O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

Eu no Kindergarten, Eu no High School sexta-feira, novembro 18, 2011

Primeiramente como da pra ver na foto a neve já chegou, parece que a cada ano ela tem vindo mais cedo.

Logo no inicio das aulas da Lana o professor enviou um formulário para os pais que quisessem ser voluntários na escola preencher. Como normalmente não trabalho na sexta resolvi entrar na escala de duas em duas semanas. Hoje fui lá ajudar pela segunda vez. Eu queria ver de perto como tudo funcionava, e também ver como a Lana está se virando por lá.


O kindergarten ( equivalente ao pré) por aqui agora é full time. O que significa que as crianças de 5 anos ficam na escola o mesmo tempo que as crianças maiores, seis horas direto.

Eu me voluntariei pra ir a escola no horário de almoço. Minha função lá e ajudar as crianças a abrir as tampas das vasilhas, limpar as mesas logo após o almoço, ler livros, cantar junto e etc. Tem sido muito interessante ver de perto como funciona a escola aqui, é muito diferente do Brasil.

Aqui no Canadá eles incentivam a  criança a ser independente o mais rápido possível. Eu fico lá pra ajudar, mas elas fazem quase tudo sozinhas, são cheias de funções e regras.

 Hoje quando cheguei la, apesar de estar caindo muita neve, todas as crianças estavam do lado de fora brincando e correndo. Pra quem não sabe neve molha, sem falar no frio. Eu como boa brasileira corri atrás da Lana pra abotoar o casaco dela que estava aberto, colocar o capuz do casaco, e obriga-la a por luva, mas eu não vou estar lá sempre, então é tentar colocar na cabeça dela que isso é importante.

E continuando no assunto escola outro dia dei aula no High School  aqui, na verdade meia aula. O meu chefe trabalha como preparador físico  de uns atletas da escola, ou mais ou menos isso kkkkkk. Ele precisava sair mais cedo da aula e perguntou se eu topava terminar a aula pra ele. Como eu tenho esses breves momentos de insanidade temporária eu topei na hora, e depois fiquei me imaginando lá na frente desse tanto de adolescente na faixa dos 16, 17 anos #tenso . Foi bem bacana, eu me encantei com a escola.

Eu estudei em escola publica no Brasil e vou te contar, em termos de estrutura a escola que eu fui ganha de muita escola particular no Brasil (também estudei em particular). Onde ficam os armários dos alunos tem uma galeria da fama, com fotos de atletas que são medalhistas olímpicos que estudaram na escola. Entre quadras, salas com colchonetes ( tipo um tatame), uma sala de musculação, eu babei. Okay, Okay os equipamentos da sala de musculação não eram novos, mas não precisa ser né? vamos combinar? Precisam funcionar.

A experiência foi bem bacana, fui lá 3 vezes, na segunda vez o treinador me chamou e falou que haveriam algumas estudantes brasileiras na aula, por aqui sempre tem estudantes de intercâmbio que vem fazer um ou dois anos de High School.  O treinador me falou "Não fala nada não, e dá um susto nelas" e foi engraçado quando no meio da aula eu falei com elas em português.

Não sei se terei outras experiências pelo High School aqui, mas continuarei sendo voluntária na escola da Lana, então no futuro conto mais de como é tudo isso por aqui.

1 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Esse vai ser outro aspecto bom de deixar a Canadian Tire. Passar a ter tempo pra um trabalho voluntário. Como não tenho escala fixa, não dá pra se comprometer com nada.

E a vida segue...