
Parabéns por ter passado na prova escrita e que daqui a 1 mês vc esteja com sua carteira canadense de motorista!
Abraço

Fernanda Fatio disse...

Léo, eu fiz a prova prática vááárias vezes e já digo, não é fácil e tem MUITA coisa bem diferente do que estamos acostumados no Brasil.
Este ano resolvi pegar pesado e contratei auto-escola. A primeira que eu usei não gostei e achei o professor muito ruim.
Seguindo dicas de amigos fiz com um instrutor particular (um pouco mais caro) e valeu muito a pena. Fiz 2 aulas (total de 5hrs)e passei no exame bem tranquilamente. Se vc quiser, eu te passo o contato dele. Conheço várias pessoas que fizeram com ele e passaram. E ah, ele pode agendar pra você e BEM mais rápido do que se a gente fizer por conta.
Abraços,
Fernanda

Sandro e Família disse...

Parabéns por ter passado na prova teórica e tenho certeza que com pelo menos uma aula de auto-escola conseguirá passar também na prova prática.

Abraço

Fabiana Ferlin disse...

Caramba! Eles recolhem a carteira brasileira se você não passar? Essa eu não sabia.

Abraços,

Fabiana

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Não se preocupe. O resto você tira de letra e logo, logo tá dirigindo chique com a carteira canadense.

Fabiana Ferlin disse...

Oi, Leonardo!

Você precisou levar mais algum documento ao consulado além da carteira de motorista?

Obrigada e abraços,
Fabiana