O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

Atividade Fisica Durante a Gravidez quinta-feira, setembro 02, 2010

Gente eu NÃO estou gravida kkkkk, ainda... Mas em uma brincadeira uma amiga me disse que quando ela estivesse gravida eu poderia escrever um post sobre atividade fisica durante a gravidez, hoje recebi um email de um site voltado para mulheres falando desse assunto e me deu vontade de escrever, pois estou "rodeada" de amigas gravidas aqui e no Brasil.

A frase que eu mais falei na minha gravidez (4 anos atrás) foi: "Gravidez não é doença" na verdade todos nós nos enchemos de cuidados quando vemos uma gravida, e realmente as gravidinhas tem que se cuidar mesmo, isso não significa comer por dois e nem deitar no sofá o dia todo e pronto. A pratica de atividade física durante a gravidez ajuda o corpo da mulher a se preparar para o parto, na manutenção do peso, reduz a ocorrência de depressão e estresse e ajuda na recuperação pós parto seja ele normal ou cesárea. As gravidas devem sim ter uma alimentação balanceada, cuidar bem da ingestão de calcio e outros nutrientes e praticar atividade física, como não sou nutricionista vou pular a parte da alimentação e vamos pra atividade física.

Quem vai avaliar a sua saúde e dizer se você deve ou não praticar atividade fisica (a atividade fisica pode ser contra indicada pra alguns casos) vai ser seu medico.

No geral gravidas que já praticam atividades fisica antes da gravidez, não precisam mudar a rotina, podem continuar praticando atividade fisica normalmente, mas durante a gravidez NÃO é hora de aumentar intesidade de treinamento, querer virar atleta e se desafiar a atividade física moderada é a mais indicada.

Gravidas sedentárias devem começar com atividades leves. Geralmente o inicio de atividade física é contra indicado nos primeiros 3 meses de gravidez, mais uma vez cada caso é um caso converse com seu medico, mas o que acontece é que neste primeiro trimestre a mulher está mais sucetivel ao chamado deslocamento da Placenta.

As atividades contra-indicadas são aquelas que oferecem risco de traumas como lutas, step, aulas de alto impacto (aeroboxe), esportes com raquetes, bola, surfe, equitação, skate, patins, esqui e mergulho e outras. O corpo da mulher gravida está mudando, o centro de gravidade muda (o equilibrio muda), a mulher fica mais flexivel atividades com impactos podem causar lesões nas articulações e também o deslocamento da Placenta.

Atividades moderadas seriam: caminhadas mais puxadas, pedaladas em bicicleta ergométrica (não corra o risco de cair de bicicleta), musculação leve... é importante a gestante usar o frequencímetro para controlar o aumento da frequência cardíaca, caso você não tenha um, se está fazendo alguma atividade e ofegante pra falar, essa atividade não é moderada diminua o ritmo.

As atividades físicas mais recomendadas são as praticadas na água, como hidroginástica e natação, pois evitam a força da gravidade, logo tem menor risco de lesão nas articulações, diminui as dores lombares e o inchaço e também caminhadas, ioga e ginástica localizada.

Futuras mamães, tomem bastante água e pratiquem alguma atividade. Quem me conheceu na epoca que estava gravida sabe que eu pratiquei atividade fisica até na vespera do parto, caminhei, dancei e dei aulas em sala de musculação (carregava peso e ajudava minha aluna tranquilamente) apesar de ter feito uma cesárea, fiquei muito bem depois do parto.

Estou super enferrujada na teoria e na pratica, mas adoro estudar sobre atividade fisica e praticar, então é hora de mudar essa triste realidade, voltei a "malhar" em academia ontem o que vai render outro post em breve e estou pensando em começar a escrever sobre o assunto.

8 comentários:

Anônimo disse...

Vou salvar para ler no futuro! Pois até lá já vou ter esquecido hahaha

Mas ótimas dicas :)

Bjo

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Minha digníssima esposa nunca deixou de fazer nada por causa da gravidez. As atividades físicas continuaram normais.

E a vida segue...

Flávia disse...

Oi Simone,
Obrigado pela dica do cel, mas como estava em cima da hora, acabei comprando um basico na loja mesmo.
Bjs!

Sua vontade disse...

Atividade fisica durante a gravidez e tudo de bom. Eu fiz hidroginastica numa turma so pra gravidas.Muito dez e recomendo.
Quem sabe vc possa começar a trabalhar com gravidas por ai?!


Abraçao, Neuzinha

Mariana disse...

Adorei o post!!! Estou meio devagar no quesito atividade fisica, ainda estou na fase "so quero dormir", sabe? Mas ja estou melhorando e nao vejo a hora da fase "coelho duracell" comecar! ;)

Beijao, mari

Micheli disse...

Oi Simone!
Essa semana mesmo eu comprei o livro exatamente sobre isso achei, numa livraria de usados por $5!Completíssimo,tudinho inclusive com exercícios e fisio,eu me interesso por tudo isso tb,depois venha aqui p ver.Bjokas bom feriado!

Patitando disse...

Oba! Esse post foi feito para mim... Tive um primeiro trimestre bem intenso, mas já me matriculei na hidro para gestantes e no pilates.

Um abraço e bom final de semana!
Pati

Fabiana Ferlin disse...

Oi, Simone!
Nossa, mas agora tô com uma preguiiiiiça incontrolável! ahahaha
Mas até que ainda ando bastante.

beijos,
Fabi