O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

Unhappy, Unhappy, Very very very unhappy... domingo, agosto 09, 2009

Olá pessoal, hoje vou escrever mais um pouco sobre o que todos querem saber. Emprego.
Quero dizer que essa é minha experiência e não um dado estatístico ou uma realidade em si mesma.
Como todos sabem minha profissão hoje no Canadá é "Telemarketer". É um emprego que as pessoas chamam de survival, pois o salário é considerado baixo para os padrões canadense. Enfim, tenho ouvido muita gente falar que se não conseguir um bom emprego (entenda-se not survival) aí vai recorrer ao survival.
Quero dizer que diferente do Brasil, os empregadores levam esse tipo de emprego muito a sério também, e você pode ser demitido dele como qualquer outro emprego. Ele pode ser sua entrada para ter experiência canadense ou servir de referência (aqui todo mundo pede por referências profissionais e os empregadores ligam para as referências para saber de você), mas aí imagina seu futuro bom emprego ligando para o seu survival para pedir referências e você tratou o seu survival como um lixo, faltou, chegou atrasado, etc... o caso então é que não considere seu survival como referência ou experiência canadense, pois pode "queimar o seu filme".
Conseguir um survival pode levar um bom tempo, pois apesar de ser ver muitos anúncios espalhados por todos os lados, eles demoram em média de 10 a 20 dias apenas para entrar em contato sobre qualquer chance de ter uma entrevista (quase sempre você não recebe nem resposta) e depois da entrevista, às vezes demora mais um pouco até que vc seja contratado. Então se alguém pensa que o survival poderá ser uma opção, sugiro que aplique para empregos survivals junto com o bom emprego, pois um bom emprego pode levar uns bons meses para que se consiga chegar no final do processo (às vezes você passa por 3 entrevistas) sem garantias que a vaga será sua.
Lembre-se que ao ler um anúncio, existem os descontos, então o valor sempre será o bruto e não o líquido.
É sempre bom fazer os cursos oferecidos pelo governo para aprender a fazer currículos, cover letters (cartas de apresentações), como se portar em entrevistas, etc...
Para aqueles que ainda não conseguiram seu primeiro emprego canadense, tenham paciência, pois pela experiência demora um tempo mesmo, mas não deixem de aplicar.
Lembrem-se também que apesar de as coisas diminuirem a velocidade no final de semana (alguns canadenses dizem que nada acontece no final de semana) alguns empregadores entram em contato sobre respostas de emprego sim.

Para quem não entendeu o título do post, entre no youtube e assista o vídeo do filme Os Produtores.

http://www.youtube.com/watch?v=LGyA_R0Hff4

4 comentários:

Gleydson disse...

É isso mesmo, Léo... Paciência e mais paciência. Ainda mais no verão, que todo mundo sai de férias.

Sua hora vai chegar, pode escrever aí.

Abração!

Neuzinha disse...

Oi Leo,

Graças a Deus q tem provido tudo pra vcs. Creio q logo , logo a sua bençao vai chegar. aqui realmente e um degrau por vez.
Continue paciente e perseverante.

Inte, neuzinha

Sandro e Família disse...

Leo,

O início é sempre difícil e você já conseguiu vencer algumas etapas rumo ao tão sonhado emprego fixo.

Daqui a pouco estará por aqui relatando suas conquistas.

Abração

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Independente do trabalho, mais uma prova que devemos ser profissionais sempre.

E a vida segue...