O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

Consulta no Especialista (Otorrino) segunda-feira, outubro 25, 2010


Como eu sei que esse é um assunto que causa uma certa ansiedade nos futuros imigrantes resolvi falar a respeito. Quem quiser ler o que eu já escrevi sobre nossas experiências com o sistema de saúde daqui clique na coluna da esquerda em saúde. Eu estava com um incomodo na minha garganta e resolvi ir na nossa medica de família pedir pra ela dar uma olhada. Eu sou uma pessoa muito alérgica, asmática e tenho um monte de "ite" mas convivo muito bem com isso, não me sinto uma doente que não pode nada, claro que como convivo com isso desde sempre tomos meus cuidados, procuro na medida do possível não me expor as coisas e situações que podem me causar alergias.

Pois bem fui na medica, ela olhou minhas amidalas e estavam enormes ( elas são enormes) ela também viu que eu estava com faringite, por conta do meu histórico ela me medicou mas também me encaminhou pra um especialista, na hora pensei daqui uns 5 meses (que foi o tempo que o leo esperou pela consulta dele no gastro) essa consulta sai, mas pra minha agradável surpresa recebi o telefone da secretaria informando que em uma semana seria atendida, nem acreditei,seria perfeito, antes da mudança.

A consulta foi hoje, e foi otima. Eu estava preocupada com a questão "comunicação" afinal até uma semana atrás eu não sabia como falar amidalas em inglês, nunca precisei falar e nunca estudei também, mas aí pensei nas palavras que eu poderia precisar que não sabia (graças a Deus poucas) pesquisei e enfrentei a situação. Como o Leo não está aqui tudo fica mais difícil, mas deu certo cheguei lá no medico (atrasada) ele me chamou perguntou o que estava acontecendo e eu expliquei. Falei que era muito alérgica,que tenho ficado rouca facilmente e que já fiz sessões com fono por conta de um calo nas cordas vocais (eu esqueci de ver como falava calo nas cordas vocais, mas como sabia falar cordas vocais e fonoaudiologista expliquei sei la como).

O medico olhou minhas amidalas, bateu um treco no meu nariz e falou que ia olhar minhas cordas vocais e me levou pra outra sala pra fezer um teste de alergia (o dos furinho no braço) com alérgenos típicos de BC.

Quando fiz esse teste alérgico era criança, não deixaram meu braço exposto o tempo necessário porque a coisa fica feia bem rápido, hoje quase morri de coceira de novo, ele falou que seriam 15 minutos de exposição e saiu, voltou antes dos 15 minutos e já havia reação também. A pior foi a acaro, poeira que pra mim não é novidade minha casa sempre foi o estilo "clean" nada de tapetes, bibelos, muitas almofadas qualquer coisa que possa acumular acaros, poeira etc e etc. As gramas e árvores típicas daqui deram uma reação bem pequena, mas ele falou que é porque moro aqui faz só 1 ano e meio, provavelmente vai aumentar. Enquanto eu estava no teste de alergia senti que meu nariz estava ficando dormente (lembra da coisa no nariz) voltei pra outra sala e ele enfiou um treco no meu nariz pra descer pela garganta e ver minhas cordas vocais (péssimo) no Brasil fiz o exame pela boca.

A boa noticia é que está tudo bem, a má é que eu não devo cantar porque não tenho um nodulo mas pode virar. Como sou brasileira e não desisto nunca, perguntei " Se fizer os exercícios de voz, antes e tal posso cantar?" ele: "Sim, mas tem que cuidar, agora ta tudo bem mas pode ficar ruim" eu: "E dar aulas?" (na minha área mesmo, as aulas também fizeram parte do assunto antes dele olhar as cordas vocais) ele: " As aulas não vão causar problema, cantar pode causar". Eu gosto de cantar, mas não sou profissional né, então tudo bem preciso só ser disciplinada.

Bem vou tomar um remédio e voltar lá daqui um mês e meio, fiquei bem feliz de tão rápido fazer uma boa revisão da garganta, cordas vocais e um teste alérgico voltado pro Canada especificamente British Columbia.

Mudança quarta-feira, outubro 20, 2010


A mudança aqui está a todo vapor. Eu me mudei muito durante toda a minha vida, minha mãe tem uma "alma cigana" uma inquietação sabe (ela não lê muito meu blog por isso to escrevendo isso kkkk) então eu me acostumei com essa historia de mudar. Outro dia conversando com uma amiga que morou conosco (nossa casa era uma espécie de republica) ela me falou: "Você ta mudando?" eu: "Sim" ela: "Lembra que nos tempos de faculdade nos duas mudávamos na frente de todo mundo, éramos as primeiras a dormir na casa nova?" Eu fiquei rindo sozinha aqui me lembrando do que fazíamos, e agora lá vou eu outra vez pra outra mudança, mas cade minha coragem? Será que gastei tudo na mudança do Brasil pro Canadá.

Apesar de no Brasil eu ser expert em mudança, aqui é tudo diferente, minha experiência não tem lá grande valor. Como eu já sabia disso eu tentei me preparar pro dia em que eu fosse mudar aqui, afinal isso era certo, eu ia mudar. Embora eu tenha pensado na questão logística da mudança como se preparar emocionalmente? Impossível. Ontem a Landlady veio me falar que quando contou pra filha dela, que é amiga da Lana, que íamos mudar a menina parou de jantar e começou a chorar e não parou mais, me deu um aperto no coração. Me preocupo com a reação da Lana a essa mudança, até agora tudo bem mas eu sei que ela ainda não entendeu bem o que ta acontecendo, quando viemos pra cá ela era muito pequena foi até facil mas agora...temo que não seja assim tão simples. Alias toda hora sinto um aperto no coração por estar deixando alguma coisa preciosa aqui amigos, escola, igreja. O estranho é que eu deixei tudo isso e muito mais no Brasil também, era pra ta acostumada né, mas não estou, não é simples assim.

Logo quando surgiu a possibilidade de mudarmos pra ilha conversando com a Neuzinha ela me disse: "toda vez que você pensar em qualquer dificuldade lembre-se que a minha mudança foi maior em todos os sentidos" e essa frase virou meu moto "a dificuldade da Neuzinha foi maior" e foi mesmo kkk.

O Léo já esta na ilha, nossa casa já esta alugada la (sim uma casa), muitas coisas já estão encaminhadas, estamos prontos ou quase prontos pro recomeço. Apesar desse "aperto no coração" tenho sentido também essa vontade de ir dormir na casa nova e arrumar as coisas como na época de faculdade.

E pra finalizar um trechinho de um poema da Clarice Lispector chamado Mudança

"Experimente coisas novas.
Troque novamente.
Mude, de novo.
Experimente outra vez.

Você certamente conhecerá coisas melhores
e coisas piores do que as já
conhecidas, mas não é isso o que importa.

O mais importante é a mudança,
o movimento, o dinamismo, a energia.

Só o que está morto não muda !

Repito por pura alegria de viver: a salvação é pelo risco,
sem o qual a vida não vale a pena !!!"

Nanaimo: primeiras impressões quarta-feira, outubro 13, 2010

A correria aqui ta grande, mas eu queria muito escrever este post pois daqui a pouco não vou me lembrar quais foram as minhas primeiras impressões né. Bem, no ultimo fim de semana foi o feriado de ações de graça aqui no Canadá, e foi maravilhoso pois passamos com muitos amigos, no domingo antes do feriado fomos cedo pra Nanaimo.

A Ferry (balsa) pra Nanaimo sai de West Van, então é perto aqui de casa. Nas minhas pesquisas pela net eu notei que a "melhor" parte de Nanaimo estava no norte, uma das coisas que eu avalie foi onde estavam as melhore escolas de Nanaimo, depois comecei a olhar o que tinha por lá e vi que os shoppings novos com lojas como Best Buy, Future shop, walmart todos ficavam também em North Nanaimo. Outra coisa que me chamou atenção foi que as vezes ao invés de anunciarem casa por exemplo em Downtown eles escrevem old city, quem não sabe Downtown não é o centro (geográfico) de uma cidade é onde a cidade nasce e costuma ser o centro comercial, mas porque trocar Downtown por old city? Vi também que os imóveis pra alugar no norte eram um pouco mais caros pro mesmo padrão no Sul, mas como a loja que o Leo vai trabalhar e as melhores escolas estão pro norte decidimos que era pra lá que iamos.

O que acontece é que realmente parece que Downtown Nanaimo é uma cidade com algumas partes charmosas e outras velhas e norte Nanaimo é outra cidade nova e em pleno crescimento, lembre-se que são minhas primeiras impressões possa estar errada. Digo em pleno crescimento porque o numero de construções lá me chamou atenção inclusive de ruas sendo abertas. A estrutura da cidade é diferente da de Norte Van em alguns aspectos.

Nos vimos 4 lugares pra alugar, ficamos entre 2 e em fim decidimos por um e parece que está tudo certo. Em todos os lugares pediram referencia, como é de praxe aqui, mas também em todos quando pedimos contrato de 6 meses no max eles aceitaram.

Quanto a questão clima dizem que a ilha tem o "melhor" clima do Canadá, lá chove menos que Vancouver e tem mais sol e custuma ser mais quente que aqui também.

No quesito custo de vida ah! aí a diferença parece realmente ser gritante. O aluguel é muito mais barato, a gasolina é mais barata ( já sabíamos, mas confirmamos), parece que cabo e net também são mais baratos ( eu peguei aqui no pacote então não sei dizer se realmente é). Quando decidi a casa e fui olhar daycare aos arredores me deparei com a diferença de 200 dólares a menos, isso pq lá olhei o tipo de Daycare que aqui costuma ser mais caro do que o tipo que pago e usei para comparar.

Não fui em nenhum ponto turístico a nossa viagem era pra olhar lugares pra alugar, então depois escrevo mais sobre a cidade, as segundas, terceiras e por ai vai impressões. O que posso dizer pra quem quer ir conhecer a cidade é: não fique só na região de Downtown ou sul (direção de Victoria) tem praticamente outra cidade pro outro lado apesar de que somando tudo Nanaimo é uma cidade pequena.

A Trilha Sonora da Minha Vida sábado, outubro 09, 2010

Minha vida tem trilha Sonara, sempre teve, então vou postar mais 2 musicas da minha trilha pra vocês,o nome do grupo é Beirut a segunda musica ficou muito conhecida no Brasil depois da minisserie (que eu amei) Capitu. Amanhã vamos visitar pela primeira vez Nanaimo, depois posto alguma coisa aqui também.