O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

Nanaimo: primeiras impressões quarta-feira, outubro 13, 2010

A correria aqui ta grande, mas eu queria muito escrever este post pois daqui a pouco não vou me lembrar quais foram as minhas primeiras impressões né. Bem, no ultimo fim de semana foi o feriado de ações de graça aqui no Canadá, e foi maravilhoso pois passamos com muitos amigos, no domingo antes do feriado fomos cedo pra Nanaimo.

A Ferry (balsa) pra Nanaimo sai de West Van, então é perto aqui de casa. Nas minhas pesquisas pela net eu notei que a "melhor" parte de Nanaimo estava no norte, uma das coisas que eu avalie foi onde estavam as melhore escolas de Nanaimo, depois comecei a olhar o que tinha por lá e vi que os shoppings novos com lojas como Best Buy, Future shop, walmart todos ficavam também em North Nanaimo. Outra coisa que me chamou atenção foi que as vezes ao invés de anunciarem casa por exemplo em Downtown eles escrevem old city, quem não sabe Downtown não é o centro (geográfico) de uma cidade é onde a cidade nasce e costuma ser o centro comercial, mas porque trocar Downtown por old city? Vi também que os imóveis pra alugar no norte eram um pouco mais caros pro mesmo padrão no Sul, mas como a loja que o Leo vai trabalhar e as melhores escolas estão pro norte decidimos que era pra lá que iamos.

O que acontece é que realmente parece que Downtown Nanaimo é uma cidade com algumas partes charmosas e outras velhas e norte Nanaimo é outra cidade nova e em pleno crescimento, lembre-se que são minhas primeiras impressões possa estar errada. Digo em pleno crescimento porque o numero de construções lá me chamou atenção inclusive de ruas sendo abertas. A estrutura da cidade é diferente da de Norte Van em alguns aspectos.

Nos vimos 4 lugares pra alugar, ficamos entre 2 e em fim decidimos por um e parece que está tudo certo. Em todos os lugares pediram referencia, como é de praxe aqui, mas também em todos quando pedimos contrato de 6 meses no max eles aceitaram.

Quanto a questão clima dizem que a ilha tem o "melhor" clima do Canadá, lá chove menos que Vancouver e tem mais sol e custuma ser mais quente que aqui também.

No quesito custo de vida ah! aí a diferença parece realmente ser gritante. O aluguel é muito mais barato, a gasolina é mais barata ( já sabíamos, mas confirmamos), parece que cabo e net também são mais baratos ( eu peguei aqui no pacote então não sei dizer se realmente é). Quando decidi a casa e fui olhar daycare aos arredores me deparei com a diferença de 200 dólares a menos, isso pq lá olhei o tipo de Daycare que aqui costuma ser mais caro do que o tipo que pago e usei para comparar.

Não fui em nenhum ponto turístico a nossa viagem era pra olhar lugares pra alugar, então depois escrevo mais sobre a cidade, as segundas, terceiras e por ai vai impressões. O que posso dizer pra quem quer ir conhecer a cidade é: não fique só na região de Downtown ou sul (direção de Victoria) tem praticamente outra cidade pro outro lado apesar de que somando tudo Nanaimo é uma cidade pequena.

1 comentários:

Dimitri Kozma disse...

Muito bom post!
Sempre atualizem a gente com mais impressoes, pois Nanaimo nos parece uma boa escolha para o futuro tambem. :-)

Boa sorte!