O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

É Mágico sábado, dezembro 25, 2010


Eu tinha muita coisa pra escrever esses dias, mas o tempo estava curto. Fazendo um resumo, por aqui vai tudo bem, as coisas tem caminhado muito bem graças a Deus.

Retomei meus projetos e entre eles estava tirar o certificado de first aid & CPR, teoricamente eu podia fazer os mais simples, mas resolvi fazer o Standard First Aid e o CPR C que ensinam como lidar com criança também e geralmente são os que os empregadores pedem. Foi super cansativo, 2 dias inteiros de curso com prova no final, mas eu amei, recomendo pra todas as mães kkkk. Eu estudei primeiros socorros com RCP na faculdade, o que achei mais legal de refazer um curso aqui, foi ter tudo voltado pro Canadá, pras situações que podem ocorrer aqui.

Os pais do Leo chegaram bem, eu acho que não comentei aqui, mas apesar de agora eles terem que pegar um voo a mais pra chegar aqui, ficou mais barato, coisas do Canadá. Pra voar daqui de Nanaimo é mais barato do que de Vancouver (YVR em Richmond), o detalhe é que faz escala lá de qualquer forma. O mesmo aconteceu quando comprei meu sofá novo depois da mudança, o jogo de 3 peças ficava mais barato do que se eu comprasse só o sofá de 3 e 2 lugares sem a poltrona, vai entender.

Nas malas vieram vários tesouros, presentinhos inesperados, cuidadosamente escolhidos ou feitos por pessoas que amamos. Foi uma delicia receber tanto amor nesses mimos. Alguns presentinhos eu já esperava, imaginava ou sabia o que seria, mas uma amiga conseguiu me surpreender por completo.

Fiz meu segundo peru de Natal, e ficou ótimo, humilde eu! Eu ia fazer o cranberry sauce pra acompanhar, ano passado passamos uma parte do Natal com uma família canadense e eu amei. Pensei em ligar pra Ruth e pedir a receita, foi quando o Leo perguntou pros colegas dele aqui e eles falaram "quase ninguém faz, vc compra pronto." Um deles trouxe ontem aqui em casa pra nós e o molho pronto é otimo uma delicia, fica a dica.

Lembra da boneca da Lana? Pois é o Leo achou depois o Woody junto com a Jessie de promoção, ele comprou, empacotou, e colocou debaixo da árvore no lugar da Jessie. A Lana percebeu que faltava o nome dela no presente, mas foi só. Ontem quando a Lana abriu o presente ela ficou sem ar de felicidade, ela jurava que ia ver a Jessie que ela embrulhou e de repente tinha os dois lá dentro. Foi otimo, os olhinhos dela brilhavam, ela não podia acreditar, quando perguntamos "O que aconteceu Lana? Como o Woody foi parar aí?" ela respondeu "É magico" tenho certeza que esse natal vai ter um lugar especial na caixinha de lembranças dela.

Porque um menino nos nasceu, um filhos se nos deu e o governo estará sobre os seus ombros. Isaías 9:6

O que tem pro Natal? quarta-feira, dezembro 08, 2010

É estranho pensar que o ano tá acabando de novo, que vai ser nosso segundo Natal aqui, como passou rápido, quantas montanhas russas de emoções esse ano, mas muuuuuiiitooo mais coisas boas que ruins, graças a Deus.

Eu adoro o clima de natal aqui, é impossível não lembrar que é quase natal. É tanta coisa legal acontecendo, pena que não da pra ver tudo. Aqui em Nanaimo as casas já estão ilmuninadas, eu acho lindo! Em North Van fica lindo também! Eu não iluminei nossa casa, acabamos de mudar, comprei sofá novo, mesa nova, melhor não empolgar né, mas coloquei alguns enfeitinhos pelo menos na porta de entrada e do lado de dentro. Eu queria trocar a árvore também, ela é pequena, compramos ano passado, mas me contive.

Eu e o Leo desde de que a Lana nasceu resolvemos não destacar a figura do Papai Noel no Natal, mas também não implico com o velhinho não. Outro dia a Mi me passou o site do Magic Santa que é muito legal e eu fiz pra Lana, ela amou. Também fomos no shopping e ela bateu um papo com o Santa, sem problemas. Só que nós não damos nosso mérito pra ele não kkkkk vê se eu vou comprar presente e o santa levar o mérito kkkkk.

Nas últimas semanas temos perguntado pra Lana o que ela quer de Natal, ela fala um monte de coisa, toda hora muda, e pergunta "Esse é caro? posso ter esse?" uma fofa. Por fim ela decidiu que queria uma boneca da Jessie do Toy Story 3. Ela passa o tempo todo falando que é uma cowgirl e gritando "IHA" pela casa. Fomos no shopping domingo e a boneca estava de promoção, a que fala não sei quantas frases (já vou preparar meus ouvidos). Confirmamos com ela se era mesmo o que ela queria e ela disse que sim, compramos e falamos pra ela "mas é pra abrir no Natal Lana, tudo bem? pode ser?"

Eu preferia comprar sem ela ver e embrulhar, mas estavam acabando as bonecas, o Woody já tinha acabado (ela queria os dois), corríamos o risco de ficar sem nenhum. A Lana ficou com a boneca na caixa até chegar em casa, apertando o botão e ouvindo a boneca falar. Chegando em casa ela logo falou pro Leo "Papai, me ajuda a embrulhar minha boneca e colocar em baixo da árvore, porque eu não consigo fazer sozinha" o Leo enrolou um pouco e ela ficou brava "Pai, eu preciso colocar meu presente embaixo da árvore, você tem que me ajudar."

Ela deve ser a única criança que sabe o que vai ganhar, ajudou a embrulhar e colocou embaixo da árvore. Agora ela fica falando que quando a neve cair ela pode abrir, como a neve provavelmente volta a cair antes do natal eu respondo "Não, é no Natal no Christmas Eve" e ela: "Ah! Tá! É no dia que o Santa vem né?" eu: "não Lana, o Santa não vem, mas eu te falo quando for Natal."

Vamos ganhar de presente a visita dos pais do Leo aqui no Natal. Minha mãe não pode vir porque receberemos um presentinho no Brasil também que é o meu sobrinho que nasce pertinho do Natal, com certeza vai ser um fim de ano muito bom aqui e no Brasil também.

E falando em Natal, fica pra vocês uma música que eu gosto muito do grupo canadense Downhere. "How many fathers gave up their sons for me? Only one did that for me"


I wanna go home sexta-feira, dezembro 03, 2010

A Lana de um certo tempo pra cá arrumou uma historia de "quero ir pra casa" já falei isso em outro post, e só tem piorado.

Quando falo pra ela nós vamos sair ela já pergunta "Vamos onde?" depois que eu respondo se não tiver um park, balé ou qualquer lugar divertido no roteiro ela já fala " Não quero sair, quero ficar em casa." Conversa vai, conversa vem, tempo se foi e ela se lembra direitinho quantos lugares eu falei. Se eu falei que íamos em dois lugares e de repente to entrando em um terceiro ela logo grita "Você falou 2 lugares, agora é hora de ir pra casa, pergunta pro seu relógio" ela acha que o relógio me fala o que eu tenho que fazer.

Hoje a tarde saímos pra resolver algumas coisas. Me matriculei no inglês na Universidade da Ilha e resolvi dar uma olhada na daycare de lá, seria uma boa ela ficar pertinho, saindo de lá ela ja falou "Quero ir pra casa" e lá vamos nós outra vez, fala daqui explica dali. Fomos no segundo ponto do roteiro a St. Johns Ambulance pra fazer a minha matricula em curso. Se o ambiente muda pra ingles ela começa "I wanna go home" "I really wanna go home"

Entramos no carro, com mais coisa pra resolver o som ligado e começa a musica do Michael Bublé "Home" nem eu nem o Leo estávamos prestando atenção no que estava passando e ela fala "Ta escutando ele? Ele falou que quer ir pra casa, ele ta falando isso e eu também".

1 Mês em Nanaimo e a Readaptção quarta-feira, dezembro 01, 2010

A Priscilla deixou um comentário me pedindo pra eu falar mais sobre a readaptação, resolvi esperar um pouco mais pra falar sobre o assunto, depois de pelo menos 1 mês morando aqui. Bem, mudança é mudança as coisas mudam, profundo né? kkkkk. O que eu quero dizer é que requer sim uma re-adaptação, mas eu acho que tudo depende de muitos fatores, pra quem já trocou de país o que é trocar de cidade não é mesmo?

O fato de estarmos na mesma província (estado) ajuda bastante, as cidades tem leis municipais diferentes, muita coisinha muda, mas muita coisa continua igual e você só tem que encontrar os lugares que você já sabe que existem. A parte difícil é que eu já tinha uma rotina em North Van, já tinha cabeleireiro, dentista, médico, igreja e por ai vai.

Chegando aqui tive que mudar alguns planos pra voltar pro mercado de trabalho que já estavam em andamento, talvez tenha que viajar pra fazer provas e tal. Em contra partida, quando estávamos resolvendo se viríamos ou não, conversamos com alguns canadenses do nosso grupo da igreja, todos sem exceção nos falaram pra vir e um deles nos falou "Lá na ilha as coisas funcionam melhor que aqui porque o governo está lá, daqui alguns anos pretendo me mudar pra lá." E não é que é verdade, depois vou falar mais sobre esse assunto, mas já percebi isso porque transferi meu Skills Connect pra cá (que é um programa do governo de BC), uma coisa compensa a outra não é mesmo.

Ainda não temos uma igreja aqui e isso é muito ruim, a igreja de Vancouver nos ajudou muito na adaptação. Pegamos algumas sugestões com o pastor da igreja de Vancouver e fomos muito bem recebidos nas igrejas que visitamos aqui mas ainda não nos decidimos.

A Lana está com 4 anos, isso ajuda muito, ela tinha muitos e bons amigos em Vancouver, aqui ela ainda não tem, mas ela não sofreu por estar mudando, não chorou, não reclamou. Eu sei que ela sente falta das amiguinhas porque ela sempre fala nelas e agora ela me pede pra brincar com ela o tempo todo, por outro lado ela agora tem espaço e eu percebo uma grande alegria nela por poder correr dentro e fora de casa, poder gritar a noite, falar alto, cantar, também vou falar mais em outro post. Quando fomos pra festa da empresa, no sábado a noite depois de ter visto algumas amiguinhas e brincado bastante ela falou "Quero ir pra minha casa, pra Nanaimo" coloca uma pronúncia canadense aí nesse "Nanaimou"

Aqui em Nanaimo quase não tem imigrantes, é fácil notar que você está no Canadá e não em um universo paralelo onde a China faz divisa com o Iran, mas todos "falam" inglês, just kidding. Não precisa muito pra perceber a diferença, é só ir ao Tim Hortons ou qualquer outro lugar onde normalmente você seria atendido por um imigrante e dar de cara com um nativo pra perceber a diferença. Sabe aquela coisa de filme, quem trabalha nas lanchonetes são os adolescentes que querem juntar dinheiro pra faculdade? E no caso do Canadá muitos aposentados também, porque aqui eles não param de produzir. Veja bem não estou dizendo que não tem imigrante, mas que nós imigrantes somos minoria aqui.

E numa cidade predominantemente de nativos, ao contrário do que muita gente diz por aí, as pessoas não são frias, muito pelo contrário. É fácil bater papo com as pessoas pelas ruas, pelos parques, rec. Centres, clima de cidade pequena, isso também facilita a readaptação. Já conheço até alguns vizinhos, já bateram na minha porta pra me conhecer e se apresentar. Não tenho amigos aqui ainda, mas isso é questão de tempo e como não estamos longe de Vancouver, tenho contato com os amigos de lá e já estamos esperando algumas visitas por aqui.

É difícil acreditar que Nanaimo tenha apenas 80 e poucos mil habitantes, parece muito maior a julgar pelo movimento nas rodovias e nos shoppings. Isso acontece porque Nanaimo, que é a segunda área metropolitana mais povoada da Ilha, é também a cidade que abastece comercialmente as cidades da região, sem falar que é o ponto de chegada do pessoal que quer ir sufar em Tofino, onde o pessoal surfa até no inverno.

Acredito que a predisposição pra uma possível mudança ajuda muito, nós estavamos predispostos a mudar e ainda estamos com "a mala na cabeça". O engraçado é que um mês atrás eu me despedia de alguns amigos e falava " A gente volta daqui uns 6 meses ou 1 ano", mas depois de viver a diferença do custo de vida com uma qualidade de vida maravilhosa, eu até volto porque acho a grande Vancouver maravilhosa, mas também torço pra poder ficar um bom tempo por aqui, não tenho pressa. A diferença de custo de vida é gritante, quero viver mais isso pra depois escrever, mas só pra dar uma idéia a diferença de preço entre uma daycare aqui e uma no mesmo padrão em Vancouver é 200 dólares por mês.

Enfim, tem sido muito mais fácil do que eu imaginei que seria, com perdas e ganhos, mas com mais ganhos que perdas. O meu futuro a Deus pertence.