O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

Welcome to Kindergarten segunda-feira, maio 30, 2011

Quinta passada foi o Welcome to Kindergarten da Lana. O Kindergarten é o primeiro ano da criança na escola, escola mesmo. Traduzindo pro português o Jardim da infância ( lembra do filme um tira no jardim dainfância?), no Brasil seria o Pré.

A criança vai pro Kindergarten no ano em que completa 5 anos de idade, ela pode ter frequentado antes daycare, pre school, ou não. Vou falar de escola publica aqui okay?

O ano letivo aqui começa em Setembro, então no começo do ano você vai ate a escola (em alguns lugares um centro) e registra a criança, faz a matricula. No dia que fiz a matricula da Lana (Fevereiro ou Março) eles me avisaram que la pra Maio, que já ta quase no fim do ano letivo, iria acontecer o welcome to Kindergarten. Quando chegamos do Brasil já tinha um convite bem bonitinho com a data e horário da reunião. Uma semana antes eu recebi um telefone da escola, só pra me lembrar do dia e horário.

Aqui no Canada as pessoas são pontuais, e os eventos (inclusive festas) tem hora pra começar e pra acabar (adoro!!!!). A reunião estava marcada pra ir de 13:00 às 14:30. Cheguei na escola uns 5 minutos antes e já tinha um fila de pais com os filhos esperando. `As 13:00 em ponto a fila começou a andar, a criança pegava seu nome, colava na blusa, e ia pro centro do ginásio onde tinham vários colchonetes com livros pra elas darem uma olhada.

Logo o professor do Kindergarten veio, falando baixo, com uma voz tranquila e deu as boas vindas pras crianças e pros pais. Ele ensinou uma musica que eles irão cantar todas as manhas na escola dando bom dia, e apresentou vários funcionários da escola que estarão em contato com as crianças diariamente. Ele explicou que as crianças iriam participar de varias atividades , durante o tempo que estaríamos lá, e que as crianças da grade 7 iriam ajudar na organização.

No nome da criança já tinha um pontinho com uma cor que indicava qual grupo a criança iria ficar e as atividades iniciaram.

A primeira estação da Lana, foi a de fazer craft. Recortar, colorir, colar, o objetivo final era fazer uma coroa.


Depois de um tempo trocamos de estação e fomos pra segunda parada, onde as crianças brincariam com massinha. O tempo todo a bricadeira era dirigida.

Nossa terceira parada foi "combine letras e números". As crianças pegavam o alfabeto e os números magnéticos e achavam a mesma letra ou numero numa folha.
Saindo de lá seguimos pra sala de musica, ao lado do ginásio, la o professor junto com suas ajudantes, colocaram as crianças pra cantar, dançar, e apontar as partes do corpo ao som de um CD que foi preparado pra dar boas vindas as crianças do Kindergarten. Todas as musicas voltadas pra elas. Eu tentei subir um vídeo dessa parte mas não deu certo de primeira, então vai ficar sem vídeo : (

Logo depois da sala de musica seguimos pra biblioteca. Na entrada tinha uma mesa só com livros sobre o Canucks que esta no final da Stanley Cup ( Go Canucks Go!). As crianças sentaram no tapete e a bibliotecaria, falou com elas. Mais um vez com voz calma, tranquila, ela explicou que uma vez por semana as crianças vão ate a biblioteca e ela conta uma historia. Em seguida as crianças escolhem um livro pra "ler". Ela contou a história da ovelha verde, a latina faladeira, mais conhecida como Lana, era a única que questionava a historinha e participava de tudo o tempo todo. No meio da estória a mulher falou "This is the wind sheep", mas a ovelha estava segurando uma pipa, ai a faladeira logo reclamou "no its not, its a Kite sheep" ai mulher olhou e pra ela e falou "É que o autor escreveu assim."


A ultima parte foi uma volta por toda a escola, pra conhecer o espaço. Depois voltamos pro ginásio, a atividade foi encerrada, e cada criança ganhou uma bolsa com tesoura, massinha, cola, papel colorida, livros, giz de cera, os números e letras magnéticos, tudo que ela precisa pra reproduzir em casa as atividades. Fora isso um cartaz onde eles devem colar recordações das ferias de verão pra levar no primeiro dia de aula. A criança deve fazer como ela quiser, colar fotos, areia, conchinha de praia o que a criatividade mandar.


Eu gostei muito da encontro. Dentro da sacola veio uma folha pros pais explicando o porque de cada atividade, quais desenvolve coordenacao motora fina, por exemplo, que ajuda a criança na escrita e por ai vai. A Lana chegou em casa abriu a sacola e começou a usar o material e o resultado foi a foto de família ai de baixo.


4 comentários:

Neuzinha disse...

Gente, nem acredito que esse dia ja chegou!Como é legal essa fase!
Só tá começando uma linda historia.. Desejo um Feliz primeiro Ano Letivo pra Laninha.


Abraço, Neuzinha

Ana Paula disse...

Pelo jeito que voce descreveu, foi igualzinho como o da Laura. Ate a bolsa que eles trazem pra casa foi igual! heheheheh Uma delicia, ne? A Lana vai adorar ir pra escola!

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Que uma história maravilhosa tenha sido iniciada hoje. Meus parabén pra vocês.

E a vida segue...

Escola Flamboyant disse...

Simone, é tudo muito parecido com o que imaginei, sem espaço para improvisos, com muito cuidado e planejamento respeitando a criança e sua família.
Gostei também do acolhimento à família inserindo-a no contexto da escola.
Não poderia ser diferente, não é?
Tenho certeza que o desenvolvimento integral de sua filhinha acontecerá com naturalidade e harmonia. Felicidades à vcs.