O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

"Medico de Olhos no Canada" sexta-feira, março 23, 2012

Sim eu sei que o medico que cuida de olhos é o oftalmologista, vou explicar o título. Há algumas semanas atrás algumas enfermeiras foram na escola da Lana pra fazer testes de visão e audição nas crianças, caso notassem alguma alteração mandariam uma carta pros pais com um encaminhamento pro especialista. Eu recebi a tal carta encaminhando a Lana pra uma avaliação no Oftalmologista ou Optometrista quem quer ler mais a respeito da diferença pode ler aqui. Mas a verdade é que no Brasil isso não é comum e eu fiquei com o pé atrás.

Liguei pras enfermeiras, no papel falava pra ligar em caso de duvida, e elas me explicaram que em um teste em 3D a Lana falou a forma da figura errada, eu sempre me pergunto se não tem haver com o fato dela ser bilingue. Pedi pra elas indicação de profissional e perguntei a diferença.  Entrei na net e pesquisei sobre os oftalmos daqui, por aqui existem 2 (cidade com 80 mil habitantes) e os dois treinam onde eu trabalho, eu já treinei um deles algumas vezes, li o que as pessoas falavam a respeito dele e todos falavam que ele era ótimo, mas muito ocupado, demorava conseguir vaga e tal, os dois são cirurgiões também. Então liguei pra uma amiga aqui que é enfermeira e casada com um medico e perguntei pra ela, ela me recomendou  marcar o optometrista, e me indicou um perto da minha casa.

Fui fazer um trabalho administrativo num sábado e o oftalmo estava lá, ele puxou assunto comigo e eu aproveitei e comentei que teria que levar minha filha pra uma avaliação, que tinha visto que ele tem ótimas recomendações, mas que não tinha marcado porque vi também que ele era muito ocupado, e que estava com o pé atrás com o optometrista. Ele me explicou que na America do Norte existem os dois, que eles se chamavam de Doutores mas que estudavam só 2 anos, são tecnicos e deu pra perceber que oftalmos não confiam em optometristas pra diagnosticar. Ele me perguntou qual eu havia marcado, e falou que o cara era bom. No fim ele falou "Vai lá, se você não ficara satisfeita pede pra encaminhar pra mim, e fala comigo." Fiquei bem mais tranquila de saber que tinha um plano B.

Fui pra consulta pensando, se ela falar que esta tudo okay ótimo. Se ela falar que tem qualquer problema vou pedir pra ir ao medico. Graças a Deus estava tudo bem, e eu gostei muito do atendimento, muito mesmo, das explicações dos testes e do modo que a optometrista conduziu todo o exame com a Lana. Mas é bem verdade que o numero de optometristas é enorme, e que existe como em toda area muitos não são bons. O negocio é pesquisar antes de escolher um.

2 comentários:

la vie est belle dans la belle province disse...

a formaçao é de 5 anos e nao apenas 2, é um diploma universitario, por isso o titulo de DR (ao menos em QC é assim)
1 ano preparatorio + 4 anos do doutorado em optometria

ainda bem que deu tudo certo, eu preciso consultar um tb, mas tenho uma preguiiiiiça. E isso pq sou enfermeira (tsc tsc tsc)

Gabi

Ana Paula disse...

Si, leva em oftalmo. Crianças ate 18 anos tem direito a atender com oftalmologista, ser acompanhado mesmo. Tem que pedir referral do médico de família, e eu ADORO a oftalmo da Laura. Ela me disse que o comum é consultar com Optometrista mesmo, mas que pra criança eles preferem oftalmo, porque é mais completo. Eu me consultei com optometrista e gostei muito, me pareceu ser bem competente mesmo. E é super comum essa avaliação da escola. Imagina se não tem isso e a gente não sabe se a criança tem algum problema porque nunca levamos no médico (do olho)? Ainda bem que Lana tem a visão boa! :)