O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

Dirigir na Neve sexta-feira, novembro 26, 2010

Quem acompanha os blogs de quem mora em BC já leu que a região ta de baixo de neve, Nanaimo foi a cidade que mais nevou na província no ultimo final de semana e uma semana depois ainda tem neve pra todo lado, continuou nevando e as temperaturas estavam negativas até hoje. Ontem nevou o dia todo e durante a noite choveu e é aí que a coisa piora muito.

Aqui em Nanaimo na segunda feira da semana passada e ontem as maiores escolas não tiveram aulas, recebi emails de cancelamento de aulas e quando você liga pra cancelar um compromisso (como eu fiz), e avisa que está cancelando porque nunca dirigiu com neve a pessoa do outro lado (no caso de Nanaimo geralmente um nativo) fala: "Tudo bem você realmente não deve dirigir na neve, deixa eu ver nos próximos dias um sem previsão de neve pra agendar aqui"

Eu fugi bastante de ter que dirigir na neve, mas hoje eu tive que levar o Leo pro trabalho porque ia precisar do carro, como eu disse choveu, boa parte da neve acumulada se foi, mas ai se forma uma camada de gelo no asfalto, essa camada se forma em algumas situações, por exemplo em cima de pontes. É horrível dirigir assim, aliás acho que na neve é melhor. O carro desliza de um lado pro outro, você tem que ir bem devagar, tomar muito cuidado nas curvas. Nas ruas principais em que o movimento e grande o gelo vai se desfazendo mais rápido,talvez porque joguem mais sal também não sei, mas nas ruas com o movimento menor é terrível e ai tem sempre um apressado que tá atrás de você numa SUV ou camionete o que faz a tensão aumentar.

Aconteceram muitos acidentes em Victoria e em outros lugares na ultima semana,inclusive com mortes, o comentário das pessoas aqui é que os moradores de BC não sabem dirigir na Neve ou no gelo e pensam que sabem, e é por isso que acontece tantos acidentes.Eu acredito que seja isso mesmo, como neve aqui é algo que não acontece nem com essa frequência e nem com esse volume a maioria das pessoas não tem pneu de neve (eu não tenho), não tem experiência (ai que não tenho mesmo) e ainda assim algumas querem correr e não tomam cuidado. O preço de um pneu de neve é bem salgadinho pra mal usar aqui e deve ser por isso que quase ninguém tem, eu estou convencendo o Leo a comprar correntes pra pneu e colocar no nosso carro.

Eu odiei a experiência de hoje de dirigir com gelo no asfalto, mas vou ter que enfrentar né, até eu poder trocar de carro e comprar um carro com tração nas 4 também, isso muito canadense tem kkkk.

Tem umas dicas bem legais nesse blogue aqui

Festa de Fim de Ano segunda-feira, novembro 22, 2010

No último sábado (20) foi a festa de fim de ano da empresa do Leo, foi no mesmo lugar do ano passado, tudo a mesma coisa, só que dessa vez nós não estávamos mais morando "perto" do local da festa que é um hotel em Downtown. Mesmo assim gostamos tanto da experiência ano passado que decidimos ir, ainda mais que a empresa avisou que ia bancar a ferry pros moradores da ilha, a festa é pra todos os funcionários de BC.

Arrumamos todo o esquema pra ir, tínhamos pelo menos 3 lugares pra dormir (obrigada amigos) e lá fomos nós no sábado bem cedo porque queríamos aproveitar e fazer outras coisas pela grande Vancouver. A Laninha iria brincar com a amiga dela, a que queria morar conosco, e depois ia pra casa da Ana brincar com as meninas enquanto eu e o Leo estivessemos na festa.

Quem tem criança sabe que a mínima viagem requer um monte de detalhes e pra completar estava nevando, o que aumenta o número de roupas e sapatos, totalmente anormal neve em novembro por essas bandas, oficialmente nem é inverno ainda.

Como estávamos em North Van, fomos na loja que o Leo trabalhava encontrar alguns amigos de trabalho dele, foi quando um deles olha pro Leo, que vestia jeans, e fala: "Você vai trocar de roupa né?" a festa é formal, homens de terno mulheres de vestido. O marido engraçadinho responde "Porque? Não posso ir assim não?" Todos começamos a rir, nos despedimos e cada um segue seu rumo. Nesse momento olho pro Leo e pergunto: "Você trouxe as roupas?" ele "não, você não trouxe?" Recapitulando: mil coisas de criança, roupas, neve, balsa, 1 hora e 40 de travessia e o terno do Leo que estava junto com o meu vestido ficaram? Isso era por volta de 1 da tarde a festa começava com um coquetel as 6 da tarde, festa canadense é cedo e pontual. Lá vamos nós pro shopping mais perto procurar terno e vestido pra comprar. Que estresse, eu não sou o tipo de mulher que adora comprar e em segundos compra um vestido, eu sou do tipo que olha 10x o mesmo vestido pra ter certeza e agora teria horas pra me decidir.

Conseguimos comprar as roupas, infelizmente praticamente perdemos um dos nossos compromissos. Como já disse a festa foi no mesmo estilo da do ano passado, mesmo estando muito mais frio esse ano, a mulherada continuou usando decotes, tomara que caia, vestidos curtos, sandálias e claro muita maquiagem. Tiveram os sorteios maravilhosos como da outra vez e este ano ganhamos um gift card do Earls de 50 doletas ÊÊÊÊÊÊÊ!!!!!!! Era o menor premio, o melhor é uma viagem com acompanhante pra qualquer lugar da América do Norte, mas tá bom né, melhor que nada.

Abaixo algumas fotos dessa segunda feira aqui em Nanaimo

Consegue ver o passarinho?



As botas sumiram na neve




Ela tá feliz brincando...eu tive que limpar a frente da garagem pro carro entrar



PS: Quem quiser que eu responda alguma pergunta deixa o email pra mim no comentario.

Essa é pros Residentes e Futuros Residentes de BC quinta-feira, novembro 18, 2010

Eu curto muito Glee, adorei o mash up de Singin in the Rain e Umbrella e tem tudo haver com os moradores da região de Vancouver e da ilha de Vancouver também.
Eu me sinto assim aqui:
I'm singing in the rain
Just singin' in the rain
What a glorious feeling
I'm happy again ...



In the Darkness terça-feira, novembro 16, 2010

Ontem era uma segunda feira qualquer na Casa "O Canadá me quer", a letra maiúscula da Casa é porque agora moramos numa casa e estou amando (assunto pra outro post).

O marido chegou do trabalho e eu estava na cozinha terminando de preparar o jantar, dei banho na Lana tomei banho, jantamos e antes das 20:00 estávamos prontos pra ver um filminho em família. O filme escolhido "Cronicas de Narnia". O marido ganhou o BD e eu queria ver junto com a Lana, que recebeu do pai via DNA gosto por filmes.

Quando estávamos todos prontos pra ver o filme as luzes se apagaram, em 1 ano e meio morando aqui no Canada nunca tinha ficado sem luz. Antes que os engraçadinhos de plantão coloquem a culpa na linda Nanaimo, ontem durante o dia anunciaram na rádio que a cidade de Vancouver estava sem energia e mês passado faltou energia lá também.

Se você pesquisar no google sobre falta de eletricidade pelas bandas de BC vai ver que acontece até muito, mas ainda não tinha acontecido conosco por aqui. O fato é que não estávamos nem de longe preparados pra ficar sem eletricidade. Abrimos a cortina da sala e vimos que na rua estavam todos sem luz. A janela da nossa sala é enorme, modelo canadense mesmo, como o céu estava estrelado a luz da lua junto com o monitor do notebook nos ajudava a não ficar totalmente no escuro.

Foi quando o marido se lembrou que talvez tivéssemos em casa velas, as do aniversário da Lana. Eu sinceramente não tenho ideia de porque guardamos essas velas, mas por incrível que pareça depois de uma mudança ele sabia exatamente onde estavam as coisas de aniversário e veio pra sala com 2 velas, 1 do numero 3 e 1 do numero 4. Junto com as velas tinha um isqueiro que só serve pra acender velas de aniversário. Acendemos a primeira que começou a tocar parabéns pra você, sinal que durante a festa ela não cumpriu seu propósito pois ninguém aqui tinha ideia de que a vela era musical.

Falei pro marido ligar pra Landlady e perguntar se ela não tinha velas pra emprestar, pois em coisa de 5 minutos a vela de 3 anos já era. A casa dos donos da nossa casa fica em frente a nossa, e ela sempre está querendo nos ajudar até com sugestões de decoração (assunto pra outro post), esse era o momento de pedir ajuda.

O Marido ligou e quando a mulher pergunta "How are you?" O marido engraçadinho responde "I'm here in the darkness." Canadense não entende esse tipo de gracinha, então ela responde "Todos estamos." (será que ela pensou que íamos reclamar porque a luz acabou?) O marido engraçadinho não satisfeito ao invés de pedir logo as velas pergunta "O que vocês fazem nessas situações?" E a canadense que mostrou um certo senso de humor responde "Bem, você pode acender algumas velas e esperar a eletricidade voltar, se demorar muito e melhor e dormir. Você também pode ver um filme no seu notebook." O marido aproveita a deixa e solta "E você por um acaso tem alguma vela pra me emprestar, porque as minhas de aniversário devem acabar nos próximos 2 minutos."

Ela prontamente fala "Pode vir buscar." O marido veste casaco, coloca sapato e sai no vento forte, que talvez seja o culpado pela falta de energia, e volta com um saco de velas que não necessitam ser devolvidas, tenho estoque agora que deve dar pra pelo menos uns 6 eventos desses. De acordo com o marido a casa deles estava todo iluminada com velas, a lareira acesa e o filho dela estava vendo um filme no notebook.

Quando você fica sem energia nas bandas de cá você fica sem fogão e sem aquecimento também. Como o inverno está chegando com a promessa de ser um dos piores dos últimos anos por essas bandas (parece que na próxima semana já vai nevar por aqui, o que realmente não é normal). Já fiz minha listinha e vou providenciar, mais velas, uma lanterna, madeira sei lá o que mais e aulas de como acender a lareira pra garantir luz e aquecimento num possível evento com esse. Suco e biscotinhos nunca falta em casa que tem criança.

Já sentiu vontade? domingo, novembro 14, 2010

De sair dançando como no video aí de abaixo? Eu adoro brincar de cantar e dançar e agora tenho minha companheira de aventuras (Lana) pra me acompanha nessas brincadeiras. Da uma olhada nesse video, muito bom



Dando umas voltinhas segunda-feira, novembro 08, 2010

Eu ainda não consegui conhecer muito aqui de Nanaimo, foram apenas 9 dias até agora, mas tenho gostado daqui. Outro dia fui dar uma volta com a Lana pelas lojas ao redor da nossa casa. Tem Canadian Tire, Costco, Walmart e o Woodgrove Mall (que é o maior shopping da ilha) tudo a 10 minutos de caminhada. Esse dia não tirei fotos porque foto de loja não interessa né. No último domingo demos uma volta em Downtown, como eu disse no outro post, Downtown é a parte velha da cidade e é também onde chega a Ferry que vem de West Van, tem umas ruas bem charmosas, muitos restaurantes e é bem bonito, vai algumas fotos.







Com pressa pra chegar aqui ou pra ir embora, em Downtown mesmo você pode pegar o hidroavião e em 15 minutos chegar em Downtown Vancouver ou em Richmond no YVR. Aqui tem aeroporto com voos regulares, a parte interessante dessa opção é que é rápido, o acesso é facil e não é tão cara (não que eu ache barato).



Embora o frio já tenha dado as caras por aqui o pessoal continua praticando esportes na água #medodessaágua


Eu ia nas praias perto da minha casa hoje, mas no acesso mais perto da minha casa tem uma escadaria de uns 200 degraus pra descer até a praia, como eu estava com a Lana e chegamos até a escada caminhando eu desisti. Estou louca pra ir lá ver porque dizem que são lindas as praias.


A vista lá de cima das escadas.


Outra coisa que chama atenção aqui são os animais na rua, essa dupla aí vem todos os dias na frente da nossa casa fazer um lanchinho.


Outro animalzinho facil de achar pelas ruas são os coelhos, hoje vimos um enquanto estavamos andando, a Lana se encantou e quiz tirar uma foto perto dele.

O dia da mudança quinta-feira, novembro 04, 2010


Esses ai no bolo somos nós kkkk, foi um dos encontros que tivemos com amigos antes da mudança, a dona dessa arte é a Maria que faz bolos lindos e deliciosos em Vancouver.

Bem vamos ao dia da mudança, essa foi a nossa primeira mudança aqui, a mudança da casa do Gleydson pra nossa outra não conta né. Nós decidimos tentar fazer nossa mudança o mais barato possível, a empresa deu um valor fixo pra mudança que até daria pra pagar uma empresa e tal, só que não tínhamos tantos moveis então era melhor colocar a mão na massa e economizar o dinheiro pra comprar moveis ja aqui. Mesmo colocando a mão na massa uma mudança aqui não fica barata eu anotei todos os gastos com a mudança e posso dizer que se você calcula o óbvio vai achar barato, se vc calcula todos os gastos com a mudança vai ver que não é tão barato assim.

Nós decidimos não trazer algumas coisas, anunciei minha mesa no craiglist e vendi em 24 hr ( Obrigada Neuzinha e Michele pelas dicas), resolvi deixar o sofá da sala (que eu ganhei da dona do basement na época com 6 meses de uso) e traria um sofá cama se coubesse na Cargo Van. Tivemos que comprar algumas caixas mas os amigos Ana e Andre nos deram uma super mão emprestando malas e nos arrumando algumas caixas(vocês não tem ideia de como ajudaram)


Outra coisa pra se considerar é que estávamos vindo pra ilha então teríamos que pagar a balsa, a cargo van custou o mesmo que um carro pequeno, um caminhão seria mais caro. O Léo conseguiu transferir a cargo van pra loja dele aqui então ele não precisou pagar a balsa de volta ou mais dias de aluguel.

Na sexta antes da mudança pegamos a Cargo Van e com a ajuda do Dario(obrigada mais 1x), colocamos o sofá cama e o box da nossa cama dentro e vimos que daria pra trazer, se não desse iríamos doar o sofá cama na sexta mesmo. No sábado de manhã o Denis (muito obrigada tb) veio logo cedo nos ajudar com o restante das coisas.

Eu me esforcei muito pra não juntar muita coisa nesse período de 1 ano e meio em North Van, mas como juntei! Em fim eles carregaram a Cargo Van e nosso carro em pouco mais de 1h. Nosso objetivo era conseguir chegar na Ferry até as 10:30 pra pegar a de 12:30. Você pode reservar o lugar do seu carro, mas tem que chegar 1h antes da partida pra garantir a reserva, não pode mudar a reserva e paga 17,00 dólares. Por isso nós resolvemos não reservar, sem falar que ia ser uma pressão e um gasto a mais. As 9:30 já estamos prontos pra partir.


As 10:00 seguimos pra ferry, pra nossa alegria a ferry de 10:30 estava um pouco atrasada e poderiamos entrar nela, nada mais perfeito poderia acontecer. Um outro casal de amigos que mora em North van (obrigada Gabi e Gui) atravessou conosco pra nos ajudar do lado de cá a descer a mudança. Eu fiquei com muito medo de ficar kkkk estavamos em 3 carros, o Leo dirigiu a cargo, eu o nosso carro e o Gui o dele. O meu era o ultimo da fila, todos foram entrando e eu e a Lana ficando, tava morrendo de medo de não conseguir entrar, fui o ultimo carro a entrar mais entrei kkkkk.

O nosso trajeto foi Horseshoe Bay to Departure Bay


A chegada aqui foi engraçada, pq a cidade é pequena mais nem tanto, então embora tenhamos combinado o que fazer os carros foram saindo da ferry e fomos nos perdendo, viva o celular, conseguimos nos achar e chegar na nova casa.
Já estamos quase instalados, ja compramos o novo sofá e mesa, a casa começa a tomar forma, nos proximos posts escrevo mais sobre a cidade que é cheia de animais pelas ruas.