O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

E a tal da Cidadania? terça-feira, agosto 06, 2013

Outro dia escrevi este post inteiro pra no final sei la porque perder tudo, mas vamos tentar outra vez.

Acho que no penúltimo post falei que demos entrada na cidadania. Uma coisa que tenho aprendido aqui desde que cheguei, e que as coisas mudam muito, e mudam rápido, então sempre recomendo que as pessoas leiam os blogues, mas não deixem de buscar informações oficiais. Eu posso dar uma lista de exemplos aqui, mas nem vem ao caso porque talvez na sua vez já mudou de novo. As mudanças as vezes são pra pior as vezes pra melhor.

E é por isso que quando recebo emails perguntando sobre o processo de imigração, aviso que tudo mudou, e que não tenho nem ideia. Veja bem, moramos no Canada há mais de 4 anos, de quando mandamos os primeiros documentos pra imigração até hoje já se passaram mais de 6 anos, imagina quanta coisa já não mudou de la pra cá.

Ai você se pergunta: "O que isso tem haver com a cidadania?" Pois é, aqui em casa a gente costuma brincar que a gente passa e a porta fecha, em alguns casos foi assim, só que dessa vez o processo de cidadania mudou e ficamos lives de uma parte da mudança mas não de outra.

Uma das mudanças é que agora tem uma prova de inglês pra fazer, o problema não é fazer a prova. Veja bem, você tem que ir trabalhar, levar as filha(s) pras atividades dela (s), e ainda organizar a vida pra ir fazer mais uma prova. E não para por ai, você paga taxas pra dar entrada no processo, e é claro que a prova também não é de graça. Ufa! dessa nos livramos.

Mas ai quando pensamos que estávamos na reta final, só aguardando a carta com a data pra prova, chega uma carta com um questionario enoooooooorrrrrmeeeee pra respondermos e mandar documentos que confirmem tudo antes de marcarem a data da prova, temos 45 dias pra reunir tudo e mandar. Wait What?!! Pelas nossas contas estávamos pra receber alguma coisa, então caímos de boca nos estudos pra prova da cidadania, eu é que não vou da sorte pro azar né? Acontece que  conversando com alguns amigos que fizeram a prova recentemente ficamos sabendo que de quando a carta chega até o dia da prova normalmente da por volta de 2 semanas, o que pra quem ta no fim de uma gravidez e meio tenso. Então não foi assim tao ruim, tenho um pouco mais de tempo agora, embora seria mais fácil fazer prova sem pensar no bebe que ficou em casa.

Pelo que andei pesquisando esse tal questionario é uma coisa nova, também não sei se todo mundo recebe, e cada província tem um tempo de espera diferente. E muito documento pra reunir, e algumas coisas sinceramente nunca imaginei que poderia precisar, por exemplo prova de voluntariado, já fiz uns 3 aqui, mas fiz por que eu quis, então não me preocupei em pegar nada que comprovasse que estivesse fazendo, não que você precise fazer voluntariado, mas perguntam se você fez e tal. Em fim agora é esperar mais um pouco pra enfrentar a tal da prova, que pelo que fiquei sabendo pode ser muito fácil ou não, existem diferentes tipos e depende da sua "sorte".

2 comentários:

la vie est belle dans la belle province disse...

mas acredite, vale muito a pena. A cerimônia da minha cidadania contou com 400 novos canadenses e suas familias, foi algo muito emocionante e guardarei para sempre no coraçao. E depois o passaporte chega em 1 semana :-)

Noah Carvalho disse...

Olá

Tudo bom? Gostei muito do seu blog, parabéns!!!

Trabalho para uma empresa de seguros de viagens, Minutos Seguros, e gostaria de saber se estaria interessada em fazer uma parceria conosco, para anunciar nosso seguro. O que acha?

Obrigado, Noah.