O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

Child care subsidy terça-feira, abril 13, 2010

Eu tenho aprendido aqui por esses dias que é sempre bom perguntar sobre as ajudas do governo e outras coisas pra diferentes pessoas e em diferentes lugares. Escrevi um tempo atrás sobre a possibilidade de continuar estudando inglês de graça depois do nível 5 (que até onde o ESLA vai), possibilidade não muito divulgada, mas que existe.

Na mesma época que eu estava procurando por inglês intermediario e avançado gratuito, conversa vai conversa vem e fiquei sabendo que existe uma ajuda do governo da provincia de BC para Daycare. Se eu soubesse antes já teria feito muita coisa nesse segundo semestre de 2009, mas também creio que Deus está no comando da minha vida e se descobri agora é porque era pra ser agora.

A Daycare aqui e muito cara, pra uma criança de 3 anos e meio (idade da Lana), que já tem uma certa independência o valor gira em torno e 850 a 1300 dólares full time, pra crianças mais novas o valor é mais alto, por isso eu ainda não tinha colocado a Lana. O governo não banca todo o valor, apenas uma parte. O Valor que o governo assume depende de varias coisas entre elas numero de pessoas na família e renda da família, mas é uma big ajuda.

Pra ter direito a essa ajuda, os dois pais precisam estar trabalhando ou estudando (pra justificar o pedido). No meu caso eu mandei comprovantes do Leo ( 2 ultimos holerites) com o numero de horas que ele trabalha por semana e o meu comprovante de matrícula no Inglês. A resposta sai em 10 dias úteis no máximo. O meu beneficio será pela duração do meu curso, podendo ser renovado a cada novo modulo. Como meu curso é part time a daycare tb será, o governo manda o pagamento direto pra daycare e o que faltar pro valor da daycare é de nossa responsabilidade. O governo pede sempre atualização dos pais, horas de trabalho e salário, para manter o beneficio.

A Tarefa de achar vaga em daycare é ardua mesmo! Foi bem difícil conseguir uma e não era bem o que eu tinha em mente a que consegui. Mas ontem o Leo foi até a daycare pra fazer o primeiro pagamento e encontrou uma canadense que trabalha em uma empresa parceira da que ele trabalha, a mulher perguntou o que ele estava fazendo lá, quando ele respondeu ela falou: Você não encontraria lugar melhor que aqui a daycare é otima (a filha dela também fica lá). Foi um alivio porque até então não tínhamos noção se era uma boa escolha ou não.

Essa ajuda não tem nada haver com o child benefit que é federal. Quem tiver interesse pode ler nos sites sobre o child benefit e o child care subsidy que é a ajuda pra daycare dada pelo governo de BC, lá você encontrará informações sobre elegibilidade e outros detalhes.

8 comentários:

Ma disse...

oi simone, td bem?
ótimas informações, o que eu mais tinha me assustado por aqui era justamente com os preços de day care. se BC tmb oferece uma ajudinha, melhor...
bjos!

Sua vontade disse...

Oi Si,

Que bençao! No tempo de Deus, todas as coisas se ajeitam.
Bom recomeço de aula!


Bjim, Neuzinha

Marilia disse...

Eu fiquei sabendo disto durante minhas aulas no ELSA. me inscrevi, mas nao fui elegivel...eles pedem tantos documentos e o funil eh pequeno,
Boa sorte para vc! Eu nunca trabalhei no periodo de crianca ser pequena,pq nunca me deram a tal ajuda.

Gleydson disse...

Que beleza!!! Tudo vem mesmo em um pacote de acordo com a necessidade. Já começaram as aulas?

Arrumar creche aqui é fogo mesmo... Antes de o Liam nascer eles aconselharam a inscrevê-lo. É mole?

Abraços pros 3.

Anônimo disse...

Oiee,

Esses dias o meu professor estava falando sobre isso, que as vezes as pessoas fazem a inscrição antes do nenem nascer.
Mas, graça a Deus agora vc já conseguiu e pode retornar seus estudos e depois trabalhar!! Que ótimo :)

Bjoo

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Sem as ajudas que o governo dá, a situação seria muito mais difícil com certeza. O segredo é perguntar pra Deus e todo mundo como você disse.

E a vida segue...

2much-ice disse...

Aqui em TO acontece da msm forma.
Boa volta as aulas.

Bjs!

Quel disse...

Oi Simone, que maravilha encontrar teu blog. Coisas de Deus mesmo. Estava eu, aqui na net, em meio aos meus devaneios eternos sobre o Canadá, quando, procurando um novo papel de parede (sobre o Canadá, lógico) pro meu computador, encontro esse espaço.

Comecei a ler o último post e pensei: "não, não pode ser..." você também imigrou! Não, não imigrei ainda, mas isso é um sonho, um plano, talvez um plano de Deus pra minha vida, quem sabe ?!

Sou de Fortaleza e em 2006, morei por um ano em Winnipeg. Foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Uma marca que ficou pra sempre. Acho que o Canadá é uma "doença" boa, quem tem nunca mais se cura rsss.

Infelizmente, tive que voltar, mas trouxe comigo a vontade e o sonho de retornar como imigrante. Não dei entrada em nada ainda, me faltam alguns requisitos... e me falta coragem tb. Coragem de deixar meus pais aqui sozinhos, coragem pra enfrentar as adversidades, pois dessa vez estarei sozinha e imigrarei por Quebec (meu francês ainda é um desafio pra mim).

Choro mtas vezes porque não quero deixar esse sonho me escapar por entre os dedos e nem deixar que o medo q sinto seja maior que a vontade de realizá-lo. Oro a Deus todos os dias pra que Ele ilumine o meu caminho, me dê sabedoria pras minhas decisões e pra que se for da vontade dEle, tudo isso que eu tanto almejo aconteça.

Te peço permissão pra seguir seus relatos, dando uma espiadinha aqui sempre que puder. Ainda não li os outros posts e, mas o farei todos os dias, aos pouquinhos.

Você mora numa terra linda, que carinhosamente chamo de Wonderland. Parabéns pela sua conquista e que Deus te abençoe infinitamente a cada dia.

Bjs

Raquel