O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

Canadenses Frios? sexta-feira, novembro 13, 2009


Antes de vir pra cá, eu participei por uns 2 ou 3 meses de uma lista de discussão do yahoo e li muitos blogues. Lembro bem que principalmente na lista as pessoas adoravam ressaltar o quanto os canadenses são frios, eu vim preparada pra nenhum canadense me falar nem Hi, verdadeiras geladeiras ambulantes, mas confesso que me surpreendi com os canadenses, tudo é motivo pra um inicio de bate papo. Acho que eles se relacionam de forma diferente sim, é claro a cultura é diferente. Mas nunca em minha vida bati tanto papo com pessoas que eu não conheço (isso pq nem sou fluente) como aqui.

Quando fazia inglês pela manhã ia subindo a rua de casa e todo mundo me cumprimentando, gente que normalmente nunca havia visto. No onibus principalmente se eu estou com a Lana, longos papos estão garantidos, sempre começa com as frases "she is so cute..." (ela é tão bonitinha) "how old is she?" (quantos anos ela tem) e por aí vai.

Quando cheguei aqui evitava até olhar pro lado quando saia de casa sem o Leo, evitava qualquer contato visual porque eu não tava a fim de falar com ninguém. Talvez você esteja pensando, e o grande número de imigrantes? Devem ser eles que falam com você. Olha, quando você passa um tempo aqui você aprende a diferenciar até quem é chinês de filipino e de japonês imagina reconhecer um canadense como não fica mais fácil.

Hoje já estou mais tranquila e já não evito falar com as pessoas, estava passeando com a Lana (aproveitando um dia lindo de sol) e uma canadense começou a conversar comigo sobre o tempo (assunto preferido aqui) e me perguntou se tinha visto a neve nas montanhas (sim, as montanhas estão brancas) e daí pra frente, fiquei sabendo até que ela conhecia Foz do Iguaçu enquanto caminhávamos juntas por uns 3 quarteirões. Apesar de muita gente achar que no Brasil falamos espanhol, muita gente aqui conhece o Brasil, sabe que falamos português, conhecem o clima e curiosamente quando você fala Brasil, eles já respondem São Paulo, eu amo passear em São Paulo, mas vamos combinar que não é o lugar mais bonito do Brasil pra se visitar né?

Minha conclusão é, somos diferentes sim, nos relacionamos de forma diferente com amigos, mas os canadenses não são frios, a mulher que nunca tinha me visto queria me dar até as luvas dela porque eu falei que estava com frio.

11 comentários:

Sweet Canadian Life disse...

Sempre ouco que os canadenses sao frios: eu nao acho! Na minha opiniao, nos brasileiros somos frios! Eu pelo menos quando estou no Brasil tenho medo de tudo e de todos e nao converso com ninguem...Aqui e' e' mais relaxante.... Claro que os imigrantes nunca querem conversar com voces... Bom o seu ponto: acho que eles nao sabem se comunicar direito! Quanto aos canadenses? Eles sao super amigaveis e super educados! Quando vamos ao banco, a minha gerente nos abraca e ate' nos beija... E sempre da' uma moedinha pras criancas comprarem besteirinhas na Dollar Store!
Beijos,
Denise

D. e CM. disse...

Simone
Eu noto que muita gente faz terrorismo as vezes com relação ao comportamento do canadense, será que não sao as pessoas que ficam com vergonha de bater papo e que são frias?
Ai tambem eu sempre fui muito bem tratada, desde o motora do bus ate o homeless...falava com a gente, nos dava bom dia etc,

No fundo acho que muita gente é tao traumatizada de algum estranho falar com a gente, que tudo achamos que la vem com 2as. intençoes, e acho que isto leva tempo pra mudar.

Beijos e tudo de bom, aproveite o frio ai pq aqui esta de lascar o calor

Danielle

Temperatura Máxima no Canadá disse...

Olá,

Tb vim preparada pra nem olhar do lada...hahaha Mas me surpreendi com o número de pessoas que conversa com a gente, simplesmente, se vc disser "Hi". já entrei em várias saias justas, pois daí a pessoa queria bater o maior papo e meu inglês mal dava pra pedir água pra beber...hahaha Mas enfim é aprendizado e é ótimo saber que nem todo mundo seja tão frio qto dizem que são...

Boa sorte com os estrangeiros..rsrs

Bjoks

Rosi

Lidy disse...

Oi Simone,
eu e meu marido concordamos COM TUDO que você postou. É isso mesmo, eles adoram uma conversa e tudo é motivo pra isso. Um dia desses estávamos em casa comentando sobre o assunto.
Não concordo de jeito nenhum com a frieza dos canadenses e ponto.
bjos

Lidy

* Cibele & Junior * disse...

Eu tambem concordo cm vc.
Antes de vir pra cá saí dessa tal lista, que é muito boa para algumas coisas, mas tambem tem muita informaçao "errada" como esta de que os canadenses sao frios... Acho que o que pode ter causado essa impressao nas pessoas da lista é que os canadenses nao sao de se meter na vida de ninguem (coisa que alguns brasileiros adoram...rsrs).
Tambem sempre fui muito bem tratada por Canadense tando na rua como nas lojas.
Sorte nossa, nao é??rsrs
bjs

Sua vontade disse...

Oi Simone,

Como comento com vc de vez em quando, eu tenho experimentado excelentes amizades com os canadenses. Desde que cheguei aqui, sempre fomos bem acolhidos por eles. Depois de um ano, nossa lista de amigos canedenses aumentou muito. E a amizade e daquelas de passearmos juntos, frequentarmos as casas uns dos outros, ser convidados pra jantar etc..
Um detalhe q acrescentaria e que com criança, facilita bastante fazer novas conexoes. O outro detalhe e a integraçao na igreja.

Bjim, Neuzinha

Gleydson disse...

Sinceramente eu não sei o que as pessoas que denominam os "não-brasileiros" de frios estão esperando... É muito fácil generalizar.

Da mesma forma, brasileiro se acha muito "quente". Rererererere... Eu já vivi a frieza de brasileiros no Brasil e a "quentura" de canadenses por aqui.

Acho que a gente não deve mesmo é querer ficar rotulando o tempo inteiro. Tem que relaxar e se preparar pro que vier.

Abraços pra vocês 3.

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Muitas pessoas acham que se não for como o brasileiro, é frio. O canadense é diferente e acho que vou gostar dessa diferença.

E a vida segue...

Anônimo disse...

Oi Simone. Das experiencias que tive no Canadá o único lugar que achei o povo mais frio, foi em Toronto. Acredito que pela grande quantidade de asiáticos. Lá eles se fecham nas suas comunidades e praticamente isolam os demais.

Quanto a São Paulo, pelo menos eles não nos reconhecem só pelo Rio de Janeiro (cidade que pensam ser a Capital) e suas mulheres nuas e favelas. Talvez pelo crescimento economico do país, SP esteja mais em foco.

Abs

http://aonorteeavante.blogspot.com/

Lá e Dá disse...

Olá
Acho q. existe um pouco de preconceito, do mesmo modo q. estrangeiros pensam q. o Brasil TODO é perigoso. Acredito q. como os americanos ( esses eu conheço), pode ser q. os canadenses sejam mais reservados, mas isso é relativo. No fim, há pessoas frias aqui, como tb. há aí... e as q. estão sempre dispostas a um bom papo. O importante é manter o canal de comunicacão sempre aberto, tanto para aperfeicoar o inglês, como tb. para fazer novas amizades.
Abracos

fernando disse...

ola, vivo no canada há um tempo, acho o povo canadence muito inteligente e bonito, na minha opiniao o povo mas belo do mundo, mas sobre serem frios ha de se compreender que uma coisa é você começar um assunto ou ser educado, aqui é praticamente uma regra ser educado e dar atenção, outra coisa que voce ser ''amigo'' e nisso os canadences são frios sim, depois de viver um bom tempo no canada você descobre que há muita hipocrisia, eles são fechas e dificilmente fazem uma nova amizade de verdade, as relações são bem diferentes, tive uma namorada canadence e te garanto que é muito estranho, muitos casais não trocao carinho, na vdd a maioria. 40% ou 50% dos casamentos acabam em divorcio e isso são dados oficiais. Ou seja, relacionar-se superficialmente com eles é facil o dificil é se aprofundar pois eles são bom independentes e egoistas. Se alguem pensar diferente eu respeito mas acho que só vivendo alguns anos e tendo mais experiencias para realmente opinar.
Meu email é of_maca@hotmail.com estou aberto a dialogos e trocas de informações.