Posts popularesCategories
No Canadá
Pelo mundoTime Line
Seguidores |
|
O Canadá me Quer
"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8
Consulta com especialista | sábado, janeiro 30, 2010 |
Oi pessoal, no dia 18 de Agosto escrevi um post sobre nossa primeira consulta no medico de família, nessa consulta que aconteceu no dia 17 de Agosto, a medica pediu nossos primeiros exames aqui, conversamos sobre nosso histórico medico, como estávamos no sentido naquela época e o Léo foi encaminhado pra um Gastro. Poucos dias depois recebemos o telefonema da secretaria da nossa medica de família falando a data da consulta, que aconteceu dia 28 de Janeiro. Foram 5 meses e alguns dias de espera
Como expliquei no outro post o medico de família se achar necessário encaminha o paciente pra um especialista. Se você estiver sentindo algo que julgue grave, do tipo "estou morrendo" vá direto pra emergência de um hospital. Já se o seu caso for como o do Leo, algo incomoda mas é suportável vá ao seu medico fale com ele e se ele achar necessário te encaminhará pra um especialista. O tempo de espera é relativo depende da demanda.
A consulta foi no Vancouver General Hospital. O Hospital é enorme, grande mesmo. Fomos só no prédio onde aconteceria a consulta e fiquei encantada com a organização e com a arquitetura (irmã arquiteta faz a gente reparar essas coisas). Uma semana antes da data marcada devíamos ligar para confirmar a consulta. Tinha um moço lá que se enganou, a consulta dele era no dia anterior, imagina o estresse do cara, uma confusão, provavelmente vai esperar mais um tempão.
Chegando lá nos dirigimos a recepção e já estava tudo pronto, esperamos por alguns minutos e a médica chamou o Léo, eu e Lana ficamos aguardando lá fora. O Léo voltou depois de alguns minutos e a medica pediu uma Gastroscopia (endoscopia) pra poder ver literalmente o que está acontecendo. Pelo que o Leo falou a medica foi pra lá de direta já falou que deve ser algo simples mas também falou qual seria o pior diagnótico pro sintoma embora seja pouco provável, avisou também que 1 em cada 5000 pessoas que fazem o exame tem perfuração e caso isso aconteça já fazem a cirurgia lá na hora. Olha, sempre gostei de médicos sinceros mas isso também já foi demais kkkkk. O fato de estarmos aqui sem família faz a coisa ficar maior. Embora eu conheça um monte de gente que já fez esse exame, e nenhuma tenha tido perfuração, da um medinho ouvir isso. Vou aproveitar e falar pros meus amigos médicos e enfermeiros no Brasil, venham passear aqui em Março to com uma saudade de vocês kkkkkkk.
O exame já ficou marcado pra Março e quem faz é a própria medica, se for necessario fazer algum procedimento, ela já faz na hora e já resolve o problema. Agora é aguardar mas um pouco. Até aqui a experiêcia com o sistema de saúde tem sido positiva.
As I come clean | segunda-feira, janeiro 25, 2010 |
Filed under:
adaptação
|
Oi Gente, faz tempo que quero falar sobre a tão famosa adaptação.
Por conceito adaptção é ação de adaptar-se, acomodar, processo pelo qual um organismo se ajusta ás condições do meio em que vive. Lendo ou não a definição de adptação creio que na pratica o conceito é meio pessoal, por isso uns se adaptam rapido outros não.
Se sentir adaptado pra alguns é se sentir bem, mesmo que não esteja muito envolvido na comunidade, porque a pessoa não é do tipo que se envolve. Pra outros estar adaptado é estar participando de varias atividades na comunidade em que está vivendo, porque são pessoas que sempre participaram de varias atividades. Pra outras é reunir o maximo de pessoas em uma comunidade do seu país de origem aqui, tem chines aqui desde a infancia que mal fala ingles, pq sempre viveu dentro da comunidade chinesa. Não tem nada de errado com nenhuma das "definições", mas a minha conclusão é que adaptação social tem muito mais a ver com sentimento, claro temos que agir, mas não da pra ser matematico, nem tudo depende somente da sua força de vontade.
Pra mim adaptação tem a ver com fazer parte da cultura local, sem deixar a cultura do meu pais de origem de lado e fazer aqui coisas que eu amava fazer no Brasil como por exemplo fazer parte de um coral, já fazia isso no Brasil, entrei no coral da igreja aqui e isso e me fez muuuiiiitooo bem, além de ser algo que amo fazer, ainda conheço pessoas e pratico inglês. Pra mim tem a ver com vencer barreiras e com fazer coisas que eu amo, aqui ou lá. Adaptação não é uma coisa que acontece de uma hora pra outra, pra MIM não, principalmente porque quando chegamos nosso foco estava em sobreviver, não em viver. Depois de alguns meses começamos a "viver" conhecer mais as cidades ao redor as opções de cada uma, não ficar só em pontos turisticos. Começamos a "recuperar" as coisas boas que tinhamos no Brasil, materias também, mas principalmente as não materiais.
E ainda não acabou, não pra mim, tenho muitos obstaculos pra vencer, eu sei que sempre os terei, falo de vencer obstaculos que já havia vencido no Brasil e quero reconquistar aqui.
Uma das minhas maiores dificuldades iniciais era em relação a comida, primeiro porque os produtos são um pouco diferentes, o fogão é diferente e varias vezes coisas que eu fazia de olhos fechados no Brasil aqui não davam certo. Iamos comer fora e quase tudo era pessimo. Depois de um tempo ja sei que produto comprar, como cozinhar no fogão eletrico (o que a Ana Maria Braga usa). Esse fim de semana me apresentaram até doce de leite cremoso que pode ser comprado aqui, nunca imaginei que tinha. Com o tempo a gente se acostuma com o sabor das coisas aqui e conhece outras culinárias e restaurantes legais, fomos num restaurante indiano em WestVan muito bom, e também num restaurante Italiano em Langley perfeito, mas só encontramos essas perolas graças a amigos aqui.
O grande vilão da adaptação ao Canadá o terrivel frio, nao deu muito as caras esse ano, foram só 2 dias de neve e pouca neve, no mais ta uma mistura de Outono e primavera. Cade vez mais sinto falta de pessoas e não de coisas, mas isso faz parte.
Gostaria de falar sobre fluencia em iglês neste post mas vai ficar muito grande, fica pra parte II. O título, é uma frase da musica do Pearl Jeam " Just Breath" (Apenas respire), é um Idiom que significa "enquanto eu desabafo" ou "já que estou sendo franco"
Convite pra quem está em Vancouver | segunda-feira, janeiro 18, 2010 |
Filed under:
|
Oi pessoal, esses dias pensei em muita coisa pra escrever, mas me faltou tempo e as vezes animo, mas hoje estou passando pra convidar quem está ou estará na grande Vancouver no dia 31 de Janeiro pra assistir o coral Watoto.
O coral Watoto, palavra que significa "As Crianças", existe desde 1994 e é formado por crianças africanas nascidas em Uganda. O coral apresenta a fusão do gospel contemporâneo com o ritmo tradicional africano tudo isso unido a dança. São crianças que perderam um ou ambos os pais para Aids ou para guerra.
Concerts of Hope é uma demostração colorida e viva de superação. Acontecerá dia 31 de Janeiro as 11:00 AM na Broadway Church 2700 East Broadway Vancouver Street, é só chegar e participar.
Abaixo um video de uma apresentação do coral, quem for me manda um email pra gente se encontrar depois ok?
Carta pra Lana - O ano que passou | segunda-feira, janeiro 04, 2010 |
Filed under:
Lana
|
Querida Lana essa será a sua primeira carta de 2010, você hoje está com 3 anos e 3 meses. Nesta carta eu quero escrever como foi o ano de 2009.
Esse ano foi o de maior mudança na minha vida, e olha que a mamãe já mudou muito em todos os sentidos, e você com apenas 2 anos e oito meses passou por uma baita mudança.
Dou graças a Deus pela sua adaptação, você enfrentou as mudanças de 2009 muito bem. Foi pra escola, pro balet, fez amigos, fala inglês (com alguns erros mas posso dizer que você é fluente se comparo você com crianças da sua idade), não perdeu o português (tenho me empenhado nisso), ama sua casa, suas coisas, sua vida. Ah! Como é bom olhar pra você e ver que você se vira tão bem.
Esse foi seu terceiro Natal e foi muito bom! Foram 3 dias de muita festa, com diferentes culturas. Você ganhou presente de tudo que é lado. Veio presente via correio do Brasil, dinheiro pra comprar presente aqui pra você, presentes de amigos brasileiros aqui, canadenses, Iranianos e Indiano todo mundo queria te dar alguma coisa. E você gostou de todos, todos mesmo viu gente. No jantar com os amigos Canadenses perguntaram pra mamãe: Você chorou no dia 24? Não, não chorei. Tivemos dias maravilhosos com pessoas maravilhosas neste fim de ano.
Sim, 2009 foi um ano de lutas, mudanças, mas também de bênçãos e vitorias.Dou graças a Deus por você ter vindo tão pequena pra cá, tenho certeza que isso ajudou muito na sua adaptação. Você tem sido minha grande amiga e companheira aqui apesar de tão criança.
Que o ano de 2010 seja ainda melhor pra você, pra nós.
Te amo muito
Mamãe.