O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

Child Benefit segunda-feira, agosto 24, 2009




Aqui nas terras do Norte o governo da algumas ajudas financeiras pra crianças e essa ajuda vai até os 18 anos. É uma "mão na roda", principalmente quando você chega.




Visitando o site do governo você pode pegar as informações, quais são os benefícios existentes, quais você tem direito e até simular o valor que sua criança terá direito.

O valor pra cada criança é diferente, crianças menores tem direito a mais benefícios, por motivos óbvios elas gastam mais, afinal Daycare é caro. Crianças até 6 anos tem direito a receber o Universal Child care Benefit (CCTB) que é justamente pra ajudar a pagar a Daycare. Eles avaliam também o ganho anual dos pais no ultimo ano (imposto de renda) pra resolver o que a criança tem direito de ganhar.

Nesse primeiro ano como declaramos imposto de renda no Brasil, apenas convertemos nosso ganho pra dólar e preenchemos os formulários, tudo na base da confiança, o que pra brasileiro é muito estranho.

Alguns benefícios como por exemplo o CCTB geram alguns debates pois ele é taxado. O que as pessoas reclamam é que você ganha x e devolve a metade.

Crianças que recebem o National Child Benefit Supplement e nasceram depois de 31 de Dezembro de 2003, são elegíveis para receber 500 dólares para começar um poupança para a faculdade você pode ler mais a respeito aqui.

Vale lembrar que alguns benefícios mudam de acordo com as provincias, mas quem estiver interessado pode pesquisar nos sites do governo, que coloquei aí cima.

Diálogos com Lana quinta-feira, agosto 20, 2009


Lana:
Mamãe quero jogar assim, assim ( dando soquinhos no ar), o boxe!

Simone:Lana depois que o papai tiver um emprego bem legal, ele compra pra você um jogo de boxe tá? vamos pedir o papai do céu um emprego bem legal pro papai.
( jogo do boxe = Nintendo wii)

Dias depois

Lana: Mamãe quero banana.
Simone: Não tem Lana, tem que comprar.

uma hora mais tarde

Simone : Lana vamos falar com o papai do céu?
Lana: Vamos, eu primeiro.
Papai do céu, dá um emprego bem legal pro papai, pra ele poder comprar banana pra mim.


Os Minerrr e os pã de quêj quarta-feira, agosto 19, 2009





Uai sô num é que nois feiz pã de quêj aqui.

Eu sou uma goiana casada com um mineiro e a Silvia e uma gaúcha casada com um mineiro, então pedi ajuda ontem pra gaúcha que já ta escolada em fazer pão de queijo nas terras do norte pra aprender a fazer pão de queijo sem queijo minas. Mineiros abençoados esses...

A Siliva já ta mais que treinada, brincadeira de criança pra ela, eu fiquei assistindo, afinal assistente só assiste. E vualá não é que tava bom mesmo o tal do Pão de queijo. O detalhe é que no Brasil eu nunca me interessei em fazer pão de queijo, porque eu conhecia um monte de lugar em Uberlandia que eu podia comprar pães de queijo perfeitos, e com queijo, coisa boa mesmo.

Valeu pela aula Silvia. pra quem quiser saber quais os ingredientes lá vai. O polvilho você encontra aqui no mercado Latino na commercial drive.

500gr de polvilho
4 ovos grandes
300gr de mussarela ralada
100gr de parmesão ralado
200ml de leite
200ml de água
100ml de óleo
1 col de sopa de sal

mas detalhes é só perguntar.


Médico de Familia terça-feira, agosto 18, 2009



Oi pessoal, ontem fomos na nossa medica de família, conseguimos uma Brasileira ÊÊÊÊÊÊÊ.... Logo que chegamos o Glaydson e a Silvia nos falaram dela, que também é medica de familia deles, depois conhecemos a Dr. Rosana em uma reunião na BCA, mas só podiamos realmente nos tornar seus pacientes depois que nosso health care estivesse valendo, ou seja Agosto.

Aqui no Canada o sistema de saúde é muito diferente do Brasil, não da nem pra ficar comparando, são sistemas diferentes, a Dr. Rosana ontem definiu como um INPS que funciona.

O Medico de família é o seu medico, é um clínico geral, no nossa caso ela também é pediatra o que pra nós é excelente, caso o medico veja necessidade ele te encaminha pra um especialista, e é aí que muitos brasileiros acham ruim, porque essa consulta com o especialista pode demorar até 3 meses pra acontecer. O Léo ontem já foi encaminhado pra um gastro então poderemos falar como funciona mesmo e quanto tempo demorou. Faremos uma bateria de exames, ai ai e fizemos um monte pra vir pra cá, mas vamos lá, até da parte ruim eu gostei afinal a gente já vai conhecendo os laboratórios também.

Aqui em British Columbia (província/estado) nós temos que pagar uma taxa mensal de plano de saúde e a carência pra começar a usar é de 3 meses, mas não são 3 meses exatos, chegamos dia 11 de Maio a partir de 01 de Agosto já podíamos usar nosso health Care. Você tem que verificar se o medico está aceitando novos pacientes se sim você faz a primeira consulta e pronto. A nossa medica gosta de ver seus pacientes pelo menos uma vez por ano na data do aniversário, no caso da Lana que ainda não tem nem 3 anos as consultas serão a cada 3 meses.

Aproveitei ontem também pra "trocar uma ideia" a respeito de colocar a Lana na preshool agora ou não, com a medica? calma vou explicar, ha uma preocupação de como vai ser o avanço da gripe suína no inverno aqui, inverno sempre tem muita gripe o que vai confundir muito. Como a medica disse ontem, não da pra saber o que vai acontecer, o governo pretende ter a vacina aqui até Outubro, mas um atraso é provável. O conselho dela foi se possível não colocar a Lana na escola, esperar esse inverno passar, isso por conta da idade dela. Crianças abaixo de 5 anos estão ainda "construindo" o sistema imunológico, ainda estão na fase das vacinas e tal. Pretendo seguir o conselho dela, quero colocar a Lana e alguma atividade tipo dança por enquanto e pronto, afinal normalmente a mãe não leva criança doente pra atividade física, mas leva pra escola.

Coisas de Vancouver domingo, agosto 16, 2009


Vancouver no verão é maravilhosa, na primavera também, sobre o outono e inverno ainda não posso falar. Chegamos na primavera e havia flores por todo lado, lindo! Depois quase morremos assados no verão que tem tido temperaturas recordes, inclusive hoje na igreja ficamos sabendo de um morador de rua que morreu por causa do calor. Agora as árvores já estão começando a dar sinais da chegada do outono, a cor já está mudando e as folhas começam a cair.

Sábado aconteceu em Vancouver a Zombie Walk, aqui tem parada de tudo, dos super heróis, do orgulho (parada gay no Brasil), tem os ativistas eco chatos de bicicleta impedindo os carros de passar (brincadeira eco chatos eu apoio vocês), no verão tem mais de tudo afinal é verão. O objetivo da Zombie Walk é relaxar, ser apenas um corpo andando sem mente, sem preocupações. Como muitos dos meus fieis 3 leitores (risos) devem saber, Vancouver é a Hollywood Canadense, então os maquiadores hollywodianos ajudaram a galera na maquiagem.

Estávamos nós voltando pra casa no sábado e encontramos alguns zumbis, ainda bem que a Lana estava dormindo porque eles realmente estavam bem arrumadinhos, diria até assustadores, inclusive assustaram umas meninas no Seabus, foi engraçado, a menina gritou de verdade e saiu correndo, apesar de não ter muito pra onde correr, afinal o seabus é um barco, só restava tentar pular no mar.

Duas semanas atrás aconteceu a Parada do Orgulho, estávamos na Commercial Drive, maior concentração de pessoas estranhas de Vancouver por metro quadrado, umas 10:00 da manhã e tinha umas meninas com os seios de fora apenas pintados e mini saias andando na rua, assim.. passeando, acho que iam pra parada do orgulho. Eu realmente acho difícil me acostumar com essas coisas, whatever...

Apesar da fama das brasileiras pelas roupas provocantes e tal, as roupas das mulheres aqui são infinitamente mais curtas que as roupas brasileiras.

Gente já tem 4 comentarios no post e agora que lembrei, kakakakak hoje começa a funcionar a linha de metro que vai do waterfront até o aeroporto, mas ontem já andamos num dos trains novos, muito legal! com ar condicionado, cameras de segurança, bancos melhores, e o mapa de estações dentro do train e todo Hi thec.


Unhappy, Unhappy, Very very very unhappy... domingo, agosto 09, 2009

Olá pessoal, hoje vou escrever mais um pouco sobre o que todos querem saber. Emprego.
Quero dizer que essa é minha experiência e não um dado estatístico ou uma realidade em si mesma.
Como todos sabem minha profissão hoje no Canadá é "Telemarketer". É um emprego que as pessoas chamam de survival, pois o salário é considerado baixo para os padrões canadense. Enfim, tenho ouvido muita gente falar que se não conseguir um bom emprego (entenda-se not survival) aí vai recorrer ao survival.
Quero dizer que diferente do Brasil, os empregadores levam esse tipo de emprego muito a sério também, e você pode ser demitido dele como qualquer outro emprego. Ele pode ser sua entrada para ter experiência canadense ou servir de referência (aqui todo mundo pede por referências profissionais e os empregadores ligam para as referências para saber de você), mas aí imagina seu futuro bom emprego ligando para o seu survival para pedir referências e você tratou o seu survival como um lixo, faltou, chegou atrasado, etc... o caso então é que não considere seu survival como referência ou experiência canadense, pois pode "queimar o seu filme".
Conseguir um survival pode levar um bom tempo, pois apesar de ser ver muitos anúncios espalhados por todos os lados, eles demoram em média de 10 a 20 dias apenas para entrar em contato sobre qualquer chance de ter uma entrevista (quase sempre você não recebe nem resposta) e depois da entrevista, às vezes demora mais um pouco até que vc seja contratado. Então se alguém pensa que o survival poderá ser uma opção, sugiro que aplique para empregos survivals junto com o bom emprego, pois um bom emprego pode levar uns bons meses para que se consiga chegar no final do processo (às vezes você passa por 3 entrevistas) sem garantias que a vaga será sua.
Lembre-se que ao ler um anúncio, existem os descontos, então o valor sempre será o bruto e não o líquido.
É sempre bom fazer os cursos oferecidos pelo governo para aprender a fazer currículos, cover letters (cartas de apresentações), como se portar em entrevistas, etc...
Para aqueles que ainda não conseguiram seu primeiro emprego canadense, tenham paciência, pois pela experiência demora um tempo mesmo, mas não deixem de aplicar.
Lembrem-se também que apesar de as coisas diminuirem a velocidade no final de semana (alguns canadenses dizem que nada acontece no final de semana) alguns empregadores entram em contato sobre respostas de emprego sim.

Para quem não entendeu o título do post, entre no youtube e assista o vídeo do filme Os Produtores.

http://www.youtube.com/watch?v=LGyA_R0Hff4

Sorry about that! sábado, agosto 08, 2009


Faz um tempo que escrevi que um dia falaria dos "malas" dos meus vizinhos, esse dia
chegou, e peço a Deus pra que não vire uma serie.

Bem começando do inicio, moramos num basement, amo minha casinha. Tem barulho vindo de cima? Sim, mas nada que chegue mesmo a incomodar, mesmo porque os vizinho de cima, e também proprietarios, são Iranianos, e os iranianos amam tapetes, logo a casa e toda cheia de tapete e carpete, o que diminui muito o barulho.

Você deve estar se perguntando de quem eu estou reclamando, dos meus vizinhos de basement. Aqui são dois basements, as portas de saída da frente ficam uma ao lado da outra, e existe uma outra porta no fundo para a lavanderia que dividimos, apenas os 2 basements.

Quando mudamos pra cá os dois basements estavam vagos, era tudo Lindo, um certo dia chegamos em casa e um casal canadense (loiros e de olhos claros) muito simpáticos nos comprimentou na entrada de casa, e disseram vocês devem ser nossos vizinhos, nice to meet you, desculpe pela bagunça... (primeiro Sorry). Ok, afinal mudar realmente causa muita bagunça, todas as caixas e coisas na porta de entrada serão retiradas em 1, 2 dias no máx... Lá se foram pelo menos uns 15 dias de bagunça.

No segundo dia deles aqui o alarme de incêndio dispara lá pelas 23:30, abrimos a porta dos fundos, a proprietaria também, perguntou se era na nossa casa, dissemos que não, e de repente o alarme foi desligado. No outro dia de novo, simplesmente o casal tava fumando dentro de casa. Uma certa tarde, o alarme dispara e não é desligado, desligamos o nosso aqui, mas de tempos em tempos ele disparava de novo, o proprietario estava regando o jardim, então ficamos esperando ele fazer alguma coisa, depois de uns 10 minutos de alarme na nossa cabeça, o proprietario chega e fala que tem fumaça saindo pela janela dos infelizes aqui do lado. O proprietario bate na porta e nada (como se alguém que não fez nada a respeito de um alarme absurdamente alto, vai abrir pra um toc, toc), resolveram abrir a porta (que sempre está destrancada) e la estava o "mala" roncando no chão enquanto a panela derretia em cima do fogão. (Sorry 2)

De repente eu não podia mais usar minha lavanderia, não havia escala de uso, e todo dia tinha roupa na maquina de secar. O que fazer? no Brasil beleza é fácil resolver, mas e aqui? O que as pessoas fazem nessa situação? Resolvi falar com a proprietaria, a resposta: Tira a roupa coloca em cima da maquina e usa. Não me sinto nada confortável mexendo na roupa alheia, mas tudo bem, vamos lá.

Problema resolvido? não. Agora eu encontro roupa na maquina de lavar e secar, eles colocavam a roupa e saíam, e eu ficava aqui sem o que fazer, a roupa ficou lá 3 dias, no quarto dia pela manhã, me enchi de coragem e quando percebi que a mulher estava fumando aqui na porta fui até lá e falei pra ela que precisava lavar roupa e que tinha roupa na maquina, a resposta: Tem roupa lá? Sorry about that (Sorry 3). Fui até a proprietaria e antes do Léo terminar de falar ele completou, a roupa agora ta na maquina de lavar né? vou fazer um tabela alternando os dias de uso da lavanderia.

Agora sim problema resolvido? não. Eles não respeitam a escala, acordam cedo e ligam a maquina me acordam com o barulho, e saem, simples assim. Lá vou eu tirar a roupa dos infelizes no meu dia. Um dia resolvi abrir a porta (no meu dia) e pegar ela no pulo, ela olha pra mim e fala, achei que hoje era domingo, to indo trabalhar Sorry 4, e lá se foi e deixou toda a roupa na maquina sendo lavada, já disse que era meu dia né?

Hoje as 2 da manhã, eles resolveram lavar roupas, sim 2 da manhã, falando alto... O Léo foi lá e perguntou se não dava pra fazer isso outro horário, o povo tava com a maior cara de chapados, de que só Deus sabe, o povo aqui usa muita droga. (Sorry 5)

Os proprietarios foram passear no Irã, já ha mais de um mês, temos que ter uma conversa seria quando eles voltarem. Ah! no contrato de aluguel não podemos fazer festa depois das 22:00, eles aproveitaram a ausência deles pra promover festinhas após as 22:00 e durante a semana. Estamos orando para Deus por um solução, talvez tenhamos até que mudar.

Já ia publicar e o vizinho, encontrou o Léo na entrada e... Sorry 6, ontem eu estava meio bebado....

Ferias de Verão quarta-feira, agosto 05, 2009

Da pra acreditar que estou de ferias? estudei um mês e já estou de ferias.
Bem neste post quero falar da "minha experiência" estudando no ELSA,o que é bom pra mim pode não ser pro outro né? E eu fui abençoada, cai numa turma interessada, e tivemos uma ótima professora,

As aulas eram por tema.O tema mudava a cada 2 semanas. O primeiro tema que estudei foi "dinheiro", dentro desse tema estudamos sistema bancário, como é o sistema bancário no Canadá. No penúltimo dia fomos visitar um banco e podíamos perguntar o que quiséssemos. Adivinhem qual banco.... Acertou quem disse HSBC, kakakakak, o banco mais comentado pelos imigrantes brasileiros.

Foi muito legal a visita, o pessoal perguntou a respeito de financiamento de casa, investimento e eu perguntei sobre emprego, não pra mim pro Léo. Três funcionarias do banco responderam as questões, que foram enviadas com antecedencia, e mais questões que surgissem durante a apresentação. No final nos apresentaram programas do HSBC pra imigrantes recem chegados, a quem interessar eles tem alguma coisa lá.

O segundo tema que estudei esse mês foi consumo e propaganda. E tivemos 2 palestrantes.

O primeiro faz parte da BBB Better Business Bureau, a grosso modo é tipo um Procon. Não é uma empresa do governo, mas presta um serviço excelente e gratuito, se você tem duvidas sobre qualquer empresa na América do norte, liga pra eles e pede informação. O palestrante falou das varias fraudes de empresas aqui, e pasmem aqui tem muita empresa que engana o cliente assim como no Brasil. Os imigrantes recem chegados são alvos de muitas dessas empresas, entre elas empresa de mudança, carros, empregos, e por aí vai.Se você for enganado pode pedir ajuda pra eles também. Ah! ele falou muito pro pessoal tomar muito cuidado com o craiglist

O segundo foi um advogado que também abriu os ouvidos da galera pra não cair em falcatruas, teve uma que ele citou interessante: Você recebe uma ligação e uma voz te oferece um prémio, se você quer o prémio disque 1, se não dique 3 aí qualquer numero que você disque te manda pra um 0900 e o preju chega na conta telefonica do próximo mês.

Como vocês podem ver meu 1 mês de inglês foi bem produtivo. Além de aprender muito da cultura dos meus colegas, Iranianos, Coreanos e Chineses, aprendi que aqui tem muito 171, e de quebra ainda melhorei meu inglês.