O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

Luz, Câmera, Ação terça-feira, julho 13, 2010


Quem conhece o marido sabe que ele é cinéfilo, mas é de verdade, entende mesmo do assunto, vai muito além do gosto ou não gosto de tal filme. As vezes você explica pra ele a historia de um filme e ele logo responde o nome do filme e te da detalhes do filme mesmo as vezes nem tendo visto o filme, ele gosta de clássicos e conhece bem a historia do cinema. Pra vir pra cá ele se desfez de uma coleção de DVDs de mais de 500 títulos originais, convivendo tão de perto com uma pessoa apaixonada por cinema não deu outra meu interesse agora é maior, não chego aos pés do marido em conhecimento da área, mas tenho outra visão de cinema agora. Estar em Vancouver e estar perto do cinema, mais de 200 filmes já foram filmados aqui, entre eles, A historia sem fim, X-Men, Quarteto Fantástico, Rambo, Eu Robô, Todo Mundo em Pânico, Wolverine, Watchmen, Rocky 4, O Dia que a Terra Parou, Efeito Borboleta, Juno, Esquadrão classe A, a saga Twilight, isso sem falar nas séries de TV

Os principais motivos de Vancouver ser usada como set pra tantos filmes é o fuso horário ser o mesmo de Los Angeles os diferentes bairros e cidades ao redor que faz com que a cidade possa "ser" diferentes cidades do mundo e o maior motivo é o de sempre "dinheiro", mas agora com a equiparação do dólar canadense ao americano, não dá pra saber se tantos filmes continuarão sendo filmados por aqui.

Vancouver e região tem uma grande estrutura cinematografica. Existem vários Estúdios entre eles o de Vanvouver e os de North Shore, são galpões enormes brancos e azuis. O Léo já foi várias vezes nos estúdios de North Shore porque a empresa que ele trabalha tem negócios com os estúdios, ele sempre vê vários táxis amarelos de "Nova York" e geralmente o nome indicado na entrada do estúdio não é o verdadeiro nome do filme, quando estavam filmando o Twilight o nome nos estúdios era "Vampire".

Quando falamos que o filme foi filmado aqui, vai muito além da grande Vancouver, Por exemplo no filme "Juno" a escola que aparece é em Vancouver a "Erik Hamber Seconday School", mas o filme tem locações em Coquitlan, Port coquitlan, Burnaby e White Rock, por isso as vezes é tão difícil reconhecer o local mesmo morando aqui. A atualmente aclamada Twilight saga, tem inúmeras locações por aqui, o último filme da série teve como locações o Capilano College aqui em North Van, a lindíssima Gastown, Burnaby, New Westmister, Port Moody, Langley. A Casa da Bella (mocinha do filme) foi reconstruída e fica em South Surrey, na zona rural, foi uma tentativa de manter os fãs afastados mas parece que não funcionou muito não. Eu ainda não vi o último filme mas ficarei bem atenta agora pra tentar reconhecer algumas locações. Esse vídeo aí é de um fã na porta da casa em Surrey.

http://www.youtube.com/watch?v=RAypsDuO1M0

A Vancouver Public Library, biblioteca municipal que fica em Downtown, foi destruída no filme "O Sexto Dia", claro que só nos computadores. Pra quem conhece Vancouver se você prestar atenção na cena logo no começo vai ver o prédio do Vancouver Lookout e o Science World, no minuto 2:40 a biblioteca explode e em 6:30 é possível ver a Lions Gate Bridge.No video abaixo você pode conferir.

http://www.youtube.com/watch?v=MLwsdI8muuA&NR=1

O Hotel Sheraton na Burrard Street em Downtown aparece em X-Men 3, no voo do garoto com asas, ele sai voando pela janela do hotel que é todo de vidro.

O Marine Building também localizado na Burrard street é um prédio famoso construído nos anos 30 (depois da great depression ou crise de 29) o prédio foi vendido pra família Guiness, a mesma que bancou a construção da Lions gate, esse prédio foi usado nos dois filmes do Quarteto Fantástico 1 e 2 e aparece também na série Smallville.

O Filme "Historia sem fim" sucesso dos anos 80 é um dos favoritos do marido, simplesmente porque faz parte da infância da galera que hoje está na casa dos 30, tem cenas em Gastown logo no começo do filme "Bastian" o herói do filme sai correndo pelas ruas de gastown passa pelo famoso relógio a vapor e entra na biblioteca que é também em um prédio de gastown nos primeiros minutos do filme. Também vai um video ai pra vocês verem.

http://www.youtube.com/watch?v=8M-ofFtw8Q0

A UBC universidade de British Columbia é usada frequentemente como locação, foi locação de Wolverine, O Dia que a Terra Parou, Efeito Borboleta, Ameaça Virtual e 88
minutos.

É muita coisa né? Você pode ler mais detalhes sobre filmes neste site ver a lista de filmes que tem locação em Vancouver aqui e tem um post que eu tirei algumas informações legais aqui. Se quer saber o que está sendo filmado por aqui é só visitar este site. Pra terminar se estiver passeando por Vancouver ou arredores e ver a lista abaixo, com certeza estará rolando alguma filmagem, não vou traduzir porque cansei.

  • Day glow pink, orange or green arrows tacked to
    trees, fences and telephone poles point you in the
    right direction. These arrows have an abbreviated name
    of the production written on them.
  • A long line of large white trucks parked where you
    wouldn't expect them.
  • American flags, mail boxes or a lot of cars with
    American license plates indicate a movie location. So
    do an unusually large number of old or unusual
    vehicles

4 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Eu e a patroa já achamos outro motivo pra amar o Canadá. Somos viciados em cinema como seu maridão.

E a vida segue...

Fabiana Ferlin disse...

Amei esse post!
Sei bem o que é ser casada com um cinéfilo! rsrsrs

Beijos,
Fabiana

Ma disse...

Adorei, Simone!
Também sou cinéfila, e sempre que assisto filmes fico procurando algum indício de que o filme foi filmado aí.
Também já explorei este assunto aqui:
http://2butterflies2.blogspot.com/2009/04/canada-no-cinema-e-na-tv.html
dá uma olhadinha.
abraços!!!

Flávia disse...

Amei o post tbm!
Eu e meu namorado amamos cinema, ele principalmente, até faz faculdade.. queriamoes muito ir pro Canadá, seria mais fácil ainda com tanto mercado de trabalho pra ele.

Bjs