O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

Alimentação Infantil no Canadá - Blogagem Coletiva quinta-feira, maio 19, 2011


Esse é um assunto muito interessante. Como é a alimentação infantil aqui no Canadá?
Vou falar de alimentação pra crianças em idade pre escolar que é a idade em que eu tenho vivência.
Aqui nas daycares (creches) ou na pre escola (2 a 3x pro semana por 2 hr e meia), que são as opções de escolinhas pra crianças de até 5 anos, logo na matricula você recebe entre outros papeis um guia de como deve ser a alimentação da criança, já que nas duas opções a criança vai fazer um lanche ou todas as refeições na escolinha.
A necessidade de uma alimentação saudável e muito balanceada e ressaltada varias vezes.
Na ultima daycare da Lana, as crianças ganhavam um adesivo toda vez que bebiam toda a água da garrafinha, o objetivo era incentivar a criança a beber água. Beber refrigerante? nem pensar, inclusive em algumas escolinhas mesmo você mandando suco a criança não bebe, só se depois da água ou seja nunca, porque aí não cabe mais. Sempre primeiro a criança deve comer ou beber o que for mais saudável.
As frutas e verduras são muito valorizadas, e como dizem aqui "monkey see, monkey do" a criança começa a se interessar mais por frutas e verduras por ver todas as outras crianças comendo frutas e verduras também.
Nas festas infantis de aniversário, não tem aquele tanto de doce como no Brasil, no lugar deles costuma ter uma bandeja de... frutas e legumes, isso mesmo. Refrigerante? mais um vez, nem pensar, suco.
Eu particularmente acho muito legal a forma que as crianças aqui se alimentam, como frutas e verduras são apresentadas pra criança e como as escolinhas cuidam dessa parte e a cultura ajuda.
Se você quer saber como é a alimentação infantil em vários países mundo a fora é só clicar no site das Mães Internacionais e viajar pelo mundo.

5 comentários:

Celi disse...

Adorei saber que a alimentação é cuidada nas escolas e nas festas de aniversário. Muito bom seu post!
Um beijo.

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Acho o maximo essa preocupacao com uma alimentacao adequada. Xo refrigerante e fast food. Aprovado.

E a vida segue...

Vancouver +3 disse...

Então minha filha vai se dar bem, ela come todos os tipos de fruta e a maioria das verduras, sem forçar... desde pequena eu a incentivo... gostei muito da postagem...bjs

Lupatinadora disse...

Eu sou viciada em Coca-Cola, tomo um litro por dia, quando tiver filho vou ter que dar um jeito, colocar naquelas canecas de café ou algo parecido, rs rs rs.

Que bom que hoje em dia existe essa consciência, quando eu era criança era porcaria total na hora do lanche. Teremos uma próxima geração mais saudável.

D. disse...

Simone, o Canada esta de parabéns! Mas tb acho q deve ser traumatico p crianças q nao vem de um lar cuja a alimentaçao é assim balanceada. Aqui em casa praticamente nao tomamos refri, sempre fou suco e agua p meu filho, e o suco é feito na hora. COmemos frutas, ou seja, é o q ele ve, se fosse p uma escolinha no canada se adaptaria bem ;)
bjo