O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

O Thanksgiving e a Saudade terça-feira, outubro 13, 2009


Ontem 12/10 foi o Thanksgiving (dia de ações de graça) aqui do Canadá, nos EUA é em Novembro. Fomos pra casa de amigos para comemorar as bênçãos recebidas e agradecer a Deus por tudo que Ele tem feito por nós. Tinham pelo menos umas 7 famílias de brasileiros lá, e tivemos momentos muito agradáveis durante o dia e um delicioso almoço com tudo que um thanksgiving tem direito.

O Thanksgiving aqui tem um significado muito especial. Dá pra se comparar com o natal. Isso nos faz ficar pensativos sobre uma das maiores dificuldades de estar aqui, a distâncias das pessoas da nossa vida que são insubstituiveis, a família.

Umas das bênçãos que pude agradecer nesse thanksgiving foram os amigos que Deus nos deu aqui, poder estar num dia especial na casa de amigos especiais e não se sentir só foi maravilhoso, mas realmente estar longe da família é algo que incomoda. É como uma pedrinha bem pequena no sapato, vc pode andar, correr mas sempre ta ali incomodando, a falta da família por perto é assim.

Conversando lá ontem com uma pessoa que trabalha com brasileiros que imigraram ela me disse que muitos brasileiros desistem de morar aqui, perguntei quais os maiores motivos de desistência ela me disse 3 na ordem que segue:
1 - Não adaptação profissional - as pessoas que imigram geralmente tem curso superior, e uma carreira bem sucedida no Brasil, muito conforto (maioria) e chegam aqui e tem que recomeçar do zero. isso as vezes leva muito tempo pra dar certo, ou pode também não dar.
2 - Não adaptação ao clima - lê-se frio. Bem nós escolhemos o clima mais ameno do Canadá, so far so good. Vamos começar a enfrentar o frio agora, aqui tem roupas adequadas pra tudo, estamos tentando nos adequar o máximo possível(é caro). Dentro de casa ou de lojas, escolas, qualquer lugar é super tranquilo, tem aquecedor em todo lugar, o problema está no deslocamento. A nossa maior dificuldade agora vai ser a falta de um carro, enfrentar o tão temido inverno sem carro e com uma criança vai ser de lascar. Estamos orando pra podermos resolver isso o quanto antes.
3 - Falta da família, da cultura, do abraço, do calor humano brazuca.

Veja bem não estou falando em voltar kakakaka, mas não acho vergonha também decidir voltar. Embora esteja falando de saudade, até o momento não me encaixo nos três perfis acima citados, posso vir a me encaixar no segundo ou terceiro no futuro.

Pra aqueles que ainda não vieram pese os motivos acima na balança, e se prepare pra enfrenta-los. E pra quem já entrou nessa linda e louca aventura, lembre-se no pain no gain, o que você conquistou no Brasil ficou lá, aqui é um recomeço e vamo que vamo.

No meu mundo perfeito eu traria umas pessoas que eu amo pra cá, família e amigos e seria feliz pra sempre ( ah! eu tenho amigos da área de saúde que eu traria, e no meu mundo perfeito eles iam poder trabalhar aqui sem dificuldade para validar diploma)

7 comentários:

D. e CM. disse...

Simone
O encontro de Thanksgiving deve ter sido muito bom.
No Canada, os amigos se tornam a nossa familia (a nao ser que depois levemos as familis tbm hehehe).
Tambem pensamos muito sobre a saudade, talvez eu ja esteja meio acostumada...familia toda morando em um canto diferente...

Tudo de bom para voces,

Danielle

Ma disse...

Adorei, amei o post!
Realmente bem pé no chão, e realmente, agora que nossos vistos saíram estamos pesando tudo isso. Quero muito viver esta aventura, mas de fato, dá um tremendo frio na barriga...
Boa sorte pra vcs!!!!

Abraços

Lu e Mar disse...

Oi Simone,

Bem legais as dicas... realmente a saudade da família e amigos pesa muito... mas teremos a chance de conhecer novas pessoas e formar uma nova "família" aí nas terras geladas...
Quanto ao clima, acho importante pensar mesmo, eu odeio calor, então, acho q o frio daí não será um problemão...rs... talvez um pequeno até me acostumar, pois sei que o frio é muito...
Emprego... acho que em qualquer lugar encontramos dificuldades... não sei se é pq aqui não trabalho na minha área de formação (Letras), então acho q será tranquilo...rs....

Obrigada pelas dicas!
Bjs,
Lu

Marilia disse...

Com 5 anos de Canada, posso dizer q ja vi de tudo, mas nunca vi ninguem ir embora pelo fator clima, frio (imaginem o pessoal de Calgary?).
Ja vi familias darem meia volta por outros motivos e o principal deles eh o financeiro.Como diz o post, comecar do zero e encarar finaciamento para ter o minimo aqui, nao eh para qquer um.
Marilia
vergonha de voltar? pq? Vergonha eh o outra coisa, como ficar aqui passando um trabalho desnecessario.A nao ser q a pessoa nao tenha outras opcoes. Meu primo mesmo veio a convite, fez doutorado e recebeu inumeras propostas para ficar, mas apos 4 anos, resolveu aceitar um emprego irrecusavel no Rio, na area dele. Qdo questionei se nao daria para ficar mais um pouco, ele respondeu que ir a festas de colegas onde o idioma era o mandarim, cantonese(lingua chinesa e dialeto) ou farsi,(idioma do Ira) ja tinha enchido a paciencia, rsrsrs

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Não é fácil imigrar para outro país. As dificuldades são imensas. Cabe a nós corrermos atrás do sonho, ter paciência e torná-lo realidade.

E a vida segue...

Anônimo disse...

Olá,
Quando lembro que vamos nos mudar o ano que vem já começa a dar aquela dorzinha no coração, imaginando as pessoas queridas que vamos deixar no Brasil. Por isso, estamos tentando aproveitar o máximo as nossas famílias aqui.
Realmente ter que começar do zero, depois de já ter uma vida construída aqui é complicado, mas temos consciência que isso será melhor não só para a gente, para os nossos futuros filhos, e que com certeza nos dará força.

Abraço.

p.s.: gostei muito do post! :)

Anônimo disse...

Lindo post Simone...
Que Deus abençoe vcs, estaremos orando daqui pra q esse carro seja enviado por Deus o mais breve possivel. Essa é uma preocupação q temos (como faremos se tivermos um filho no Canadá sem ter um carro?) porém sabemos q Deus fará Sua vontade em nossas vidas...
Obrigado pelas dias, otimo post
P.O.Q.Q.A