O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

Minha Pequena Bilingue segunda-feira, janeiro 24, 2011


A pequena bilingue desenvolveu bastante os dois idiomas, não mistura tanto mais, mas ainda mistura. Ela tem mostrado um estranho interesse por espanhol, acho que isso é influencia da Dora the explorer. Ela só brinca em inglês, porque será? E se falar dormindo também é inglês.

Os nativos ficam admirados se de repente ela fala em português com a mãe. Afinal, de acordo com eles o inglês dela é perfeito, ela tem Canadian accent.

Num fim de tarde enquanto os pais conversam com uma agente de viagem ela desenha. A agente de viagem (canadense) fala pra ela: "Então se você é do Brasil você fala português também?" E a pequena bilingue responde em inglês: "Sim, eu falo inglês e português e eu me sinto muito especial por isso"

E começa 2011 segunda-feira, janeiro 10, 2011

Esse é o primeiro post de 2011, eu queria ter parado pra escrever mas não deu, tenho que focar muita coisa nova acontecendo e não deu pra parar e registrar tudo.





Tivemos um fim de ano delicioso nos dois sentidos, metafórico e literal e começamos 2011 fazendo um passeio em Victoria. Que cidade linda! amei. Os pais do Leo estavam aqui conosco e quase congelamos lá, mas foi legal (eu pelo menos curti kkkk).






No caminho paramos em Duncan que é uma cidade bem no meio do caminho pra tirar foto perto do maior taco de Hockey do mundo.





No dia 04 os pais do Leo foram embora, eles pegaram o voo por volta de 12:00 e as 13:00 começou a nevar, não nevou enquanto eles estavam aqui, mas a pessoa que ficou mais chateada com isso foi a Lana, toda vez que neva agora ela fala: "Eles não viram a neve" com um ar de tristeza.

Falando em neve...ela cai mesmo por aqui, claro que pra quem mora em Ontario ou Alberta o que acontece aqui não é nada, mas pra quem morava em Vancouver ah! é alguma coisa. Estávamos em Van ontem, estava frio mas nem sombra de neve, quando saímos da balsa na volta até assustei, tudo aqui branco, e ainda está branco, aqui chove menos então ela fica.

Também no dia 04 começaram as minhas aulas de inglês na VIU (Universidade da Ilha de Vancouver) e a Lana começou na daycare nova. Quanta diferença em tudo. Já disse que aqui a maioria da população é de nativos e deu pra sentir isso bem no dia 04.

Na daycare todos os funcionários são canadenses, eles são mais... vamos dizer, profissionais. Não tem muito aquela coisa de "vem cá, vamos brincar, vai ser legal" quando a criança fica na porta sem querer entrar (na outra tinha). Outra coisa que na verdade me chocou é que eles não deixam a Lana escovar os dentes lá, NÃO DEIXAM. No primeiro dia eu mandei escova e creme dental como eu fazia na outra daycare, a professora que me atendeu, falou que eles não costumavam escovar os dentes das crianças lá, mas não deixou claro que era proibido. Chegando em casa a Lana reclamou que a professora não deixou ela escovar os dentes. No segundo dia eu fui falar com ela e entender melhor o que tinha acontecido e ela já veio me dando 1001 explicações de porque não podia. O mais engraçado é que eles ensinam pras crianças que é necessário escovar, mas lá não pode.

Já na Universidade foi engraçado, quando cheguei na minha sala e dei uma olhada nas pessoas que estavam lá dentro sentadas, esperando, voltei e olhei de novo meus papéis, a grande maioria era "white people" (canadenses). Entrei na sala sentei do lado de uma menina e perguntei pra ela se aquela era a sala de inglês, ela disse que sim olhou meus papéis e falou "É aqui mesmo". Quando ouvi a galera conversando aí sim pensei "eu to no lugar errado ou eles estão." Sim, eles são mesmo canadenses. As discussões em grupo são muito mais rápidas; enquanto estou pensando como se escreve algo, eles já escreveram, enquanto estou pensando em comprar um dicionário pra me ajudar no vocabulário eles acham engraçado quando alguém sugere o uso do dicionário "Pera aí vamos pensar" e eu penso comigo "Posso pensar até amanhã que eu não sei um sinônimo pra essa palavra kkkkkk". Hoje a professora perguntou quem lá tinha inglês como segunda língua e de 24 alunos só 4 levantaram a mão. Dá um medinho em dar opinião, abrir a boca (mas hoje eu dei opinião), sem falar que quando abro a boca já começam "De onde você é?" "Você é francesa?" "Oh! Eu amo seu sotaque" quase respondi "Que sotaque? kkkk". Por outro lado, fico feliz de ver que estou estudando com nativos a língua deles, inglês avançado. Eles estão lá por vários motivos, alguns reprovaram no inglês no high school e precisam terminar, outros eu não entendi bem mas parece que é pra subir a nota do inglês do último ano,o que conta muito pra faculdade, outros porque precisam melhorar a escrita pra faculdade, essas coisas.

Espero conseguir manter o ritmo aqui no blog, mas tá difícil porque estou no meio de outros projetos que quero falar quando terminar, então vamos que vamos. Feliz 2011 pra todos vocês.