O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

1 Mês em Nanaimo e a Readaptção quarta-feira, dezembro 01, 2010

A Priscilla deixou um comentário me pedindo pra eu falar mais sobre a readaptação, resolvi esperar um pouco mais pra falar sobre o assunto, depois de pelo menos 1 mês morando aqui. Bem, mudança é mudança as coisas mudam, profundo né? kkkkk. O que eu quero dizer é que requer sim uma re-adaptação, mas eu acho que tudo depende de muitos fatores, pra quem já trocou de país o que é trocar de cidade não é mesmo?

O fato de estarmos na mesma província (estado) ajuda bastante, as cidades tem leis municipais diferentes, muita coisinha muda, mas muita coisa continua igual e você só tem que encontrar os lugares que você já sabe que existem. A parte difícil é que eu já tinha uma rotina em North Van, já tinha cabeleireiro, dentista, médico, igreja e por ai vai.

Chegando aqui tive que mudar alguns planos pra voltar pro mercado de trabalho que já estavam em andamento, talvez tenha que viajar pra fazer provas e tal. Em contra partida, quando estávamos resolvendo se viríamos ou não, conversamos com alguns canadenses do nosso grupo da igreja, todos sem exceção nos falaram pra vir e um deles nos falou "Lá na ilha as coisas funcionam melhor que aqui porque o governo está lá, daqui alguns anos pretendo me mudar pra lá." E não é que é verdade, depois vou falar mais sobre esse assunto, mas já percebi isso porque transferi meu Skills Connect pra cá (que é um programa do governo de BC), uma coisa compensa a outra não é mesmo.

Ainda não temos uma igreja aqui e isso é muito ruim, a igreja de Vancouver nos ajudou muito na adaptação. Pegamos algumas sugestões com o pastor da igreja de Vancouver e fomos muito bem recebidos nas igrejas que visitamos aqui mas ainda não nos decidimos.

A Lana está com 4 anos, isso ajuda muito, ela tinha muitos e bons amigos em Vancouver, aqui ela ainda não tem, mas ela não sofreu por estar mudando, não chorou, não reclamou. Eu sei que ela sente falta das amiguinhas porque ela sempre fala nelas e agora ela me pede pra brincar com ela o tempo todo, por outro lado ela agora tem espaço e eu percebo uma grande alegria nela por poder correr dentro e fora de casa, poder gritar a noite, falar alto, cantar, também vou falar mais em outro post. Quando fomos pra festa da empresa, no sábado a noite depois de ter visto algumas amiguinhas e brincado bastante ela falou "Quero ir pra minha casa, pra Nanaimo" coloca uma pronúncia canadense aí nesse "Nanaimou"

Aqui em Nanaimo quase não tem imigrantes, é fácil notar que você está no Canadá e não em um universo paralelo onde a China faz divisa com o Iran, mas todos "falam" inglês, just kidding. Não precisa muito pra perceber a diferença, é só ir ao Tim Hortons ou qualquer outro lugar onde normalmente você seria atendido por um imigrante e dar de cara com um nativo pra perceber a diferença. Sabe aquela coisa de filme, quem trabalha nas lanchonetes são os adolescentes que querem juntar dinheiro pra faculdade? E no caso do Canadá muitos aposentados também, porque aqui eles não param de produzir. Veja bem não estou dizendo que não tem imigrante, mas que nós imigrantes somos minoria aqui.

E numa cidade predominantemente de nativos, ao contrário do que muita gente diz por aí, as pessoas não são frias, muito pelo contrário. É fácil bater papo com as pessoas pelas ruas, pelos parques, rec. Centres, clima de cidade pequena, isso também facilita a readaptação. Já conheço até alguns vizinhos, já bateram na minha porta pra me conhecer e se apresentar. Não tenho amigos aqui ainda, mas isso é questão de tempo e como não estamos longe de Vancouver, tenho contato com os amigos de lá e já estamos esperando algumas visitas por aqui.

É difícil acreditar que Nanaimo tenha apenas 80 e poucos mil habitantes, parece muito maior a julgar pelo movimento nas rodovias e nos shoppings. Isso acontece porque Nanaimo, que é a segunda área metropolitana mais povoada da Ilha, é também a cidade que abastece comercialmente as cidades da região, sem falar que é o ponto de chegada do pessoal que quer ir sufar em Tofino, onde o pessoal surfa até no inverno.

Acredito que a predisposição pra uma possível mudança ajuda muito, nós estavamos predispostos a mudar e ainda estamos com "a mala na cabeça". O engraçado é que um mês atrás eu me despedia de alguns amigos e falava " A gente volta daqui uns 6 meses ou 1 ano", mas depois de viver a diferença do custo de vida com uma qualidade de vida maravilhosa, eu até volto porque acho a grande Vancouver maravilhosa, mas também torço pra poder ficar um bom tempo por aqui, não tenho pressa. A diferença de custo de vida é gritante, quero viver mais isso pra depois escrever, mas só pra dar uma idéia a diferença de preço entre uma daycare aqui e uma no mesmo padrão em Vancouver é 200 dólares por mês.

Enfim, tem sido muito mais fácil do que eu imaginei que seria, com perdas e ganhos, mas com mais ganhos que perdas. O meu futuro a Deus pertence.

4 comentários:

Gleydson disse...

Mudança é algo que muda a gente pra sempre! RARARARARA!!! Você começou.

Tudo se assentando muito bem pra vocês, maravilha! Na despedida eu já disse: "se voltarem!"

Se estiver bom, não tem porque, né?

Beijos!

Luciana disse...

Adorei seu post, super completo e alentador!

Acho que nada é melhor que morar em cidade pequena, mas que ainda seja próxima das facilidades de uma cidade grande. A gente morava na Australia antes de vir pra cá e lá, morávamos em uma cidadezinha mineira de 30 mil habitantes no meio do outback a 600km da capital. Isso sim, não foi nada divertido. Agora, morando em Nanaimo, vc tem as delicias e vantagens de uma cidade pequena e ainda pode matar a saudade das coisas que gosta e só existem em Vancouver de vez em quando. Eu acho perfeito.

Espero que minha experiência seja tão positiva quanto a sua!

Beijos!

Lu

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Que bom que a readaptação está indo bem. Também estou nesse programa Skills Connect do governo. Tá ajudando bastante.

E a vida segue...

Priscilla, Mauricio e João Pedro!! disse...

Oie,
Obrigada por fazer um post pra responder minha perguntinha, hehehe.
Na verdade é bem o que vc escreveu mesmo, ja mudamos de pais o resto fica facil. Além do mais ja temos um pouco de experiência e sabemos como funcionam as coisas por aqui e isto muda pouco de uma cidade para outra.
Legal vcs estarem se adaptando,
Bjo,
Pri.