O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

+ Canadá quinta-feira, novembro 19, 2009




Oi pessoal, quero escrever um pouco mais sobre o que aprendi aqui no Canadá especialmente em Vancouver.

- A Lions Gate Bridge foi construída pela família Guinness para uso particular e depois foi adquirida pelo governo de BC.
- O seguro de carro paga por um carro alugado enquanto o seu está na oficina. No Brasil se seu carro estiver na oficina (mesmo que o seguro esteja pagando) você fica à pé. E por causa disso, empresa de alugar carro, dá muito dinheiro aqui, diferente do Brasil.
- A temperatura do Canadá também é medida em Celcius. A sensação termica é diferente, tipo, quando está 10º no Brasil, a gente está morrendo de frio, aqui é frio, mas você não fica morrendo.
- Ainda falando sobre temperatura, a gente não tinha idéia de quanto um dia de sol era valioso, até a gente perder o calor solar diário. A chuva aqui parece que é mais molhada também (brincadeira), é que quando chove e faz frio tudo ao mesmo tempo, parece que chove mais. Ainda não posso falar na neve, mas ontem choveu granizo ("hail" para quem não sabia como eu) e foi bem legal, pois deixou o chão todo branco.
- Aqui o período probatório é realmente levado em conta, algumas empresas são 3 meses outras 6 meses. Você pode ter um ótimo salário, mas se estiver no probatório, não consegue crédito no banco, cartão com limite alto, sem contar que você pode ser demitido mais facilmente. Os benefícios só começam a valer depois desse período também.
- As lojas levam a sério o período de troca. Se você comprar e não gostar ou o produto estiver estragado, é só levar com a nota fiscal que eles devolvem o dinheiro na hora, mas se passar o período de devolução ou troca da empresa, você não consegue o dinheiro de volta.
- As pessoas mudam muito quando saem do seu país. Tenho ouvido muitos relatos de pessoas sobre suas experiencias de mudarem para o Canadá. Eu sei que eu, Simone e Lana mudamos muito também. O mais importante que as pessoas tem me dito é que tudo entra nos eixos, é preciso dar tempo ao tempo. Me disseram que eu não deveria voltar ao Brasil nos próximo 2 anos, pois faria a adaptação mais difícil, mas ainda não decidimos o que vamos fazer.
- O preço de carro é engraçado. Com 10 mil dolares, você pode comprar um carrão, com 5 mil também é possível, aí com 2 ou 3 mil vc compra um carrinho mais ou menos. Aí vc pensa que poderia comprar uma furreca por uns $500 ou $1000, mas eu tenho visto que as furrecas também custam 2 ou 3 mil (vai entender).
- Com as Olimpíadas chegando, ninguém sabe o que vai ser do transito, e acredito que vai ser uma loucura. Imagina se tiver neve, o transporte público as vezes para. Tem muita gente saindo de Vancouver, mas a gente veio para ficar (hahahaha).

e mais:

- Nunca imaginei que iria verificar a meteorologia todos os dias.
- Escrever em blog é legal, ler é mais legal ainda, e receber comentários é o melhor.
- Twitar é com a Simone
- Consegui desbloquear o Wii e agora dá para jogar Mega Drive nele.
- Quero de natal um blu-ray player, um wii fit, um iphone, um carro e uma casa.
- A Lana quer um "picatador" (computador) da Cinderela.
- Vamos começar aprendendo a patinar no gelo, mas ainda tem snowboard e dependendo do resultado e das quedas, ski.

e uma frase:

"Um verdadeiro amigo é alguém que te conhece como você é, compreende por onde você anda, te acompanha nos seus ganhos e seus fracassos, celebra as suas alegrias, compartilha a sua dor e jamais te julga pelos seus erros."

abraços

6 comentários:

Sua vontade disse...

Oi Léo,

Pelo menos a Laninha facilitou a vida do Santa, pois o "picatador" da cinderela cabe melhor no saco dele ou no trenó rsrsrs

Inté, Neuzinha

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Primeiro natal no Canadá deve ser tudo de bom. Adorei essas informações. Muito legal e parabéns pelas conquistas.

E a vida segue...

Ziza disse...

Muito boas suas conclusões ou aprendizados. São de grande valia para adaptação da flia e o compartilhamento c os outros imigrantes ou futuros, tem valor inenarrável. Que Santa Claus lhes deem td o que almejam, principalmente saude e força de vontade para trilhar o belo caminho q escolheram. Abraços!

Sílvia disse...

Espero que a gente mude pra melhor quando mudamos de país kkkk
Eu sei que fiquei muito mais segura e passei a ter certeza da nossa capacidade de adaptação. Como já falamos e não cansamos de repetir. Pra nós foi um banho de humildade e deteminação; dando tempo ao tempo as coisas se ajeitam.
Fico muito feliz que vocês estão indo de vento em polpa.
Beijos e vejo vocês amanhã.

.Daniel.Mariana. disse...

Oi Leo,

Muito legal o post!
Algumas observações:
- Essa tal de familía Guinness até que tinha uns trocadinhos rsrsrs.
- Também não sabia que granizo se chamava hail. Por aqui de vez em quando cai um hailzinho, mas de leve, e uma vez no chão já derrete rapidinho.
- O weather channel é provavelmente o canal mais visto aqui em casa.
- A tua lista de natal ta muito legal, agora é esperar o papai noel rsrsrs.
- Eu e Mari também estamos querendo ir patinar. A gente podia marcar com o todo mundo esse fim de semana ou um dia desses.

Abraços,
Daniel

P.S.: me passa depois teu email que ainda não tenho.

Lá e Dá disse...

Oi Leo
Bacana ver suas impressões sobre Vancouver.
Abraços