O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

O Cúmulo sábado, outubro 31, 2009

Ontem eu assisti esse video no youtube e simplesmente achei o cúmulo.

- O Cúmulo de talento;
- O Cúmulo de criatividade;
- O Cúmulo de egocentrismo;

acho que logo, logo esse garoto será famoso.

Vacina H1N1 - Eu tomei quinta-feira, outubro 29, 2009



Bem depois de sofrer de duvidas e mais duvidas, ler e mais ler, perguntar e mais perguntar decidi tomar a vacina. Tomamos eu e a Lana hoje, por enquanto são esperados como reação dor no braço ( que ja esta começando) e talvez sintomas leves de gripe (que eu espero que não tenhamos)a vacina em si não doeu nada, nada mesmo. O Léo deve tomar semana que vem, já deixei marcado. Bem por enquanto é só, daqui uns dias volto falando se tivemos algum efeito colateral ou não. Lembrando que isso é pessoal, cada corpo reage de forma diferente e talvez a pessoa que vai aplicar em você não tenha uma "mão boa" como a que aplicou em mim.

Pequenas coisas que fazem grande diferença segunda-feira, outubro 26, 2009



Quando lia blogues antes de vir pra cá ou até depois de já estar aqui, algumas questões como honestidade aqui sempre eram ressaltadas. E é verdade é gritante a diferença do que estamos acostumados no Brasil, não que não haja desonestidade aqui, claro que existe, mas em menor escala.

Hoje resolvi dar uma volta com a Lana por aqui, ir até a biblioteca passar num parquinho pra balançar (adoro poder me divertir nos brinquedos junto com a Lana) e voltar pra casa. O dia amanheceu chuvoso, escuro, mas derrepente apareceu sol, e quem me conhece sabe que meu lema é "Aproveitar cada instante de sol aqui", tá não precisa ter sol, "Aproveitar cada momento sem chuva aqui", tá eu saio na chuva também, "Aproveitar cada minuto sem neve aqui", depois eu vejo se a neve vai me atrapalhar.

Então la fomos nós, ter sol não significa que não esteja frio, então nos vestimos e coloquei luvas na Lana, novas, lindinhas e quentinhas. Quando fui tirar ela do carrinho já na biblioteca (caminhada de uns 25, 30 minutos) cade as luvas? perguntei isso pra Lana e ela me responde, estão no meu bolso, mas claro que não estavam. Nesse momento me deu uma tristeza, tudo bem é só um par de luva, mas ela no Brasil não perdia nada, aqui já perdeu 3 óculos escuros (ainda bem que comprei numa super promoção), uma bolsa e agora as luvas. A questão é que lá eu não andava de transporte publico e tal. Mas me lembrei da fama de que aqui as pessoas não pegam o que cai na rua e sempre colocam em algum lugar fácil de vêr, perto de onde você perdeu. Das outras vezes não dava pra voltar procurando, estávamos longe de casa, tínhamos pegado onibus, metro, seabus, mas dessa vez eu só tinha que voltar pelo mesmo caminho olhando. Fiquei na biblioteca com ela um tempo, na volta paramos pra brincar num parque e mais a frente não é que as luvas estavam no caminho, bonitinhas me esperando. Alguém que achou, tirou do meio da calçada e colocou em um lugar fácil pra eu achar e fora do caminho, fiquei feliz quando achei.

As luvas são novas e foram usadas pouquissimas vezes, são muito bonitinhas, de uma marca famosa aqui e estava numa avenida movimentada onde tem dois centros comunitários (em frente a um), ou seja, muito movimento, mas ninguém pegou e levou pra si.

Essas pequenas coisas fazem grande diferença.

My turn terça-feira, outubro 20, 2009


Oi pessoal. Agora to começando aos poucos a fazer as coisas que o Leo já fez e que eu também quero e/ou preciso fazer.
Antes de vir nós decidimos que o Leo ia fazer algumas coisas primeiro e eu depois, isso pq meu inglês é intermediario e o dele é fluente e temos uma filha de 3 anos que é minha prioridade. Dentre essa coisas pra eu fazer depois do Leo está tirar carteira de motorista aqui.

Hoje fui fazer minha prova teórica enquanto a Lana estava passando suas 2 horas na preschool e passei ÊÊÊÊÊ!!!! fiquei muito feliz. Eu vou ser o que eles chamam aqui de classe 5, que já é um motorista de verdade, os iniciantes tem que pagar o mico de andar um tempão com um N enorme no carro indicando que são novatos no volante. Ainda vou ter que fazer a prova de rua, mas o meu teste teórico vale por 1 ano e me permite dirigir (com algumas restrições) acompanhada de um motorista experiente, no caso o Leo. Acho que vou demorar fazer minha prova pratica, pq agora tem chuva e depois tem neve e olimpíadas. Tudo indica que as Olimpiadas vai aumentar muito o numero de carros na rua e caos no transito. Bem eu não estou com pressa (nem tenho carro), depois vou resolver isso.

As coisas aqui mudam muito e mudam rápido, quando o Leo fez a essa prova 4 meses atrás foi um pouco diferente, e ele fez no mesmo lugar que eu. Me falaram que tem muita diferença de uma ICBC (equivalente do Detran daqui) pra outra.

Quando o Leo fez a prova teórica precisava de tradução da carteira brasileira, essa tradução tinha que ser feita aqui em BC por um tradutor autorizado (juramentado) ou pelo Consulado brasileiro . Eu então fui atrás da tradução. No consulado brasileiro a tradução ficaria mais barata ( embora o serviço esteja absurdamente lento, e eu tive que ligar e mandar email e ir lá pra conseguir uma informação certa sobre o procedimento).

Depois de muito correr atrás fui na ICBC peguei o formulário próprio para a tradução, levei até o consulado paguei a taxa e fiquei esperando eles me ligarem pra ir lá buscar(o que ainda não aconteceu).Enquanto estava na espera recebi um email da Chocolatra, falando que ela havia ido até a ICBC e que não precisava mais de tradução, que eles tinham um livro com os modelos das carteiras brasileiras pra poder comparar e traduzir os dados lá na hora (lembre-se isso aqui em North Vancouver, nas outras eu não sei). Detalhe é que eu havia ido na mesma ICBC na semana anterior e ninguém me falou nada, eu falei o que precisava e me deram o formulário pra traduzir.

Como o consulado não dava noticias da minha tradução hoje fui lá com os documentos necessários exceto a tal tradução e não é que consegui fazer a minha provinha.

Pra quem pretende fazer a prova ou quer saber mais sobre como funciona as leis de Britsh Columbia clique aqui. No site tem um teste on line pra vc praticar, a prova de verdade é um pouco mais difícil, são 50 questões e você precisa acertar 40. É isso aí,fiquei feliz com essa pequena conquista.

O coraçao do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos labios vem do SENHOR. Pv 16:1

O Thanksgiving e a Saudade terça-feira, outubro 13, 2009


Ontem 12/10 foi o Thanksgiving (dia de ações de graça) aqui do Canadá, nos EUA é em Novembro. Fomos pra casa de amigos para comemorar as bênçãos recebidas e agradecer a Deus por tudo que Ele tem feito por nós. Tinham pelo menos umas 7 famílias de brasileiros lá, e tivemos momentos muito agradáveis durante o dia e um delicioso almoço com tudo que um thanksgiving tem direito.

O Thanksgiving aqui tem um significado muito especial. Dá pra se comparar com o natal. Isso nos faz ficar pensativos sobre uma das maiores dificuldades de estar aqui, a distâncias das pessoas da nossa vida que são insubstituiveis, a família.

Umas das bênçãos que pude agradecer nesse thanksgiving foram os amigos que Deus nos deu aqui, poder estar num dia especial na casa de amigos especiais e não se sentir só foi maravilhoso, mas realmente estar longe da família é algo que incomoda. É como uma pedrinha bem pequena no sapato, vc pode andar, correr mas sempre ta ali incomodando, a falta da família por perto é assim.

Conversando lá ontem com uma pessoa que trabalha com brasileiros que imigraram ela me disse que muitos brasileiros desistem de morar aqui, perguntei quais os maiores motivos de desistência ela me disse 3 na ordem que segue:
1 - Não adaptação profissional - as pessoas que imigram geralmente tem curso superior, e uma carreira bem sucedida no Brasil, muito conforto (maioria) e chegam aqui e tem que recomeçar do zero. isso as vezes leva muito tempo pra dar certo, ou pode também não dar.
2 - Não adaptação ao clima - lê-se frio. Bem nós escolhemos o clima mais ameno do Canadá, so far so good. Vamos começar a enfrentar o frio agora, aqui tem roupas adequadas pra tudo, estamos tentando nos adequar o máximo possível(é caro). Dentro de casa ou de lojas, escolas, qualquer lugar é super tranquilo, tem aquecedor em todo lugar, o problema está no deslocamento. A nossa maior dificuldade agora vai ser a falta de um carro, enfrentar o tão temido inverno sem carro e com uma criança vai ser de lascar. Estamos orando pra podermos resolver isso o quanto antes.
3 - Falta da família, da cultura, do abraço, do calor humano brazuca.

Veja bem não estou falando em voltar kakakaka, mas não acho vergonha também decidir voltar. Embora esteja falando de saudade, até o momento não me encaixo nos três perfis acima citados, posso vir a me encaixar no segundo ou terceiro no futuro.

Pra aqueles que ainda não vieram pese os motivos acima na balança, e se prepare pra enfrenta-los. E pra quem já entrou nessa linda e louca aventura, lembre-se no pain no gain, o que você conquistou no Brasil ficou lá, aqui é um recomeço e vamo que vamo.

No meu mundo perfeito eu traria umas pessoas que eu amo pra cá, família e amigos e seria feliz pra sempre ( ah! eu tenho amigos da área de saúde que eu traria, e no meu mundo perfeito eles iam poder trabalhar aqui sem dificuldade para validar diploma)

What's the best way? sexta-feira, outubro 09, 2009


Essa foi a pergunta que o motorista do onibus fez ontem pros passageiros quando teve que mudar a rota do onibus de uma hora pra outra.
Como já disse aqui no Blogue moramos em North Vancouver, pra chegarmos em Downtown temos 3 opções, ir de onibus pela Lions Gate Bridge, ir de Seabus pelo mar, ou ir pela Highway e passar por Vancouver até chegar em Downtown (Downtown não é o centro é a parte mais antiga). Resolvemos ontem ir pela Lions Gate pra Downtown no fim da tarde, estavamos indo pra uma festa de despedida que também era a comemoração de Aniversários.
Quando estavamos quase na ponte, um dos agentes que trabalham no transporte publico aqui parou o onibus e informou que alguém tinha pulado da ponte então a ponte havia sido interditada nos dois caminhos. Todo mundo ficou com a cara de interrogação, como assim?
O motorista perguntou se todos dentro do onibus estavam indo pra Vancouver e depois de um big "yes" ele informou que teriamos que ir de seabus e que o onibus voltaria até a estação do seabus, o motorista nem sabia qual a melhor forma de voltar. O transito tava todo bagunçado, na estação não havia lugar pros onibus pararem já que varios foram desviados pra lá, e em 5 meses aqui nunca peguei um seabus lotado, tinha até gente em pé. Só achei noticia do ocorrido aqui.
Hoje ficamos sabendo que teve um acidente na Highway ontem e ela também ficou interditada, então quem estava querendo sair da North Vancouver de carro não conseguiu e teve que ficar por aqui até umas 21:30. O único jeito de sair e entrar era pelo Seabus mesmo.


Voltando a festinha, ontem fomos dar os parabéns pra um casal que foi muito bom conhecer aqui, mas que infelizmente já está indo embora, na verdade pra eles eu acredito que é mais um passo rumo ao sucesso, quero desejar pra Andreia e o Daniel todo o sucesso nessa nova etapa de vida. O Daniel deu recentemente uma entrevista pra folha de São paulo sobre o filme Distrito 9 filme em que ele trabalhou aqui em Vancouver na parte de animação gráfica. A produção do filme era do Peter Jackson (diretor do Senhor dos Aneis) e agora ele está indo pros EUA trabalhar lá com a equipe do Carlos Saldanha (diretor da Era do Gelo 2 e 3). O filme chega no Brasil em Novembro, então galera lembrem-se que tem dedo brasuca aí ok.

Viagem para Whistler!!! terça-feira, outubro 06, 2009

No ultimo fim de semana recebemos o convite de alguns amigos que já moram aqui faz alguns anos pra passar o domingo em Whistler, aceitamos é claro, pois já estava nos nossos planos conhecer a famosa cidadezinha as soon as possible.Nossa casa estava no caminho pra saída, então nossos amigos passaram aqui e lá fomos nós.

A estrada já é uma grande atração, você pode ver o mar, montanhas, belíssimas paisagens durante todo o trajeto o dia estava lindo!


No caminho tem vários lugares que da pra parar e apreciar um pouco mais a paisagem e em alguns da até pra fazer picnic. Paramos em um que haviam algumas pessoas que iam fazer mergulho, haja coragem! pois a água aqui já é gelada, e o outono já chegou, tem que ter muita coragem.


Chegando em Whistler demos um volta pela cidade, que é pequena, e muito bonita, estava bem cheia, mas de acordo com nossos amigos nada que se compare com a alta temporada, demos umas voltas pelas lojinhas e almoçamos no The Old Spaghetty Factory que é um restaurante de massas que tem aqui em Downtown e em Richmond também, é bom e barato.




Depois do almoço fomos subir as montanhas de gondola, lá estava ventando o que aumenta a sensação de frio, então estávamos preparados para mais frio no topo da montanha, a grande surpresa foi que havia neve lá.


A foto aí de cima foi na primeira parada, depois pegamos a outra gondola,que foi construída pras olimpíadas e sobe muuuuiiitooo alto (peak to peak), você pode pegar a gondola normal ou uma que tem um vidro no chão, fomos na gondola com vidro (que tem fila pra pegar) e voltamos na normal, sinceramente não tem muita diferença eu gostei mais da "normal" que é um pouco maior.





Lá em cima na segunda parada tomamos um café pra esquentar e voltamos morro abaixo.
Bem foi um passeio maravilhoso, recomendo. E o melhor é que da pra ir e voltar no mesmo dia tranquilamente.

+ Emprego sábado, outubro 03, 2009


Oi a todos. Como não podia faltar, lá vai eu falar de emprego novamente. O meu emprego está ótimo. Aprendi tanta coisa em 3 semanas que acho que nem em todos os meus anos de trabalho no Brasil aprendi tanto. É marca de carro, modelo, software, corre daqui, corre dali, atende telefone, fala portugues (já atendi clientes só em português), fala espanhol, fala frances (hehehe, brincadeira, só atendi uns franceses e fiquei brincando com a lingua, mas não dá para falar quase nada), aprende quem faz que tipo de serviço em carro, conhece um monte de gente, ambiente de trabalho legal, etc. Eu trabalho muito, mas chego no final do dia tranquilo, não tenho que trazer problemas de trabalho para casa e acima de tudo, estou dormindo muito melhor aqui. Enfim, a experiencia está sendo tão boa que mesmo que eu resolva sair de lá algum dia, a bagagem que estou trazendo não tem valor.
O mais chato é ter que pagar imposto sobre o salário (o famoso imposto de renda). Aqui parte de seu salário é retido na fonte, ainda não sei se quando fizer a declaração de imposto de renda esse dinheiro volta para a minha mão, ou se somente uma parte dele, mas enfim, se você for contratado para ganhar "X", lembre-se, seu salário é "X - impostos". As vezes a gente fica iludido com isso, mas não tem como se iludir, pois na hora que chega o contra cheque, tá lá, descontado direitinho.
Além do imposto, ainda tem um tal e E.I. que seria um seguro desemprego que você paga todo salário, aí se você ficar desempregado e pagou esse E.I. você tem direito a uns 8 meses de um salário proporcional (não sei quanto). Eu conversei com um cara esses dias que tava recebendo $16 por hora do governo para ficar em casa. Ele disse que como tinha pagado esse valor por um bom tempo, resolveu aproveitar e tirar umas férias por conta do governo. Agora que falta 2 meses para acabar, ele vai voltar a procurar emprego.
A diferença do Brasil com aqui em termos de emprego é o seguinte. Você quer trabalhar, tem que procurar, mas é possível achar. Agora no Brasil, procura, procura e não encontra e as vezes quando encontra não vale a pena.
É isso. Mãos à obra pessoal.