O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

Já que.... quinta-feira, julho 30, 2009

Todo mundo ta falando do calor vou falar também kakakakak. Os vancouverites não estão preparados pro calor, e realmente ta quente até pra brasileiro, o ar aqui é seco, na minha opinião isso piora bem a sensação térmica, alias esse é o problema " sensação térmica" os termómetros marcam uma temperatura, mas a sensação térmica esta muita acima. Os onibus parecem saunas moveis, as casas são muito quente, já que são de madeira. Na minha sala tem um lareira que funciona ligando na tomada, então sempre tem uma chamazinha ligada, eu chamo de " fogo eterno" e essa pequena chama de fogo eterno quase mata a gente assado aqui na sala. Sim eu estou na sala apesar do calor, porque convencer a Lana que ficar nos quartos é mais legal, não é tarefa lá muito fácil.

Ontem fomos ver o terceiro dia do Celebration of Light. A apresentação foi do Reino Unido, eu até queria torcer pelo Canadá, mas a apresentação de ontem superou a do meu querido Canadá.

Mais uma vez muita gente, muita mesmo uma verdadeira multidão. O que me chamou atenção ontem foram duas garotas andando pelas ruas lá pelas 22:40 de biquini, só biquini. E eu não to falando de andar pela orla, mas pelas ruas mais centrais. O interessante pra mim, foi que aqui tem muita gente diferente (pra não falar esquisita) e ninguém nem olha, mas essas garotas realmente chamaram a atenção, tinha um grupo de rapazes mexendo com elas, muita gente olhando.

Até então eu achava que nada diferente ou esquisito aqui chamava atenção.

Conhecendo Vancouver parte III domingo, julho 26, 2009

Olá pessoal, esse fim de semana passeamos muito por aqui, e a cada dia tenho me encantado mais por Vancouver.

Na sexta feira fomos com alguns amigos que estão de férias por aqui ao Lynn Canyon Park, foi muito legal. Lá existe uma ponte suspensa, um rio com piscinas naturais, um lugar maravilhoso, e o melhor, de graça. Fica perto da nossa casa, muito fácil de chegar, o ônibus para na porta do parque. Fomos a noite na programação da Vilinha (para os íntimos) que foi um barato, uma banda tocando músicas dos anos 50, 60 e a galera dançando na rua, alias esse era o nome do evento "dança na rua" tinha até premio pros melhores.




No sábado almoçamos um delicioso almoço brasileirissimo com nossos queridos amigos Neuzinha, Mauricio e Natan e depois demos uma volta de carro aqui por Noth Van, incrível como esse lugar é bonito, passamos por alguns lugares surreais aqui, e o melhor muito perto da minha casa e eu nunca tinha passado por lá. Fomos também na Grouse Mountain, por enquanto não subimos, foi só pra ver a entrada mesmo.


Domingo fomos a Igreja que estamos pensando em frequentar Broadway Church, e na volta pra North Van fomos surpreendidos por um coral Gospel cantando em Lonsday Quay perfeito, daqueles que tem um solista e a galera fazendo back e que dança junto, daqueles que a gente vê em filme, me lembrou inclusive o coral do filme "Resistindo as Tentações" com o Cuba Gooding Jr e Beyoncé.
E pra fechar com chave de ouro fomos num parquinho com uma parte aquática, (muito perto da minha casa e que eu também não conhecia) com a Neuzinha e família.


A melhor de hoje foi que havia um menino com uma daquelas armas que joga água atirando água nas crianças que estavam num trenzinho na parte "seca" do parque, a Lana começa a falar brava com o menino "para", "para", eu falo pra ela "Lana fala stop, lembra? ele não sabe português" Ela começa a falar "Stop, don't do it", duas meninas gêmeas de 6 anos vem até ela e perguntam "what's your name?" ela responde "Lana" e continuam a conversa em ingles, eu achei que você estava falando outra língua, eu e o Léo estávamos do lado, falamos pra meninas ela estava falando português, mas falou inglês também. As meninas olham pra Lana e falam "ah! ok, você poderia nos ajudar? é que tem aquele menino com a arma do homem aranha e ele está nos assustando."
Tudo bem a Lana é pimenta, não sei quem ela puxou kkkkk, mas daí a virar heroína no Canadá, kakakakakakak o detalhe é que ele ainda nem tem 3 anos.

Fireworks : Celebration of Ligth quinta-feira, julho 23, 2009


Ontem fomos assistir a primeira apresentação do campeonato anual de fogos de artificio na English Bay celebration-of-light.com. Ontem o país que apresentava era o "Canadá" e os fogos eram simultaneos com a musica do filme "O magico de Oz", fomos assistir com nossos amigos Glaydson e Silvia e amigos em comum que temos no Brasil que estão de ferias aqui em Vancouver, a orla estava muito cheia e o Show foi lindo.

Mas mais que o show em si o que me impressionou foi a organização de uma forma geral. Chegamos na praia uns 5 minutos antes de começar. Exatamente as 22:00 a apresentação começou, horário marcado pra começar, isso é fantástico principalmente pra quem depende de transporte publico.

Ninguém te empurra, claro que se você sair de onde está alguém chega pra frente. A apresentação durou 20 minutos. Quando a apresentação acabou as pessoas saíram andando normalmente, ninguém te atropela.

Tínhamos que ir até a estação do Skytrain (metro) no caminho até a estação vimos muita, muita gente indo na mesma direção, muita gente mesmo! Lógico que uns e outros gritam, falam alto, mas sem problemas nenhum. O numero de policiais nas ruas era enorme.

Chegando a Burrard Station, onde devíamos pegar o skytrain até o SeaBus para atravessar para North Van onde moramos, havia uma multidão que ia pegar o metro, mas os policias estavam organizando a fila. Como estávamos com a Lana e seu carrinho tínhamos prioridade de embarque, podíamos entrar pelo elevador onde a fila era pequena, apesar da enorme quantidade de crianças que vimos por todo lado enquanto íamos pra estação. Na entrada do elevador um policial resolvia quem realmente tinha prioridade, um casal queria passar por lá alegando que a mulher não se sentia bem, o policial perguntou logo "vocês querem que eu acione uma abulancia?" eles responderam não e logo foram pra enorme fila de entrada, enorme mas organizada.

O mais engraçado foi que no trem que viemos só havia nós três, todo aquele pessoal ia em direção oposta. Chegando na waterfront station (2 minutos depois) que é onde pegamos o Seabus, mais policiais e uma fita de segurança. O policial nos perguntou pra onde íamos e nos indicou o caminho (que sabemos de cor e salteado), mas pelo que vimos o funcionamento estava um pouco alterado, dependendo de onde você vinha não podia pegar o metro em Waterfront.

Já no Seabus um monte de gente apareceu, não sei de onde kkkk, talvez o trem atrás do nosso tenha vindo lotado. Pegamos o Seabus e chegando em NorthVan já haviam muitos onibus esperando, eles saíram todos do terminal escrito "fora de serviço" a intenção era levar as pessoas de volta para as suas casas.

Nos terminais e nos jornais as autoridades informaram de que havia todo um esquema de transporte pronto pra atender a população que fosse assistir os fogos, ninguém ficaria pra trás, o intervalo entre os "trains" no skytrain e entre um Seabus e outro foi reduzido pra atender a população. Realmente impressionante.

Carta pra Lana: 2 anos e 10 meses domingo, julho 19, 2009


Essa é a segunda carta que escrevo pra você, hoje você completa 2 anos e 10 meses e no ultimo dia 11 completamos 2 meses vivendo no Canadá.

Nossa! quanta coisa aconteceu em dois meses, até em festa de aniversário você já foi, mas vou falar só das coisas que aconteceram com você. Supreendentemente você disparou a falar em Inglês, só que como você ainda esta aprendendo quando não sabe falar começa a enrolar a língua, e ninguém entende nada, você finge que esta falando inglês, é muito engraçado. Você gosta muito dos desenhos novos daqui, a mamãe um dia vai escrever um post só sobre os desenhos canadenses, e eles te ajudaram muito nesse aprendizado da língua, e tenho que confessar que eu também aprendi um monte de palavras e expressões assistindo Treehouse com você.

Passamos por dois momentos difíceis nesses dois meses, um foi quando você ficou doente e outro foi quando você começou a perguntar sobre o seu antigo quarto e sobre alguns brinquedos que ficaram no Brasil.

Hoje fomos visitar outra igreja, estamos procurando uma em que nos sintamos melhor, você gosta de todas, porque todas tem muitos brinquedos. O melhor foi na saída, como em todas as igrejas costuma ter um lanche na saída, assim que te peguei na salinha você logo falou "quero comer bolo" nessa igreja de hoje não tinha o famoso lanchinho kakakaka. Chegando em casa eu te perguntei como foi sua aulinha, você me contou que falou em português com todo mundo, eu perguntei "mas eles estavam falando português na sala?" você logo começou a rir e respondeu "não, inglês". É, você já sabe diferenciar o que é inglês e o que é português, mas mistura tudo e fala inglês com quem é pra você falar português, e vice versa.

Você está uma graça, até hoje na hora de "fazer papai do céu" você pede ao papai do céu pra abençoar nossa "vinhagem" a mamãe tá te explicando que a gente já viajou, que pra você pedir o papai do céu um bom emprego pro papai.

Em Setembro você completa três anos e vai pra escola, acho que você vai amar.

Uma Montanha Russa de Emoções!!! quarta-feira, julho 15, 2009




Desde dois dias antes de sair do Brasil a nossa vida tem sido uma montanha russa de emoções. Tem dias que a gente fica triste, tem dias que a gente fica muito alegre, tem dias que a gente fica animado, tem dia que fica desanimado.
Bem, na sexta-feira recebi meu primeiro pagamento canadense. Emprego aqui parece aqueles bicos que a gente faz no Brasil e depois do serviço completo o cara te dá um cheque e pronto. Aqui não tem toda aquela formalidade de carteira de trabalho, contador, livro de registro, etc... O que acontece é, eles pegam o seu numero do SIN (Social Insurance Number) e pronto. Eles não pedem para ver o seu SIN, não tiram xerox dele, só usam o número. É muito estranho, mas enfim, no contra-cheque vem descrito o numero de horas trabalhados, bonus, descontos e férias pagas (essa parece tipo uma conta de FGTS, a medida que vc trabalha, mais dinheiro tem para férias, mas acho que nem tem rendimento não).
A outra notícia é que passei no teste de direção. Eu fiz umas 6 aulas (nem precisava disso tudo) mas fui mal interpretado pelo instrutor e ele acabou me cobrando mais aula que devia, mas pelo menos passei. O segredo é realmente fazer aula com que entende, pois o examinador pediu para eu fazer somente as coisas que eu tinha feito nas aulas, diria até que as aulas foram mais difíceis que o próprio teste, tirando é claro o nervozismo. Quando ele disse que eu tinha passado, tirei um peso das minhas costas, pois investir um dinheiro desse e ainda não passar deixa a gente deprimido.
O nome do instrutor é Mauricio (ele é de El Salvador) e se alguém quiser, eu passo o telefone dele. Ele é realmente muito bom.
Abraços... e as emoções continuam pois a Simone ainda tem que tirar a carteira dela. Vamos tirar algumas certificações aqui então ainda teremos provas para fazer e tal.
Então, boa sorte para nós.

Fire Drill segunda-feira, julho 13, 2009


Oi Pessoal, esqueci de contar pra vocês que lá no curso de inglês tivemos simulação de incêndio pra treinar a evacuação do prédio. Foi semana passada.

No meu primeiro dia de aula a professora nos falou sobre o treinamento, os procedimentos e que a simulação com toda a escola seria na sexta feira. Fizemos os procedimentos só a nossa sala, me senti nesses filmes de high school que mostra o alarme tocando e a galera saindo mas é só pra treinar kakakakak, depois lá pela quinta tivemos que repetir o treinamento da minha turma porque trocamos de sala e andar e a saída era diferente.

Na sexta feira a diretora da escola chegou na sala e disse " O prédio esta pegando fogo todos pra fora" ou alguma coisa do tipo. Eles levam a serio, ela falou rápido, na porta da sala, sem pedir licença, como se fosse real. O mais engraçado é que depois de ensaiar 2 x na semana o povo da minha sala ainda fez errado kakakakaka. Uma colega saiu as pressas (pegou a bolça e o casaco que é a orientação) e saiu na frente, mas ela não era a líder, um outro colega chinês abriu a porta e ficou segurando pra todo mundo passar ( depois a professora falou pra ele que não era hora de ser cavalheiro).

Aqui existe uma grande preocupação com incêndio, você vê bombeiro pra todo lado. A questão é que as casas e prédios são de madeira, por causa do frio. Tem dois predinhos pequenos sendo construídos no caminho que faço pra escola, da pra ver claramente a quantidade de madeira no prédio. Outro dia uma casa aqui pegou fogo enquanto o dono brincava no quintal com o filho, quando os bombeiros chegaram, decidiram proteger as casas ao redor, e não tentar apagar o fogo da casa que já queimava.

O mala do meu vizinho de basement quase pos fogo aqui um dia, mas vou falar dos malas em outro post.

Em fim foi diferente e divertido, principalmente porque não era real.

Coisas do Canada sexta-feira, julho 10, 2009

Olá pessoal, hoje quero falar de uma coisa inusitada que vi por aqui.

Quando morava no Brasil, já trabalhei em varias colonias de ferias no SESC, SESI ou coisas do tipo. Sempre nesse tipo de atividade existe um dia que levamos as crianças pra passear em parque, cinema, coisas do tipo. A direção da escola, clube ou empresa aluga um onibus que para na porta da escola, pras crianças e professores entrarem, o onibus vai até o lugar em questão e depois de volta a escola, nada surpreendente.
Ontem estava no onibus indo pra aula de inglês, eram quase 9 horas da manhã, o onibus desce em uma das principais avenidas aqui de North Van. De repente o onibus para em frente a um centro comunitário (em frente mas do outro lado da rua) e uma fila de crianças entra no onibus. As crianças deviam ter entre 6 e 7 anos, duas professoras acompanhando umas 10 crianças que estavam indo para um passeio qualquer. Mas de onibus publico?

Elas foram até o ponto de onibus em fila, entraram comportadamente e em silêncio. Acho que no Brasil isso não funcionaria nunca, fora o fato do transporte publico ser complicado, as crianças brasileiras são mais "sapecas", não consigo imagina-las numa fila daquela. Eu particularmente gosto mais do jeitinho das crianças brasileiras, são mais sociaveis, estrovertidas.

E pra finalizar uma noticia do jornal Metro de hoje, meteorologistas afirmam que provavelmente no inverno de 2010 por causa do fenomeno El Ninho, o comite olímpico terá sérios problemas, pois tudo indica que o inverno será ameno e talvez a neve não seja suficiente pros esportes de inverno. Terão que arrumar neve artificial. Será?

Palavras animadoras quarta-feira, julho 08, 2009

Eu ouvi uma música há muito tempo e ela fez muito sentido para mim na época e agora como imigrante parece que ela faz mais sentido ainda.



Sim estaremos firmes em Ti Jesus.

Sucesso a todos os novos imigrantes e que Deus abençoe vocês nessa nova fase.

ESLA em North Van terça-feira, julho 07, 2009

Pois é, enfim comecei minhas aulas de inglês. Até quando só Deus sabe.
Bem fiz o teste do ESLA e fiquei no nível 5 que é o ultimo, a maioria das pessoas que chegam aqui, sem ter estudado inglês ficam pelo menos no 3, afinal no Brasil mesmo não tendo estudado, estudamos na escola, temos contato com a Língua.Acabando o nível 5 terei que recorrer a escolas pagas, mas isso é assunto pra outro post.

A minha professora é uma senhora, polonesa, que reside no Canadá a 27 anos, ela tem um inglês excelente, e é muito bom ouvi-la dizer que já esteve no mesmo lugar que nós. Ela era professora lá na Polónia e fez o necessário pra continuar sendo aqui, morou tb em Quebec e teve que refazer tudo pra ser professora lá também.

Na minha sala somos umas 12 pessoas, a mais nova residente sou eu com 1 mês e 20 poucos dias, depois de mim o pessoal tem de 1 a 5 anos residindo aqui. Eles já falam bastante o que pra mim é bom pois hoje aprendi palavras novas e me lembrei de muito vocabulário que já havia esquecido.

Cada mês um assunto é tratado em sala de aula, esses mês o tópico é money. Então falaremos sobre operações bancarias no Canadá, impostos, e coisas do tipo, parece que até visitaremos um banco. O mias interessante e saber de outras culturas e como é a cultura Canadense em cada situação.

Eu resolvi começar mais a continuidade no curso é incerta, pois estou aproveitando que o Léo está em casa no período da manhã pra ficar com a Lana.Farei quase um mês de aula se tudo der certo e termos ferias de verão por um mês kkkk, mal comecei e já estarei de ferias, mas qualquer coisa que aprender já estou no lucro.

O Primeiro Emprego Canadense a gente nunca esquece!!! domingo, julho 05, 2009



Oi pessoal. Depois de mais de 10 anos fazendo a mesma coisa (dando aulas de inglês) é muito complicado fazer uma nova atividade.
Sempre me falaram que CALL CENTERS eram centros de tornarem as pessoas loucas. Acho que a pessoa que eu conheço que conseguiu trabalhar em um mais tempo foi minha cunhada, uns 7 anos eu acho.
No começo achei que não ia dar conta do recado, parecia muito difícil a coisa e fiquei meio suando quando tinha que oferecer o jornal para as pessoas.
Bem, o ambiente é meio estranho, tem umas figuras interessantes. No final do meu primeiro dia o pessoal que entrou comigo (são uns carinhas de no máximo 20 anos) saíram para fumar um baseado ou algo mais pesado. Estávamos no elevador e um deles perguntou para outro (que é filho de Uruguaios, mas nascido no Canadá) se eu era limpeza. O filho do Uruguaio falou para eles "Não se preocupem" "He is Brasileiro". Eu fiquei sem entender qual o significado de brasileiro para ele: Fumador de baseado ou brasileiro aceita qualquer coisa???
O ambiente é animado tipo, sábado a gente trabalhou ouvindo Michael Jackson (de acordo com eles, um tributo). Já imaginou trabalhar em um CALL CENTER ouvindo música? Muito legal.
Meio trabalho é vender assinaturas de 2 jornais, um chamado Calgary Herald (vendendo para a cidade de Calgary) e um chamado Mercury News (para a cidade de San Jose na Califórnia). O mais interessante é que 30% da população em San Jose fala espanhol e aí a gente tenta explicar para eles sobre a promoção do jornal em espanhol. Eu achava que meu espanhol era péssimo, mas depois de 2 dias vendendo jornal em espanhol, já descobri que não é tão ruim assim. Vou dar uma calibrada nele então acho que nisso o emprego está sendo legal. E vou poder colocar no meu currículo que trabalhei falando espanhol também.
No sábado eu fiz 3 vendas de jornal, achei que estava bombando, aí um dos carinhas que entrou comigo vendeu 7, hehehe, fiquei humilhado. O bom das vendas é a comissão, que eu ainda não sei muito bem como funciona, mas deve entrar uma graninha a mais. Estou trabalhando part time que são 4 horas por dia com um intervalo de 10 minutos. Acho que se fosse full time eu ia desistir logo, pois depois de 4 horas a gente fica estressado.
Amanhã estou aguardando a resposta de um outro emprego que fiz entrevista. Esse é para trabalhar no final de semana e vai dar mais um dinheirinho.
Acho que em menos de 2 meses eu já estar trabalhando é uma vitória e tanto. Agradeço a Deus e a minha amada esposa pela força em todos os momentos.
Esqueci de falar que sábado fui promovido no trabalho só por falar espanhol (já que não tinha ninguém do pessoal experiente para fechar as vendas em espanhol), aí recebemos um treinamento relâmpago e íamos fechar as vendas, mas aí um dos experientes chegou e fui rebaixado de novo, hehehe. Mas só por falar espanhol lá, a gente é meio que super valorizado. Vamos ver se isso vai me dar retorno financeiro pelo menos...
Abraços a todos e fiquem com Deus.

Primeiro Canadá Day sexta-feira, julho 03, 2009

Dia 01 de Julho é o dia do Canadá. O equivalente no Brasil seria o 7 de Setembro, apesar do Canadá não ter passado por independência pelo que eu já li nas minhas navegações pela internet.

É um dia de festa mesmo, é de se impressionar como as pessoas vestem a camisa nos dois sentidos, tanto os canadenses como os imigrantes. E como quem ta na chuva é pra se molhar, nós demos uma olhada geral nas muitas programações do dia e resolvemos ficar aqui em Noth Van mesmo, aqui teria a parada ( que não participamos), e depois teria varias apresentações e barracas no Park Waterfront, que fica ao lado do terminal do seabus. Vestimos camisetas escrito Canadá e Lá fomos nós.

O parque estava muito lotado, filas enormes nos brinquedos, apresentações de Dança, musica, barracas de diferentes produtos, promoções, e umas figuras interessantissimas.







Havia também um mapa pra você marcar de onde vc veio, a foto não ficou legal.Haviam poucos alfinetes na América do sul, do Brasil tinham 2 com o nosso, e muitos alfinetes em toda a Europa, Japão, Coreia e muitos Irã. Claro que bastantes alfinetes pra BC no Canadá também.

O inevitavel aconteceu! quarta-feira, julho 01, 2009

Ai gente acabei de passar por uma aqui que eu achei que já não ia passar a essa altura do campeonato.

To aqui na sala com o note no colo lendo algumas coisas, o Léo me entra na sala e cochicha, a Lana quer saber cade o "computador" dela, nesse momento ela entra com uma carinha de chateação e o Léo a pega no colo, e fala, vamos conversar nós três aqui.

Eu viro pra ela e pergunto: O que aconteceu? O que você quer?
Ela debrussada no ombro do pai responde: Eu quero meu "picatador" (entenda computador)
A mãe já em estado de choque pós-pergunta dificil responde: Lana, nós não viemos pra outra casa, o outro quarto... antes de continuar ela vira e fala: Eu quero meu quarto da "bololeta" (entender borboleta). Aí meu coração cortou, acabou minha explicação, como a mãe é uma manteiga derretida, o pai já levou a criança pro quarto e foi falar pra ela, que compraria outro. O "picatador" é um desses notebooks de brinquedos, e o pior que estava quebrado, mas ela ainda brincava com ele.

Antes de levá-la pra sala, ele já tinha falado pra ela que ia comprar outro, um da cinderela ela prontamente respondeu: Não quero outro, quero o da rosa (entender quero o meu rosa).

Todo o antigo quarto dela tinha borboletas, na parede, nas cortinas, tinha uma pintura na parede, feita pelas tias (artista plastica e arquiteta). Não dá pra eu reproduzir aqui, por dois motivos, as minhas artistas estão no Brasil e eu não posso pintar um quarto que não é meu, alugado.

Mais tarde um pouco o Léo conseguiu falar pra ela, que depois compraria outro e tal. Ai como é dificil essas pequenas coisas, aliás pra mim o dificil são essas, pras outras as vezes até grandes, a gente vem super hiper preparados. Detalhe é que eu trouxe um monte de brinquedos dela.


Quarto das borboletas