O Canadá me Quer

"...A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então, disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim." Isaías 6:8

E foi assim que a Bella nasceu- Relato do parto terça-feira, setembro 17, 2013



A Ana publicou um papo nosso a respeito de gravidez aqui em BC, da pra ter uma boa  idéia de como as coisas funcionam por aqui, quem quiser ouvir ta aqui. La falamos de algumas opções: Midwife, obstetra, e do medico de família que faz parto, que foi o meu caso.

Alguns médicos de família (poucos), também fazem parto, pelo que percebi pouca gente sabe disso,  ele faz todo o pre natal, acompanha até o final e faz o parto, se for parto normal. Claro, que pode acontecer dele não ir por algum motivo, embora isso seja muito raro. Como fiz cesárea há mais de 2 anos, poderia escolher entre parto normal ou cesárea. Escolhi encarar o parto normal depois da cesárea há quase 7 anos atrás. Conversei com o medico e falei que não queria ser induzida (tomar ocitocina), e que a respeito da anestesia, como não tinha nem idéia de como era a dor, decidiria na hora, claro que eu achei que dava conta do recado.

E o dia em fim chegou, uma semana antes do previsto, 39 semanas. Era meia noite eu ainda acordada fui ao banheiro fazer xixi e antes de sentar no vaso a bolsa estourou, chamei o Leo e avisei pra ele ligar pro hospital, esse era o procedimento que deveríamos seguir.  Já havíamos ido ao hospital e feito uma pré registro, por telefone eles te falam se você deve ir fazer uma avaliacao ou esperar um pouco mais em casa.

Foi engraçado ver o Leo sem saber o que falar de susto com a noticia, o coitado estava dormindo. A enfermeira pediu pra falar comigo, falou pra eu colocar um absorvente e ir pro hospital pra eles me avaliarem. peguei tudo que já estava pronto, caso tivesse que ficar por lá, e lá fomos nós. Chegando no hospital fui pra sala de avaliação, eles queriam testar a "água" pra ver se era mesmo liquido amniótico, parece que acontece da mulher achar que a bolsa estourou e ser, sei la xixi.  Na papelada do hospital informava que o hospital era hospital escola, e residentes poderiam assistir ou fazer parte dos procedimentos. O residente de plantão me examinou e fez dois testes no liquido, um deu positivo e outro negativo, quando ele me falou eu ri, tinha certeza que minha bolsa tinha estourado, mas ainda não tinha contrações, alias ate tinha,  mas muito fracas, como cólica menstrual fraca. Eles já haviam colocado o aparelho pra monitorar o coração da Bella e as contrações. Então resolveram chamar o meu medico isso era 2 da manha, ele chegou lá super rápido, olhou no microscópio e em 1 min. confirmou e ensinou o residente como avaliar, me examinou e falou " agora precisamos de um plano, eu sei que você não quer se induzida, mas o bebe precisa nascer em ate 24 hrs depois que a bolsa estoura, você só tem 1 cm de dilatação, e eu quero que você fique internada agora pra monitorar tudo." Normalmente quando e parto normal depois de cesárea existe um monitoramento maior, e esse foi o motivo principal pra me internarem, embora eu não estivesse em trabalho de parto ativo, que e quando normalmente eles internam a gravida. Eu aceitei, afinal ele e o medico, e com uma fama excelente por aqui, me considero abençoada por ele ter se oferecido pra ser nosso medico de família.

Fui pro meu quarto, aqui em Nanaimo todos os quartos da maternidade são individuais, o quarto excelente, muito melhor do que o que fiquei num hospital particular quando a Lana nasceu. O parto acontece no quarto, a mãe só sai do quarto se for necessária uma cesárea, e você fica no mesmo quarto ate o dia de ir embora. O bebe não sai do seu lado em momento algum, só se o bebe precisar de cuidados especiais.

Por volta das 3 e meia da manha já estava no meu quarto com o soro pra indução, não tem como descrever que dor era aquela, e praticamente sem intervalo, comecei a tremer incontrolavelmente,   e a vomitar de dor, então já pedi qualquer coisa pra dor. As opções são varias, ir pra banheira com agua quente, usar a bola de pilates, tomar remédios, andar, mascara de gás.  Não me lembro porque mas a enfermeira falou que a banheira não era uma opção pra mim, eu pedi morfina que já veio com o remédio pra vomito. Antes da morfina chegar eu já pedi a anestesia, pedi logo porque sei que o anestesista não vem rápido, em alguns casos não vem a tempo.

Já era dia, quando o anestesista chegou, não sei que horas, foi a melhor coisa que eu podia ter feito, melhorou demais, viva a  anestesia, sem mais. Todo o tempo tinha pelo menos uma enfermeira  no quarto checando tudo, eu tinha aparelho checando a minha freqüência cardíaca a da Bella, as contrações, a minha pressão. O   Residente de plantão (que agora era outro) vinha toda hora checar se estava tudo bem, não podia ficar checando dilatação já que a bolsa já havia estourado, então checaram dilatacao 2 ou 3 vezes no máximo. Na ultima vez que ele veio checar e viu que a dilatação já estava em 7 cm já me falou que ligaria pro meu medico, voltou e falou que ele estava atendendo os últimos pacientes e já estava a caminho, o Leo estava comigo o tempo todo, e as enfermeiras também.

A enfermeira me pediu pra mudar de posição, pra ajudar no fim da dilatacao, eu estava deitada na cama de barriga pra cima inclinada pra esquerda. Quando me mudei de posição uma sirene disparou, e a enfermeira chefe (que também ia no quarto ver se estava tudo bem varias vezes) chegou super rápido, perguntei o que estava acontecendo e ela falou "o bebe não gostou, volta pra posição anterior". A frequência cardíaca dela tinha caído e caído muito e rápido.

Meu medico chegou no inicio da parte de expulsão, de acordo com os médicos essa parte demora em media 2 horas, a minha demorou 1:15, e eles acharam que foi super rápido considerando ser o meu primeiro parto normal (o primeiro demora mais). Me lembro da enfermeira perguntando se essa parte estava mais difícil ou coisa assim, e eu disse que essa parte era a melhor que a espera e a dor da dilatacao que foi o pior.

 Surpreendentemente o Leo que não passa bem nessas situações e com um histórico que o condena, de repente estava "super participante" no parto, da outro post a participacao dele, com direito a cometário do medico " Fiquei impressionado com você, os pais não participam tanto" e ele também cortou o cordão umbilical. Ele ficou comigo o tempo quase todo, falei pra ele que se ele se sentisse mau podia sair. Ele ficou do meu lado enquanto eu vomitava, chorava, e a parte em que eu sofria de dor era a mais difícil pra ele. Durante a expulsão o medico tentou colocar minhas pernas mais altas e por fim falou que o ideal seria se alguem segurasse a minha perna, e o Leo na hora se voluntariou, ate narrou o que estava acontecendo pra mim, contava o tempo pra eu fazer forca e tudo, depois de 10 anos casados nunca imaginei que ele daria conta, me surpreendeu.

Assim que a Bella nasceu o medico já a colocou no peito, essa parte foi emocionante, eu chorei o Leo também. Depois de alguns minutos, pegaram a Bella pra examinar, mas trouxeram ela de volta pra mim super rápido, tudo ali no quarto, nos poucos minutos que ela sendo examinada, o Leo estava com ela. Como falei ela não saiu do quarto, mas mesmo assim as enfermeiras chamaram o Leo pra acompanhar no outro canto do quarto.Assim que ela voltou colocara ela de volta no meu colo e  já coloquei ela pra mamar na hora.

A pergunta que não quer calar sempre e Normal ou Cesárea? primeiro lembremos que Normal e diferente de Natural, natural e sem remédio nenhum, não acho que e pra mim. Normal doí horrores, muito mesmo, mas a recuperação e mais rápida, te permite cuidar melhor do seu bebe, voltar mais rápido as suas atividades diárias, e a Bella nasceu sem estar inchada, ou tao sonolenta, nasceu na hora certa, apesar da ocitocina pra induzir o parto a bolsa já havia estourado, então ela veio quando devia vir. Se tivesse uma terceira criança faria normal de novo com certeza, principalmente porque a gente esquece da dor, a Bella já esta com 1 mês e 5 dias e parece que já esqueci.. 


7 comentários:

Cadê Canadá? disse...

Parabéns!
Que post emocionante! Adorei! Muita saúde pra vcs!
Carina

Around Myself disse...

aaahhh Neeeemmmm !!!!!
Vc ta de nenem novinho!?? Que lindos e como Lana ta enorme e linda minha gente...

Tudo de bom pra vcs
saudade das nossas conversas...

bjs Ninha

Priscilla, Mauricio e João Pedro!! disse...

Oi Simone,

Parabéns!! Bem vinda a pequena Bella.

Li teu post com muita atençao, afinal logo logo também passarei por esta situaçao, rsrsrs.

Também tive meu primeiro filho de cesaria e daqui a algumas semanas vou decidir com o meu médico se farei um parto normal ou césaria novamente.

Também estou super inclinada a fazer um parto normal pelos motivos que você mencionou mas tenho ainda que fazer um novo ultra pra verificar se minha placenta nao esta fechando o colo do meu utero como nos ultras anteriores.

bate um medinho do parto normal, da dor mais se der vou encarar, rsrsrs.

Quero so ver se meu esposo vai se sair tao bem quanto o seu pois ele também tem um passado bem condenavel em se tratando de sangue, rsrsrs.

Estou ficando ansiosa, afinal faltam 3 meses... Nao vejo a hora de ver o Joao com a irma no como assim como a Lana! Ah, vou ter uma menininha também e se chamara Isabella, coicidência né?!

Desejo que a Bella una cada vez mais a familia de vocês. Nao deixe de postar sobre o desenvolvimento dela e sobretudo da relaçao da Lana com a irmazinha:)

Beijo grande,

Pri.

la vie est belle dans la belle province disse...

parabéns!

evelin ramos disse...

Simone! Parabéns! Deus a abençoe muito e muito e te de graça e sabedoria para cuidar dessa vidinha linda que Ele colocou nos seus braços! Me emocionei muito lendo seu relato de parto! Aqui no Brasil tá numa onda de parto Natural que você não imagina, sinceramente depois te ler o seu testemunho fico tranquila em saber que tem pessoas que pensam como eu, obrigada! Um grande beijo e curta bastante a Bella, vc mais do que eu sabe que tudo passa muito rápido!

Evelin

Izabel disse...

Simone, ouvi o podcast no blog da Ana quando ainda estava no Brasil e lembro que você respondeu uma dúvida minha lá. Agora por acaso achei seu blog e aí estava o relato do seu parto já, muito legal saber como foi sua experiência. Estou morando aqui e meu baby nascerá em Dezembro. Espero que seja tranquilo como o seu! Beijos e parabéns por essa fofura que a Bella é.

Adriana disse...

Olá! Tudo bem? Vcs ainda estão morando em Nanaimo?
Eu e meu marido mudamos para cá em janeiro agora de 2017. Ele está estudando na VIU.
Estamos gostando da cidade, mas ainda não conhecemos ninguém! Também não cruzamos com nenhum brasileiro... estamos nos sentindo um pouco deslocados.
Adoraria conversar com você!