O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

"Medico de Olhos no Canada" sexta-feira, março 23, 2012

Sim eu sei que o medico que cuida de olhos é o oftalmologista, vou explicar o título. Há algumas semanas atrás algumas enfermeiras foram na escola da Lana pra fazer testes de visão e audição nas crianças, caso notassem alguma alteração mandariam uma carta pros pais com um encaminhamento pro especialista. Eu recebi a tal carta encaminhando a Lana pra uma avaliação no Oftalmologista ou Optometrista quem quer ler mais a respeito da diferença pode ler aqui. Mas a verdade é que no Brasil isso não é comum e eu fiquei com o pé atrás.

Liguei pras enfermeiras, no papel falava pra ligar em caso de duvida, e elas me explicaram que em um teste em 3D a Lana falou a forma da figura errada, eu sempre me pergunto se não tem haver com o fato dela ser bilingue. Pedi pra elas indicação de profissional e perguntei a diferença.  Entrei na net e pesquisei sobre os oftalmos daqui, por aqui existem 2 (cidade com 80 mil habitantes) e os dois treinam onde eu trabalho, eu já treinei um deles algumas vezes, li o que as pessoas falavam a respeito dele e todos falavam que ele era ótimo, mas muito ocupado, demorava conseguir vaga e tal, os dois são cirurgiões também. Então liguei pra uma amiga aqui que é enfermeira e casada com um medico e perguntei pra ela, ela me recomendou  marcar o optometrista, e me indicou um perto da minha casa.

Fui fazer um trabalho administrativo num sábado e o oftalmo estava lá, ele puxou assunto comigo e eu aproveitei e comentei que teria que levar minha filha pra uma avaliação, que tinha visto que ele tem ótimas recomendações, mas que não tinha marcado porque vi também que ele era muito ocupado, e que estava com o pé atrás com o optometrista. Ele me explicou que na America do Norte existem os dois, que eles se chamavam de Doutores mas que estudavam só 2 anos, são tecnicos e deu pra perceber que oftalmos não confiam em optometristas pra diagnosticar. Ele me perguntou qual eu havia marcado, e falou que o cara era bom. No fim ele falou "Vai lá, se você não ficara satisfeita pede pra encaminhar pra mim, e fala comigo." Fiquei bem mais tranquila de saber que tinha um plano B.

Fui pra consulta pensando, se ela falar que esta tudo okay ótimo. Se ela falar que tem qualquer problema vou pedir pra ir ao medico. Graças a Deus estava tudo bem, e eu gostei muito do atendimento, muito mesmo, das explicações dos testes e do modo que a optometrista conduziu todo o exame com a Lana. Mas é bem verdade que o numero de optometristas é enorme, e que existe como em toda area muitos não são bons. O negocio é pesquisar antes de escolher um.

Greve parte 2 sábado, março 03, 2012

Pra quem não entendeu o título, é por causa da greve na VIU ano passado, falei disso nesse post aqui.

Pois é as escolas de BC estão de greve desde o inicio do ano letivo (Setembro), mas até agora os professores estavam deixando de fazer alguns trabalhos administrativos, falar com os pais, fazer os report cards, e os alunos estavam saindo 15 minutos mais cedo de segunda a quinta. Só que não surtiu efeito, e na próxima semana as crianças não terão aula por 3 dias consecutivos.

Pelo que eu entendi diferente do Brasil aqui os professores tem que ganhar o direito de paralisar totalmente, eles ganharam  o direito de parar por 3 dias consecutivos e depois disso 1x por semana, mas tem que avisar os pais 2 dias antes. O que não deixa de gerar transtornos num pais lotado de imigrantes sem família pra ajudar (como é o nosso caso), e com tamanha dificuldade pra arrumar vaga em daycares.

Eu e o Leo pensamos em diferentes possibilidades. Eu tenho uma baby sitter que vem pra mim quando eu preciso e a Lana adora, mas por 3 dias ia doer um pouco no meu bolso. Daycare por dia ficaria mais em conta, liguei pra uma que a Lana já frequentou aqui e não tinha vaga. Também tenho uma amiga que tem uma babá que a ajuda a cuidar das crianças, e ela me ajuda quando preciso, sempre me oferece, mas eu sei que essa semana ela tem um problema serio pra resolver e eu não queria pedir pra ela. Resolvemos improvisar e se necessário tirar horas off ou leva-la pro trabalho conosco, nós dois já fizemos isso em situações em que seria por 1 ou 2 horas .

Como Deus é bom, hoje de manha  recebi um telefonema da minha land lady, que também é minha vizinha, me perguntando se eu já sabia o que iria fazer e me dando uma ótima opção. Como era de se esperar, algumas escolas de de dança e artes abriram boot camps (cursos intensivos) pra atender as crianças nos dias e horários que as escolas não estão funcionando e com um preço super bom, problem solved.

Os professores de BC estão pedindo aumento salarial e melhor condições pra escolas, melhores verbas, vamos ver como essa novela acaba.