O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

De Volta a Realidade e Como foi a Greve? segunda-feira, maio 02, 2011

De volta a Nanaimo cá estou eu novamente. Curtimos muito, mas muito calor no Brasil por 28 dias, tá nos 3 últimos dias tinha um ventinho pra amenizar e foi muito bom.

Eu e o Leo tínhamos muita curiosidade pra saber como seria esse nosso "reencontro com o Brasil", isso porque eu não mudei pra cá porque odeio o Brasil. Eu estava acostumada com os problemas de lá, sem falar que eu morava numa cidade de porte médio, não se compara com as dificuldades de quem mora em cidades grandes e muito violentas. Outra coisa é que eu queria sentir essa diferença quando já tivéssemos saído da fase de empolgação com as maravilhas canadenses e também fora da fase de preocupação com emprego, numa fase mais equilibrada, realista. Por força do destino, queríamos ter ido antes, mas acabamos indo numa "fase de emoções equilibradas". Daqui poucos dias faremos 2 anos de Canada. Eu resolvi escrever uns 2 ou 3 posts sobre o que achamos de tudo algo tipo: "Como foi?".

Pra começar, lembra da greve da VIU (universidade da Ilha de Vancouver)? Pois é, ela durou 5 semanas, muito mais do que os otimistas previam, que era uma greve de 1 semana.

Eu fui para o Brasil e deixei a universidade em greve aqui. Diferente do que eu estava acostumada nos meus anos de estudos no Brasil, os professores aqui são acessíveis, ajudam o estudante aflito (no caso eu com viagem marcada). Regularmente eu recebia email da VIU informando a que pé estava a greve.

Meu professor havia nos adiantado quais seriam os próximos trabalhos, então eu fiz aqui por minha conta o trabalho. Li tudo que eu sabia que era pra ler, troquei 2 emails com o prof. pra tirar duvidas, e na véspera da viagem enviei pra ele o trabalho que ele ia pedir ainda e falei que ia viajar e que se eu pudesse ir fazendo tudo via Internet eu iria. Pra minha alegria o prof. falou que meu trabalho tava ok e que eu estava liberada, estava aprovada.

Pelos emails que recebi, percebi que a universidade e os professores estavam fazendo de tudo pra que ninguém saísse prejudicado pela greve. Eles não fizeram reposição de todas as aulas, mas estavam dispostos a atender os alunos em diferentes horários pra sanar duvidas e ajudar. Moral da historia, aqui tem greve sim, longa, mas pelo menos o aluno é respeitado, ele sabe o que ta acontecendo.

E como nem tudo são flores por aqui, perdi a vaga da Lana na daycare e não to achando outra, na questão vagas em daycare, escolas, atividades extras vou te contar aqui é duro.

2 comentários:

EMN disse...

Oi, deixa te perguntar uma coisa. Se fosse fazer um balanço destes 2 anos, se arrepende? Pretende continuar morando no Canada ou há intenção de voltar? Obrigado

Gleydson disse...

Welcome back! Again. :-)