O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

English 12 sexta-feira, setembro 24, 2010

Quando fui procurar um lugar pra voltar a estudar inglês, me concentrei em encontrar algum lugar em que eu pudesse estudar de graça e que tivesse inglês intermediario e avançado poque os cursos que os imigrantes tem direito aqui a principio são básicos e não era mais o meu caso.

Achei o Lucas Centre que é um tipo de "secretaria estadual de ensino", mas que cada cidade tem a sua, o Lucas Centre é o de North Vancouver. Lá o curso é dividido em Literacy Fundations de 3 a 6 e English 10, 11 e 12.

Quando comecei a estudar lá vi que o curso era diferente de tudo que eu já havia feito no Brasil e aqui de ingles, era como estudar português no Brasil, ler muito, escrever muito, bem profundo mesmo e pra passar de um nivel pra outro tem prova e tem que alcançar uma nota minima. Alguns colegas meus não gostavam muito da ideia de ler tanto e escrever tanto, porque queriam mesmo era melhorar o speaking, eu estava gostando.

Percebi que se falava muito nas vantagens de concluir o English 12 e pegar o certificado, mas eu não tinha entendido muito bem quais eram as vantagens, só havia entendido que o English 10, 11 e 12 era o Inglês de High School.

Esse período os diretores do curso e a conselheira foram até nossa sala pra explicar os objetivos do curso e até que enfim eu entedi porque tem tanta gente lá atrás do diploma do English 12.
O que estou falando aqui vale pra BC, cada provincia aqui tem suas leis. Aqui em BC o ministerio da educação disponibiliza esse curso de ingles em muitas cidades (não sei se todas) cada periodo é de 9 semanas.
Quando você termina o English 12 você pode fazer o exame da provincia e se tirar acima de 70 você não precisa fazer TOFEL, IELS ou qualquer outra coisa pra entrar num college, UBC, BCIT, ou pra fazer mestrado. Você tem até 2 anos depois de concluir o curso pra fazer a prova da provincia e pode fazer 2 vezes, se não atingir a nota que vc deseja. A vantagem do English 12 é que não tem validade.
O que percebi que o pessoal faz é dar tiro pra todo lado, tentam passar nas outras provas e ao mesmo tempo fazem o inglês de high school. Outra opção pra quem tá no curso é fazer algumas matérias online ou levar o histórico de curso superior (traduzido) pra conselheira e conseguir o diploma de high shcool da provincia. Ela avalia o historico e dependendo do que a pessoa estudou durante a faculdade já elimina algumas matérias ou todas e pega um diploma de high school aqui.

Interessante né? Bem, eu estou lá só pra melhorar meu inglês mesmo, já escrevo bem melhor agora e isso me deixa super tranquila, conseguir fazer uma redação em inglês em 15, 20 mim é ótimo, mas depois das explicações que tive estou pensando seriamente em pegar meu diploma também e quem sabe se no futuro eu resolver fazer um mestrado aqui ou qualquer curso vou ter uma prova a menos pra me preocupar.

1 comentários:

Ma disse...

ótimas informações!

go for it!!

abraços