O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

Minha Primeira Entrevista sábado, junho 25, 2011

Sim passei pela minha primeira entrevista. Nos meus planos a partir de Setembro eu iria mandar currículos, mas dai que aqui em Nanaimo eu comecei a conhecer pessoas da área de fitness e por isso já havia mandado 2 currículos. Nos dois casos não havia vaga aberta, mas as pessoas me falaram "me manda seu currículo que quando aparecer uma vaga..." E ai eu mandei. Apesar de ter conversado com as pessoas que contratam nos dois casos, não era uma entrevista, não havia vaga,eu nao estava procurando emprego na hora, foi totalmente informal.

Já falei que estou no skills connect né? Bem, lá eu tenho um career strategist e de vez em quando ele me manda uma vaga na minha área, pela primeira vez resolvi mandar um currículo, o terceiro currículo enviado, mas dessa vez pra uma vaga existente. Afinal, o currículo já estava pronto e eu já tenho algumas das certificações necessárias pra trabalhar aqui.

Enviei o currículo um dia antes do dead line que seria numa quinta e na terça seguinte recebi o telefone me chamando pra entrevista. A mulher queria me entrevistar no dia seguinte, ai eu falei que não podia, e consegui um dia pra me preparar. Liguei pro meu coach e ele ficou super empolgado, por causa da rapidez, da empresa, e já marcou pra eu ir lá pra me preparar pra entrevista.

As entrevistas aqui tem umas perguntas padrões, mas as respostas não são tão padrões assim. A resposta pode mudar de acordo com a empresa, com a vaga e tudo mais. Ele me perguntou minhas duvidas, me fez algumas perguntas pra ver minhas respostas, me corrigiu.

Algumas perguntas aqui são ilegais, por exemplo "De que pais você é?" no entanto as pessoas perguntam por curiosidade, então ele já me falou pra esperar essa pergunta e não levar a mau, afinal de contas eu tenho sotaque. Se você e casado, se tem filhos, qual a sua religião, nada disso pode ser perguntado. Mesmo assim ele me avisou que talvez minha religião fosse questionada, e seria relevante por causa do local de trabalho, e que era pra eu falar que eu era espiritual e sei la mais o que. Isso me incomodou muito, resolvi que se me perguntassem eu ia dizer que era cristã, parecia que eu estava negando Cristo. Eu entendi o que ele quis dizer e tudo mais, mas não dava pra mim, coloquei nas mãos de Deus e resolvi que diria que era cristã.

E lá fui eu pra minha primeira entrevista. Ah! quase esqueço de dizer que foi a primeira vez na vida que fui falar de emprego em atividade física, vestida de saia. Sim minha gente eu vesti uma saia preta, abaixo do joelho, social, com uma camisa, coloquei um sapato, brincos, maquiagem e fui falar de atividade física. Eu uso saia, vestido, mas desse tipo mulher de negócios nunca usei, muito menos pra entrevista pra aula de ginástica, personal...

A mulher não me fez nenhuma das perguntas padrão kakakak, ta bom pra vocês? Ela me explicou sobre a vaga, não tem horário fixo, é um part time. Falou sobre o local (que depois do treinamento eu vejo o que, e se eu posso falar a respeito), de como deveriam ser as aulas e porque. Não me perguntou a minha religião, mas perguntou de onde eu vinha. De onde eu vim era óbvio, era só pra confirmar, o meu currículo é cheio de Brasil nele. Perguntou se eu tinha filho, qual a idade, onde ia estudar, onde meu marido trabalhava, porque nos mudamos pra Nanaimo. E quer saber? Não me incomodou responder nada disso, as pessoas me perguntam isso aqui diariamente é uma curiosidade comum, principalmente aqui que é cheio de nativo, o tom dela era amigável, curioso, as perguntas vinham conforme a conversa seguia.

Ela havia me pedido pra levar os meus certificados daqui (eram pré requisitos pra vaga), eu levei a tradução do meu diploma do Brasil e do meu histórico e a mulher olhou muito o histórico, o que eu havia estudado na faculdade, achou muita coisa, achou interessante, pro meu caso funcionou. Normalmente eles te perguntam se você tem alguma duvida eu tinha 3 perguntas pra fazer preparadas pelo meu coach, mas ela já havia respondido as 3 antes de eu perguntar. Até a clássica "quando você vai ter uma resposta" ela já tinha me dito que no mesmo dia ou no dia seguinte me ligaria, ai eu inventei pergunta né.

No final ela perguntou se eu ainda estava interessada, já que era part time e que eles me chamariam de acordo com a necessidade, e eu disse que sim, que pra mim era uma excelente oportunidade, já que era na minha área, fazendo o que eu gosto e que seria minha primeira experiência no Canada. Saindo da sala ela me perguntou de quantas entrevistas eu já havia participado, eu abro um sorriso e respondo essa foi minha primeira, ela sorri e diz " Você foi muito bem". E assim eu consigo meu primeiro emprego canadense YAY!!!!! Semana que vem vou pro treinamento.

Um dos versiculos que eu mais gosto é proverbios 16:1 "Ao homem pertencem os planos do coração; mas a resposta da língua é do Senhor" Não estava nos meus planos um trabalho agora, mas recebi esse presente de Deus, sem experiencia canadense, sem volutariado, na primeira tentativa. Era o que eu queria, ao contrario da grande maioria pra começar queria um part time, sendo na minha area, perfeito.

11 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, meus parabéns.

Ass. Yuri yurigary@hotmail.com

Cadê Canadá? disse...

Parabéns, Simone!
Agora as portas Canadenses do mercado de trabalho vão se abrir para vc! Rs! Todo mundo comenta que depois que vc tem a tal experiência, várias entrevistas aparecem.... Sucesso!
beijocas
CArina

Ma disse...

Mais uma vez, parabéns!!!!!!!!

Cheers!!!!!!!!

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Primeira entrevista, primeiro emprego. Meus parabéns minha amiga. Isso mostra que as conquistas nunca cessarão pra vocês.

E a vida segue...

Fernanda disse...

parabéns querida!! os que confiam no Senhor são como as rochas de Sião!!! Sucesso e jamais negue a Cristo!! Deus a abençõe!!!

Rafa e Valter disse...

Parabéns, Simone!! Boa sorte.
Bjos

Gleydson disse...

Massa Simone!!! Parabéns!!!

Isso é que é ir no alvo. 1a entrevista, 1o emprego. ;-)

Onde vai ser a festa?

Beijos!!!

CF_Leo disse...

Que maravila Si, parabens. Muitas saudades. Léo(geleia)

Fran disse...

Parabéns, Simone!!
Nossa família fica muito feliz por você.
Grande Deus, grandes experiências...
Beijo.

Flávia disse...

Oi Simone,

PARABÉNS!!!!
Nossa, fiquei muito feliz por você!
Bjs,

Flá

Fabiana Ferlin disse...

Parabéns, Simone!
Que legal! Fico super feliz por você!
Beijos